Introdução à engenharia de produto

Engenharia de produto refere-se ao processo de projetar e desenvolver um dispositivo, montagem ou sistema que possa ser produzido como item para venda por algum processo de fabricação de produção.

Na engenharia de produto, defina o seguinte:

  • Um item genérico tem as seguintes características:

    • O tipo de item é especificado como Genérico
    • A origem de fornecimento padrão para o item é Montagem
    • O sistema da ordem é FAS
    • O item é um item final configurável ou subconjunto.
  • Módulo de engenharia

    Para que um item seja marcado como módulo de engenharia, o tipo de item deve ser Módulo de engenharia e sua origem do fornecimento padrão Montagem.

    O módulo de engenharia no Assembly Planning é uma unidade lógica de peças de montagem, que geralmente não é fabricada como unidade física separada.

    Por exemplo, o sistema elétrico de um automóvel é a unidade lógica de todas as peças necessárias para o sistema elétrico. O sistema elétrico não é fabricado como unidade física separada, mas integrado no painel, nas portas, e assim por diante. Um módulo de engenharia não tem roteiros, linhas de montagem ou opções e é somente para fins de desenho e planejamento. Na lista de material (BOM), o módulo de engenharia é a camada superior da sessão não configurável da BOM.

  • Peça de montagem

    Para que um item seja marcado como peça de montagem, o tipo de item deve ser especificado como Comprado ou Fabricado e sua fonte de fornecimento padrão ser Produção (JSC) ou Compra.

Uma estrutura de engenharia de produto geral é exibida na figura abaixo.

BOM aplainada

O aplainamento é o processo de redução da estrutura do produto de engenharia para uma estrutura de BOM operacional de nível único, que contém somente as peças necessárias para as operações de montagem. Os módulos que são úteis para a engenharia de produto agrupar componentes que são montados em conjunto não são relevantes no nível operacional. Por motivos de performance, a estrutura do produto operacional deve ser a mais enxuta possível. A BOM operacional (de nível único) para o módulo de engenharia é a saída do processo de aplainamento.

No LN, existem três maneiras de obter as peças aplainadas:

  • Importação: Para importar as peças e operações aplainadas, é necessário marcar a caixa de seleção Peças e operações de montagem externa na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000).
  • Definir manualmente.
  • Obter por meio da EDM, que envolve um processo de aplainamento.

Todas as informações relevantes de itens de engenharia de nível inferior são armazenadas no nível do módulo de engenharia. Esse módulo poupa tempo porque o LN não precisa processar todas as relações de BOM de engenharia com vários níveis de profundidade. Consulte a lista de material multinível.

O aplainamento da BOM é exibido na figura abaixo.