Exibir programações de segmento

Programações de segmento são programações que indicam quando as peças de montagem necessárias para o trabalho em um determinado segmento de linha devem ser entregues ao armazém de produção (JSC). Para cada segmento em uma linha, é definido um intervalo de períodos de saída. E, para cada período, é programada a data em que as peças de montagem são necessárias. Portanto, cada variante de produto cuja data de saída solicitada cai em um desses períodos exige suas peças de montagem para o segmento em questão nessa data.

A vantagem dessas programações é que as necessidades de peças de montagem podem ser determinadas diretamente da programação, se somente a data de saída solicitada da variante do produto e do segmento das peças de montagem for conhecida. Compare isso com o procedimento a seguir, que deve ser usado se forem usadas programações de segmento:

  1. Determine em qual segmento é necessária uma peça.
  2. Compense esse segmento de linha: calcule o tempo entre o início do segmento e o fim da linha de saída.
  3. Calcule a data em que a peça de montagem é necessária.
  4. Determine o período de planejamento no qual a data cai.
  5. Determine a data de entrega da peça, que é a data inicial do período de planejamento.

As programações de segmento são usadas para um planejamento preliminar das necessidades de peças de montagem, especialmente no futuro mais distante, ou seja, o período após o horizonte firme de alocação, mas antes do horizonte firme de demanda. No entanto, as programações cobrem todo o período do horizonte firme de demanda, incluindo o horizonte firme de alocação.

Nota

Para evitar que uma data possa ser programada para variantes de produtos cuja data de saída solicitada cai antes do primeiro período de um segmento, o campo Data de saída planejada De do primeiro período de um segmento fica vazio. Assim, a data programada para esse período se aplica a todas as datas antes da Data de saída planejada Até.

Os campos na sessão atual devem ser lidos da seguinte forma:

  • A Data de saída planejada Até e a Data de saída planejada De exibem os períodos definidos para os segmentos exibidos no campo Segmento de linha.
  • Uma variante do produto cuja data de saída solicitada cai nesse período exige suas peças de montagem para o segmento em questão na Data programada.
  • Esses segmentos ocorrem na Linha de montagem exibida. Essa linha de montagem é uma linha de alimentação para a Linha de saída exibida se os códigos dessas linhas forem diferentes. Se os códigos forem iguais, a Linha de montagem será, ela mesma, a Linha de saída.
Nota

A sessão Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000) deve usar a programação mais atualizada. Portanto, essa sessão atualiza automaticamente os segmentos se for detectada uma alteração que afeta as programações. No entanto, nem todas as alterações podem ser detectadas automaticamente. Em alguns casos, a programação deve ser atualizada manualmente, por meio do comando Atualizar no menu adequado da sessão atual ou marcando a caixa de seleção Atualizar programações de segmento, na sessão Calcular necessidades de peça montagem (tiapl2221m000).

As programações devem ser atualizadas manualmente quando:

  • A estrutura de linha é alterada.
  • A definição do período de planejamento do cenário atual é alterada, enquanto a data de referência não é.