Trocar configurações

Um item é intercambiável com outro em determinado ponto da linha de montagem se, nesse ponto, os dois itens têm as mesmas especificações. Durante o intercâmbio, os produtos físicos são trocados.

Isso significa que o WIP que foi atribuído a uma ordem de montagem agora está vinculado à outra ordem de montagem. Quando as configurações para as ordens de montagem são intercambiadas, o número de série da ordem de montagem e o cabeçalho as-built do item final do número de série são atualizados. Esse número de série alterado é comunicado ao Configurador.

Como usar configurações intercambiáveis

Um intercâmbio ocorre de acordo com os seguintes passos. Esses passos são explicados nos parágrafos a seguir.

  1. Defina as configurações intercambiáveis.
  2. Se desejar intercambiar duas ordens, o LN verificará primeiro se as configurações são intercambiáveis, isto é, se as combinações de opções dessas ordens são as mesmas.
  3. Assim, se as configurações forem intercambiáveis, o LN verificará se o conteúdo das ordens é o mesmo até esse ponto.
  4. Se o conteúdo da ordem também for o mesmo, o intercâmbio é realizado.

Defina as configurações intercambiáveis, usando um código, em Assembly Control. O código está vinculado a um segmento de linha. As opções são vinculadas às configurações intercambiáveis.

Quando uma ordem de montagem no segmento de linha especificado tem as mesmas opções daquelas vinculadas às configurações intercambiáveis, a ordem é intercambiada com outra ordem de montagem, também com as mesmas opções vinculadas às configurações intercambiáveis, nesse segmento. Todas as ordens com as mesmas opções vinculadas às configurações intercambiáveis podem ser trocadas nesse segmento de linha.

O LN primeiro verifica se as duas ordens de montagem que você deseja alternar têm as mesmas configurações intercambiáveis. Duas ordens de montagem podem ser qualificadas como intercambiáveis somente se as opções vinculadas à configuração intercambiável forem as mesmas. Isso não significa que as ordens de montagem que têm essas opções são as mesmas até o segmento de linha especificado.

Se as ordens não têm as mesmas configurações intercambiáveis, o LN interrompe o processo e o intercâmbio não ocorre. Se as ordens têm as mesmas configurações intercambiáveis, o LN verifica o conteúdo real da ordem de montagem até ao ponto de intercâmbio. Se o conteúdo da ordem for o mesmo, o LN executará o intercâmbio. Conciliando primeiro essas configurações intercambiáveis, é possível estar razoavelmente certo de que as ordens de montagem são idênticas antes de despender o tempo e o esforço extras de comparar o conteúdo real da ordem.

O LN também pode fazer o intercâmbio de ordens de montagem em um pulmão ou uma estação de linha. Fazer o intercâmbio de ordens em um pulmão pode evitar que ocorram gargalos quando uma ordem é programada para sair do pulmão em um ponto em que os materiais necessários não estão disponíveis. As configurações de duas ordens de montagem idênticos nesse ponto no tempo podem ser alternadas, de modo que as ordens possam emergir no momento em que os materiais necessários estão disponíveis. Fazer o intercâmbio de ordens de montagem em uma estação da linha envolve as linhas de montagem principais e as de fornecimento.

Exemplo

Você produz portas na linha de fornecimento. Nessa linha, há uma porta sobressalente que não flui para a ordem de linha de montagem principal. Em sua linha principal, você produz um produto que utiliza portas no produto final. Mas uma porta está danificada e não pode ser usada. Agora, você pode substituir a porta danificada na linha de montagem principal pela porta sobressalente de sua linha de montagem de fornecimento, excluindo esta última da linha de fornecimento.