Itens serializados em Fabricação

É possível usar os números de série e rastrear os itens em estoque, as ordens de produção, as ordens de compra, as ordens de venda, o serviço e assim por diante. É possível determinar, por exemplo, a qual ordem de produção um item final específico pertence, os componentes utilizados e de onde se originam os componentes.

Para configurar itens serializados

Se quiser usar números de série no LN, será preciso primeiro configurar os dados. Para obter mais informações, consulte Para configurar itens serializados.

Para serialização em Manufacturing, é preciso também configurar uma série de parâmetros na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000):

  • Gerar números de série
  • Apenas itens serializ. e controlados por lote em componentes as-built
  • Gestão de status as-built.

Estrutura as-built

A estrutura as-built é um conceito importante para itens serializados (finais) em Manufacturing. A estrutura as-built reflete a configuração de um produto. Dois conceitos adicionais são importantes:

  • Cabeçalho as-built

    O cabeçalho as-built contém os itens finais serializados individuais de uma ordem de produção ou de montagem específica.
  • Componente as-built

    A partir de um item serializado específico no cabeçalho as-built, é possível dar zoom nos componentes as-built, ou seja, aqueles utilizados na configuração. Os componentes podem ser serializados ou não serializados. Dependendo da configuração do campo Apenas itens serializ. e controlados por lote em componentes as-built na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), todos os componentes podem ser visualizados ou somente os componentes serializados e controlados por lote.

É possível usar a estrutura as-built e os números de série na estrutura para diversas finalidades:

  • a título de informação; por exemplo, como o produto é montado e quais componentes são utilizados. Se você deseja usar os números de série somente para fins de configuração/informação, será possível desmarcar a caixa de seleção Rastreamento de número de série na sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000). Dessa forma, os dados não são armazenados para rastreamento e rastreio.
  • Como base para uma estrutura do produto (explosão física), que pode ser usada no Service para fins de serviço e manutenção. Para obter mais informações, consultePara criar uma explosão física a partir de uma estrutura as-built e para manter explosões físicas. Se a estrutura as-built for utilizada por engenheiros de serviço, poderá ser útil exibir itens anônimos nela. Nesse caso, é preciso desmarcar a caixa de seleção Apenas itens serializ. e controlados por lote em componentes as-built na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000).
  • Para atualizar sessões de rastreamento na Warehousing de modo a poder rastrear e fazer o rastreio de itens serializados usados na produção de ordens de compra, ordens de venda e assim por diante. É preciso selecionar a caixa de seleção Rastreamento de número de série na sessão de detalhes Item - Armazenamento (whwmd4600m000) para usar números de série para fins de rastreamento.

Números de série

Os operadores na produção (JSC) costumam inserir os números de série na estrutura integrada. Para inserir os números, você pode digitar ou escanear códigos de barras. Também é possível escolher gerar os números de série de itens finais no cabeçalho as-built. Nesse caso, é preciso definir uma máscara. O momento em que os números de série no cabeçalho são gerados depende da configuração do campo Gerar números de série na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000). Esse parâmetro é importante porque permite determinar em que momento do processo de produção você pode atribuir números de série aos itens em uma ordem de produção.

É possível visualizar e manter o cabeçalho as-built na sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000) e os componentes as-built na sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000). Para obter mais informações, consulte Para manter cabeçalhos as-built e componentes as-built

Máscaras para itens serializados

Para gerar números de série, é preciso usar máscaras. É possível definir máscaras nestes níveis:

  • Item - Planta

    É possível definir uma máscara para um item e uma planta específicos na sessão Máscara por item/grupo de itens/planta (tcibd4505m100).
  • Grupo de itens - Planta

    É possível definir uma máscara para um grupo de itens e planta específicos na sessão Máscara por item/grupo de itens/planta (tcibd4505m100).
  • Item

    É possível definir uma máscara para um item específico na sessão Máscara por item/grupo de itens/planta (tcibd4505m100) ou, se os conceitos de multiplanta estiverem inativos, na sessãoMáscara por item/grupo de item (tcibd4505m000).
  • Grupo de itens

    É possível definir uma máscara para um grupo de itens específico na sessão Máscara por item/grupo de itens/planta (tcibd4505m100) ou, se os conceitos de multiplanta estiverem inativos, na sessãoMáscara por item/grupo de item (tcibd4505m000).
  • Nível da companhia

    É possível definir uma máscara para uma companhia específica na sessão Parâmetros de dados básicos do item (tcibd9199m000).

Quando números de série são gerados, o LN pesquisa uma máscara nesta ordem:

  1. Item por planta.
  2. Grupo de itens por planta.
  3. Item
  4. Grupo de itens
  5. Companhia

Se não houver máscara definida, não será gerada estrutura integrada e será preciso especificar manualmente os números de série, por exemplo, digitando ou escaneando. Sem máscara, o parâmetro Gerar números de série na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) não se aplica mais.

Consulte também Definir uma máscara.

Para usar números de série durante o processo de ordem de produção

A gestão de número de série em Manufacturing está integrada ao processo de ordem de produção. O campo Gestão de status as-built na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) determina como os itens serializados em Manufacturing são geridos:

  • Automático Se o campo Gestão de status as-built estiver definido como Automático, as ações realizadas pelo usuário na ordem de produção resultarão em alterações no status do item final serializado. Por exemplo, se alguns itens de uma ordem de produção forem relatados como concluídos ou rejeitados, o status do mesmo número de itens no cabeçalho as-built será automaticamente alterado para Manual.
  • Manual

    Se o campo Gestão de status as-builtestiver definido como Manual, primeiro será preciso atualizar o status dos itens no cabeçalho as-built para poder concluir ou rejeitar os itens na última operação de uma ordem de produção ou na própria ordem de produção. Por exemplo, se dois itens serializados foram concluídos e um rejeitado, será necessário primeiro alterar o status de dois itens no cabeçalho as-built para Atribuído. Somente então será possível relatar essas quantidades como concluídas e rejeitadas na ordem de produção.

Para obter mais informações, consulte Trabalhar com itens serializados em Fabricação.

Se desejar gerir itens serializados de forma mais detalhada, use a sessão Ordens de armazém de produção (timfc0101m000). Essa sessão é especialmente útil para baixa, devolução e cancelamento de componentes serializados de um item final específico.