Procedimento de débito automático

Para processar débitos automáticos, as sessões a seguir são usadas:

  1. Selecionar faturas para Débito automático (tfcmg4220m000)
  2. Auditar lote de Débito automático (tfcmg4255m000)
  3. Transferir Débitos automáticos (tfcmg4260s000)

Selecionar faturas para Débito automático (tfcmg4220m000)

Se as caixas de seleção Mandato de Débito automático necessário e Arquivo XML estiverem marcadas na sessão Métodos de pagamento/recebimento (tfcmg0540m000), um mandato de débito automático será definido como padrão com base no cliente para o documento de débito automático, banco do cliente e data de débito planejado. Se houver mais de um mandato, o mandato com a data de assinatura mais recente será definido como padrão.

Se a caixa de seleção Selecionar apenas Mandatos de Débitos automáticos iniciais estiver marcada na sessão Selecionar faturas para Débito automático (tfcmg4220m000), somente as faturas para as quais existe um mandato de débito inicial serão selecionadas. Os mandatos iniciais são mandatos que têm o tipo de sequência FRST (Primeira) ou OOOF (Única).

Se a caixa de seleção Selecionar apenas Mandatos de Débitos automáticos não iniciais estiver marcada, somente as faturas para as quais existe um mandato de débito não inicial serão selecionadas.

O mandato especificado deve atender aos seguintes critérios:

  • o cliente do débito automático no aviso de débito automático e o cliente no mandato devem se conciliar.
  • o banco do cliente no aviso de débito automático e o no mandato devem se conciliar.
  • a companhia do aviso de débito automático, isto é, a companhia em que o aviso de débito automático é criado, e a companhia de pagamento do mandato devem se conciliar.
  • a data de débito planejado deve ser após a data da assinatura do mandato.
  • a data de débito planejado deve ser após a data da primeira cobrança do mandato, se estiver especificada.
  • o débito planejado não deve ser após a data da cobrança final do mandato, se estiver especificada.
  • Para uma cobrança única, na qual a caixa de seleção Débito automático recorrente está desmarcada, o mandato já foi usado e não pode ser reutilizado.

Auditar lote de Débito automático (tfcmg4255m000)

Se, para um lote de débito automático com um método de recebimento que tem a caixa de seleção Mandato de Débito automático necessário selecionada, o mandato não for especificado, o processo de auditoria será interrompido com uma mensagem de erro.

O IBAN do parceiro de negócios será auditado se a caixa de seleção Conta IBAN necessária estiver selecionada na sessão Métodos de pagamento/recebimento (tfcmg0540m000). Depois, o BIC do banco do parceiro de negócios também será auditado considerando que, na sessão Layouts de pagamento/recebimento em XML (tfcmg0524m000), a identificação representando o BIC está definida como obrigatória e está selecionada.

Transferir Débitos automáticos (tfcmg4260s000)

Se você marcar a caixa de seleção Criar saída XML legível na sessão Transferir Débitos automáticos (tfcmg4260s000), o XML gerado será formatado para facilitar a leitura, com a adição de espaços e tabulações extras. Isso permite verificar manualmente se há erros. Recomendamos desmarcar essa caixa de seleção se os arquivos gerados forem processados diretamente por outro sistema.

Quando você transfere os débitos automáticos com um método de recebimento que tem a caixa de seleção Arquivo XML marcada, é criado um arquivo XML no servidor.