Alterar a configuração de reconciliação

Quando a configuração de reconciliação estiver concluída e operacional, ela não deverá ser alterada. No entanto, como pode haver a necessidade de adaptações durante o período inicial, o LN oferece alguns recursos que permitem alterar a configuração de reconciliação e preservar as opções de reconciliação.

Nota

Se os dados de reconciliação já tiverem sido arquivados e excluídos, a alteração da configuração de reconciliação sempre afetará as opções de reconciliação para as seguintes áreas de reconciliação:

  • Estoque
  • Estoque consignado/de propr. do cliente
  • WIP de Linha de montagem

Isso ocorre porque as entradas de crédito e de débito nesses grupos de reconciliação pertencem a objetos de negócios diferentes.

Alterar os elementos de reconciliação

Se a caixa de seleção Registrar todos os elementos de reconciliação estiver marcada na sessão Grupos de reconciliação (tcfin0120m000), os valores de todos os elementos de reconciliação disponíveis serão registrados em uma tabela separada (tfgld498) para cada transação de integração. É possível configurar até cinco elementos de reconciliação para cada grupo de reconciliação. Em alguns grupos de reconciliação, por exemplo, Estoque, WIP e Provisão, recomendamos a configuração de elementos de reconciliação para fazer uma análise adequada posteriormente.

Nota

O primeiro elemento de reconciliação deve estar no nível superior para poder visualizar ou imprimir dados do alto nível até o nível detalhado. Por exemplo, em Estoque é possível especificar "Armazém" como o primeiro elemento seguido de "Grupo de itens" e por "Item", respectivamente.

Se a reconciliação for configurada pela primeira vez, é recomendável marcar essa caixa de seleção para os grupos de reconciliação. Para melhorar o desempenho, desmarque essa caixa de seleção depois que a configuração do grupo de reconciliação estiver correta. Então, o LN registrará somente os elementos de reconciliação atribuídos ao grupo de reconciliação.

Se os elementos de reconciliação não forem selecionados antes de as transações de reconciliação serem registradas ou se for necessário alterá-los, use o comando Alterar elementos de reconciliação para alterá-los posteriormente. Isso inicia a sessão Alterar elementos de reconciliação (tcfin0220m000), que permite atribuir novos elementos de reconciliação ao grupo de reconciliação. Se for necessário alterar os elementos de reconciliação, especifique os elementos de reconciliação de destino na seção Elementos de reconciliação alvo.

Depois de ter especificado os elementos de reconciliação corretos, faça as seguintes tarefas:

  1. Verifique a nova configuração do elemento de reconciliação
  2. Aceite a nova configuração do elemento de reconciliação
  3. Processe as alterações no elemento de reconciliação

Alterar o registro de dados de reconciliação

Se a caixa de seleção Gravar dados de reconciliação estiver marcada na sessão Grupos de reconciliação (tcfin0120m000), todas as transações de integração serão registradas na tabela Transações de reconciliação (tfgld495).

Nota

Por padrão, a caixa de seleção está selecionada para a maioria das contas finais.

Se esta caixa de seleção estiver desmarcada, as transações dos tipos de documento de integração pertencentes ao grupo de reconciliação serão registradas somente na tabela Transações de integração (tfgld482) para mapeamento e lançamento em Financials, mas os dados não estarão disponíveis para reconciliação.

Ao configurar a reconciliação pela primeira vez, é recomendável marcar essa caixa de seleção para todos os grupos de reconciliação. Para melhorar o desempenho, você pode desmarcar posteriormente a caixa de seleção Gravar dados de reconciliação para os grupos de reconciliação que não são usados. Por exemplo, para algumas das contas finais.

Além disso, com base na sua configuração de esquema de mapeamento de integração, é possível decidir quais grupos de reconciliação não são usados de modo algum e desmarcar as caixas de seleção para esses grupos.