Relatório DAS 2

O relatório DAS 2 serve para relatar todos os pagamentos feitos para fornecedores terceiros durante um ano fiscal, independentemente de os fornecedores serem do país ou estrangeiros. Em alguns países, como a França, é necessário enviar o relatório para o governo anualmente.

O relatório DAS 2 deve incluir todos os pagamentos, atribuições e liquidações normais por meio de faturas de vendas. Os valores não atribuídos de pagamentos adiantados/não alocados também devem ser relatados. No entanto, os pagamentos antecipados, correções e liquidações por meio de notas de crédito não devem ser incluídos no relatório.

As faturas normalmente são compostas por faturas de custo, pois elas dizem respeito a serviços diversos. No entanto, se você usar ordens de compra para todas as finalidades, o relatório também poderá incluir faturas relacionadas à ordem de compra.

No relatório, os tipos de pagamento são identificados pelo tipo de despesa. Existem 17 tipos de despesa, como Honorários, Comissões, Corretagem e assim por diante. Toda fatura de compra deve ter um tipo de despesa.

Para faturas de custo, o tipo de despesa é vinculado a cada linha da fatura. O tipo de despesa padrão é recuperado da conta contábil na qual a linha da fatura de custo é lançada. Para faturas relacionadas à ordem, o tipo de despesa é vinculado ao cabeçalho da fatura. O tipo de despesa padrão é recuperado do parceiro de negócios faturador. Na fatura, é possível alterar o tipo de despesa, se necessário. No relatório, cada despesa é representada por um código de despesa.

O tipo de despesa padrão para pagamentos adiantados e pagamentos não alocados é recuperado do parceiro de negócios faturador. Na sessão Informações do DAS 2 (tfcmg3508m000), é possível alterar o tipo de despesa e o valor e criar novas linhas de relatório. Por exemplo, quando os pagamentos adiantados e não alocados cobrem despesas de vários tipos de despesa, é possível criar linhas separadas para cada tipo de despesa e ajustar os valores.