Método de depreciação (tffam7110s000)
Utilize essa sessão para definir os códigos de método de depreciação que são usados para calcular a depreciação ao longo da vida útil do ativo. Esses códigos e outros parâmetros indicam a velocidade e as percentagens de depreciação de um ativo em seus registros de ativos durante toda a sua vida útil.
No caso de ativos em uma conta de grupo MACRS, o método de depreciação também especifica a vida útil dos ativos. A vida útil dos ativos em contas do ADR é especificada separadamente do método de depreciação.
O LN fornece métodos de depreciação que definem tipos de depreciação. É possível usar esses métodos ao configurar categorias na sessão Categoria (tffam2100s000). Também é possível criar seus próprios métodos de depreciação para depreciar ativos cujos métodos de depreciação não sejam adequados.
Ao criar um método, você insere uma etiqueta exclusiva e uma descrição e especifica a percentagem de depreciação para cada ano em um intervalo de até 60 anos. Ao executar a depreciação para ativos que usam um método que você criou, o LN usa as percentagens correspondentes.
É possível criar um método livre definível configurando o campo Método depreciação como Método personalizado. É necessário decidir se o método personalizado é mensal ou anual, definindo o campo Tipo de tabela de taxa como Mensalmente ou Anualmente.
No caso de um método personalizado mensal, o campo Convenção simplificadora deve ser definido como Nenhuma ou Metade do mês. No caso de um método personalizado mensal, defina as taxas de depreciação mensal usando a subsessão Taxas mensais (tffam7150m000). No caso de um método personalizado anual, defina as taxas de depreciação anual usando a subsessão Taxas anuais (tffam7165m000).
- Cód. depreciação
 - 
            
O código de depreciação é um identificador exclusivo usado para depreciar ativos. Cada código tem um método e, opcionalmente, uma vida útil, dependendo do método utilizado. A vida útil é registrada no registro de ativos.
 - Descrição
 - 
            
A descrição ou o nome do código.
 - Método depreciação
 - 
            
Selecione o método de depreciação adequado e preencha os campos apropriados. O campo do método selecionado que não puder ser preenchido será desativado.
Os seguintes métodos de depreciação estão disponíveis:
- Linear
 - Saldo decrescente
 - Soma dos dígitos dos anos
 - Unidades de produção
 - Primeiro período de depreciação
 - Anuidade
 - Valor fixo
 - Método customizado
 - Depreciação orientada NBV
 - Método de depreciação da percentagem de custo
 
NotaPara criar um código para a depreciação linear ou depreciação acelerada da República Tcheca, esse campo deve estar definido como Depreciação de imposto eslovaca.
Para criar um código para a depreciação linear ou depreciação acelerada da Eslováquia, esse campo deve estar definido como Depreciação eslovaca.
 - Convenção simplificadora
 - 
            
Identifica a convenção de média associada ao método de depreciação. Convenções de média são usadas para determinar quando o período de recuperação de um ativo começa e termina. O período de recuperação determina o grau de depreciação e a dedução fiscal associada para a qual um ativo é elegível nos primeiros e últimos anos de serviço. O LN usa as datas inicial e final calculadas, em vez da data de entrada em serviço do ativo, para calcular os valores de depreciação referentes ao primeiro e último ano.
As condições a seguir se aplicam:
- Se Metade do mês ou Nenhum for selecionado e o campo Tipo de tabela de taxa for Mensal, o botão Taxas mensais será ativado.
 - Se Metade do ano modificada, Metade do trimestre, Metade do ano ou Nenhum for selecionado e o campo Tipo de tabela de taxa for Anual, o botão Taxas anuais será ativado.
 
É possível alternar de uma taxa mensal para uma taxa anual em um método de depreciação, contanto que o método não esteja em uso. Assim que o método de depreciação é atribuído a um registro de ativos, as taxas anuais podem ser visualizadas, mas não editadas.
 - Convenções de alienação
 - 
            
A convenção usada para a alienação do ativo. As convenções de alienação são usadas para determinar o último período depreciado de um ativo. O período de recuperação determina o número de períodos de depreciação que devem ser revertidos durante a alienação ou o número de depreciações que deve ser calculado antes da alienação.
- Nenhuma
 - 
                     
Nenhuma convenção específica se aplica à alienação do ativo.
 - Período de alienação
 - 
                     
O período no qual a data de alienação ocorre deve ser completamente depreciado.
 - Período anterior
 - 
                     
O período deve ser completamente depreciado antes da data de alienação.
 - Primeira/segunda metade do ano
 - 
                     
Se a data de alienação for entre 01/01 e 30/6 de um ano civil normal, as depreciações devem ser feitas nesse semestre antes da alienação. Se a data de alienação estiver entre 01/07 e 31/12, o segundo semestre deve ser completamente depreciado antes da alienação.
 - Ano de alienação
 - 
                     
O ano em que a data de alienação ocorre deve ser completamente depreciado antes da alienação.
 - Ano anterior
 - 
                     
No ano da alienação, nenhuma depreciação deve ser feita.
 
 - Indexação
 - 
            
Se o método de depreciação for Depreciação orientada NBV, será necessário selecionar um método de indexação.
Esse campo pode ter os valores a seguir:
- 
                  
Duas vezes - taxa linear
Se o dobro da percentagem linear for inferior à percentagem do saldo decrescente que foi inserida, o LN usará o dobro da percentagem linear para os cálculos de depreciação.
Se o dobro da percentagem linear for superior à percentagem de saldo decrescente inserida, o LN usará a percentagem do saldo decrescente inserida para os cálculos de depreciação.
 - 
                  
Três vezes - taxa linear
Se o triplo da percentagem linear for inferior à percentagem do saldo decrescente que foi inserida, o LN usará o triplo da percentagem linear para os cálculos de depreciação.
Se o triplo da percentagem linear for superior à percentagem de saldo decrescente inserida, o LN usará a percentagem do saldo decrescente inserida para os cálculos de depreciação.
 - 
                  
Não aplicável
O LN usa a porcentagem de saldo decrescente inserida para cálculos de depreciação. 
 - 
                  
 - Base de cálculo
 - 
            
Se o Método depreciação for Saldo decrescente, esse campo indicará se o LN reduzirá os valores anualmente ou periodicamente.
Se o Método depreciação for diferente de Saldo decrescente, esse campo conterá Não aplicável.
 - Alternar para percentagem de custo
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação for alterado para percentagem de custo.
NotaEsse campo será ativado somente se Método depreciação for definido como Depreciação orientada NBV.
 - Baseado no valor de registro
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN calculará a depreciação com base no valor líquido contábil do ativo.
Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN calculará a depreciação com base nos custos atuais do ativo.
Se o Método depreciação for Método personalizado, será possível marcar essa caixa de seleção. Esse campo não se aplica aos outros valores de depreciação.
 - Incluir data de descarte para cálculo de depreciação
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN incluirá a data de alienação do ativo para calcular o valor de depreciação.
 - Depreciar último ano em serviço
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível depreciar o ativo em seu último ano de serviço. Se esta caixa de controle estiver limpa, não haverá nenhuma depreciação no último ano de serviço.
 - Percentagem do saldo decrescente
 - 
            
A percentagem do saldo decrescente é usada para calcular a depreciação total do registro em cada ano aplicando uma percentagem constante ao valor líquido contábil do ativo. Os métodos de saldo decrescente alocam a maior porção do custo de um ativo para os primeiros anos de sua vida útil.
Valores permitidos
Se o método de depreciação for Saldo decrescente (EUA), a percentagem deverá estar entre 1% e 300%. Se o método de depreciação for Depreciação orientada NBV (Europa), a percentagem deverá ficar entre 1% e 30%.
NotaSe o ativo para o qual você está calculando a depreciação contiver uma convenção de média, o LN ajustará a despesa de depreciação para o cálculo na primeira metade do ano, trimestre ou mês.
Saldo decrescente (DB) possui duas variações baseadas no modo de cálculo em uso para o ativo em seus registros relacionados:
- DB diário
 - DB periódico
 
Para calcular a depreciação usando o método de saldo decrescente, consulte o exemplo a seguir:
- Calcular a depreciação de saldo decrescente
 
 - Alterar para linear
 - 
            
Quando você deseja maximizar a dedução do imposto para a despesa de depreciação sobre as declarações de imposto de renda da sua companhia, você pode marcar essa caixa de seleção. Essa fórmula é usada para mudar o método de depreciação de saldo decrescente, soma dos dígitos dos anos ou depreciação orientada NBV para linear. O primeiro método é usado para a primeira parte da vida útil do ativo. Em seguida, o LN muda para a fórmula linear para depreciar o ativo até o seu valor residual com base na vida útil restante.
O ativo depreciará com um dos primeiros métodos até o ponto em que seja melhor depreciá-lo usando o método linear. Sendo assim. a mudança ocorre automaticamente no primeiro período em que o cálculo do valor linear restante tem como resultado um valor de depreciação maior do que o valor baseado no primeiro método aplicado.
No caso do Saldo decrescente e da Depreciação orientada NBV, a vida útil restante/valor restante ou o método linear normal é usado, de acordo com o campo Critérios de alteração para linear da sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000). No caso da soma dos dígitos dos anos, somente o método linear normal é usado.
Esse método permite registrar uma grande parte da depreciação de um ativo nos primeiros anos de sua vida útil e depois depreciá-lo até seu valor residual. Na fórmula de saldo decrescente sem uma troca para linear, o valor residual é desconsiderado.
NotaSe o ativo para o qual você está calculando a depreciação contiver uma convenção de média, o LN ajustará a despesa de depreciação para o cálculo na primeira metade do ano, trimestre ou mês.
 - Taxa de juros
 - 
            
A taxa de juros é usada para calcular a depreciação do ativo de acordo com o método de depreciação Anuidade.
Valores permitidos
Um valor entre 1 - 100.
 - Valor fixo
 - 
            
O valor fixo que deve ser depreciado anualmente.
Se o campo Método depreciação for Valor fixo, você poderá inserir o valor fixo nele.
É possível inserir um valor fixo em cada moeda local. Para selecionar uma moeda local, escolha o comando .
 - Valor fixo
 - 
            
Uma das moedas base de uma companhia em que o LN registra e relata valores.
Em um sistema multimoeda, até três moedas locais podem ser definidas:
- A moeda local
 - duas moedas de relatório
 
No menu Ferramentas, selecione Girar moeda para alternar as moedas locais.
 - Fator garantido
 - 
            
O valor percentual para calcular o Valor garantido do ativo.
NotaEsse campo é ativado quando você define o campo Método depreciação como Depreciação com base no fator garantido.
 - Nº de anos além do fator garantido
 - 
            
O número de dias para calcular a depreciação de um ativo. A depreciação deve ser calculada quando o valor do ativo é igual ou menor ao Valor garantido definido na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).
NotaEsse campo é ativado quando você define o campo Método depreciação como Depreciação com base no fator garantido.
 - Revi. dep. além do fator garantido
 - 
            
O valor percentual para calcular a depreciação de um ativo. A depreciação deve ser calculada usando essa percentagem quando o valor do ativo é menor ou igual ao Valor garantido definido na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).
NotaO campo é ativado quando você define o campo Método depreciação como Depreciação com base no fator garantido.
 - Valor residual no último período
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, quando a depreciação acumulada for superior ao custo menos o valor residual, o valor de depreciação será ajustado com o valor residual.
 - Percentagem de custo
 - 
            
A percentagem usada para calcular a depreciação, como uma percentagem do custo do ativo atual.
NotaEsse campo será aplicado somente se o campo Método depreciação for definido como Percentagem de custo.
 - Aplicar ajuste de custo no próximo período
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cálculo de depreciação considerará todas as alterações de custo em um determinado período a ser aplicado na data inicial do próximo período.
 - Tipo de método de tributação
 - 
            
O tipo de método de imposto utilizado para calcular a depreciação de ativos.
Valores permitidos
Depreciação do tipo de método de tributação
NotaPara criar um código de depreciação usando um método de depreciação para a República Tcheca ou Eslováquia:
- Para depreciação linear, esse campo deve estar definido como Não disponível.
 - Para depreciação acelerada, esse campo deve estar definido como Meses.
 
 - Tipo de tabela de taxa
 - 
            
Se você selecionar Não disponível, nenhuma tabela de taxas será usada.
Ao selecionar Mensalmente, você definirá a tabela de taxas mensais para os anos de recuperação do ativo usando a subsessão Taxas mensais (tffam7150m000).
Ao selecionar Anualmente, você definirá a tabela de taxas anuais referente aos anos de recuperação do ativo usando a subsessão Taxas anuais (tffam7165m000).
Por padrão, os valores da tabela de taxas na subsessão são preenchidos com zero.
Quando você usa um método com uma tabela de taxas, a depreciação é calculada de acordo com essa tabela, independentemente do método de depreciação que a tabela representa.
 - Vida útil da classe AA/MM
 - 
            
A vida útil da classe é usada como o valor padrão para a vida útil do ativo dos registros de ativos se o valor for maior do que zero.
Se a vida útil da classe for zero, a vida útil do ativo da subsessão Categoria (tffam2100s000) será usada como o valor padrão para a vida útil dos registros de ativos.
 - Financeiro - EUA
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro Financeiro- EUA .
 - Imposto federal - EUA (padrão)
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo padrão de registro Imposto federal- EUA .
 - Imposto federal - EUA (lucros atuais corrigidos)
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo padrão de registro Imposto federal- EUA tipo de registro rendimentos atuais corrigidos (ACE).
 - Imposto federal - EUA (imposto mínimo alternativo)
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o Registro de impostos federais do tipo imposto mínimo alternativo (AMT).
 - Outros impostos - EUA
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo Outro registro fiscal.
 - Comercial
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro comercial.
 - Estatutário
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de Registro estatutário.
 - Incorporado no custo
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro incorporado no custo.
 - Especial
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro especial.
 - Permitir atualizações
 - 
            
Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá atualizar os métodos, independentemente do seu status de segurança.