Método de depreciação (tffam7110s000)

Utilize essa sessão para definir os códigos de método de depreciação que são usados para calcular a depreciação ao longo da vida útil do ativo. Esses códigos e outros parâmetros indicam a velocidade e as percentagens de depreciação de um ativo em seus registros de ativos durante toda a sua vida útil.

No caso de ativos em uma conta de grupo MACRS, o método de depreciação também especifica a vida útil dos ativos. A vida útil dos ativos em contas do ADR é especificada separadamente do método de depreciação.

O LN fornece métodos de depreciação que definem tipos de depreciação. É possível usar esses métodos ao configurar categorias na sessão Categoria (tffam2100s000). Também é possível criar seus próprios métodos de depreciação para depreciar ativos cujos métodos de depreciação não sejam adequados.

Ao criar um método, você insere uma etiqueta exclusiva e uma descrição e especifica a percentagem de depreciação para cada ano em um intervalo de até 60 anos. Ao executar a depreciação para ativos que usam um método que você criou, o LN usa as percentagens correspondentes.

É possível criar um método livre definível configurando o campo Método depreciação como Método personalizado. É necessário decidir se o método personalizado é mensal ou anual, definindo o campo Tipo de tabela de taxa como Mensalmente ou Anualmente.

No caso de um método personalizado mensal, o campo Convenção simplificadora deve ser definido como Nenhuma ou Metade do mês. No caso de um método personalizado mensal, defina as taxas de depreciação mensal usando a subsessão Taxas mensais (tffam7150m000). No caso de um método personalizado anual, defina as taxas de depreciação anual usando a subsessão Taxas anuais (tffam7165m000).

Cód. depreciação

O código de depreciação é um identificador exclusivo usado para depreciar ativos. Cada código tem um método e, opcionalmente, uma vida útil, dependendo do método utilizado. A vida útil é registrada no registro de ativos.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Método depreciação

Selecione o método de depreciação adequado e preencha os campos apropriados. O campo do método selecionado que não puder ser preenchido será desativado.

Os seguintes métodos de depreciação estão disponíveis:

  • Linear
  • Saldo decrescente
  • Soma dos dígitos dos anos
  • Unidades de produção
  • Primeiro período de depreciação
  • Anuidade
  • Valor fixo
  • Método customizado
  • Depreciação orientada NBV
  • Método de depreciação da percentagem de custo
Nota

Para criar um código para a depreciação linear ou depreciação acelerada da República Tcheca, esse campo deve estar definido como Depreciação de imposto eslovaca.

Para criar um código para a depreciação linear ou depreciação acelerada da Eslováquia, esse campo deve estar definido como Depreciação eslovaca.

Convenção simplificadora

Identifica a convenção de média associada ao método de depreciação. Convenções de média são usadas para determinar quando o período de recuperação de um ativo começa e termina. O período de recuperação determina o grau de depreciação e a dedução fiscal associada para a qual um ativo é elegível nos primeiros e últimos anos de serviço. O LN usa as datas inicial e final calculadas, em vez da data de entrada em serviço do ativo, para calcular os valores de depreciação referentes ao primeiro e último ano.

As condições a seguir se aplicam:

  • Se Metade do mês ou Nenhum for selecionado e o campo Tipo de tabela de taxa for Mensal, o botão Taxas mensais será ativado.
  • Se Metade do ano modificada, Metade do trimestre, Metade do ano ou Nenhum for selecionado e o campo Tipo de tabela de taxa for Anual, o botão Taxas anuais será ativado.

É possível alternar de uma taxa mensal para uma taxa anual em um método de depreciação, contanto que o método não esteja em uso. Assim que o método de depreciação é atribuído a um registro de ativos, as taxas anuais podem ser visualizadas, mas não editadas.

Convenções de alienação

A convenção usada para a alienação do ativo. As convenções de alienação são usadas para determinar o último período depreciado de um ativo. O período de recuperação determina o número de períodos de depreciação que devem ser revertidos durante a alienação ou o número de depreciações que deve ser calculado antes da alienação.

Nenhuma

Nenhuma convenção específica se aplica à alienação do ativo.

Período de alienação

O período no qual a data de alienação ocorre deve ser completamente depreciado.

Período anterior

O período deve ser completamente depreciado antes da data de alienação.

Primeira/segunda metade do ano

Se a data de alienação for entre 01/01 e 30/6 de um ano civil normal, as depreciações devem ser feitas nesse semestre antes da alienação. Se a data de alienação estiver entre 01/07 e 31/12, o segundo semestre deve ser completamente depreciado antes da alienação.

Ano de alienação

O ano em que a data de alienação ocorre deve ser completamente depreciado antes da alienação.

Ano anterior

No ano da alienação, nenhuma depreciação deve ser feita.

Indexação

Se o método de depreciação for Depreciação orientada NBV, será necessário selecionar um método de indexação.

Esse campo pode ter os valores a seguir:

  • Duas vezes - taxa linear

    Se o dobro da percentagem linear for inferior à percentagem do saldo decrescente que foi inserida, o LN usará o dobro da percentagem linear para os cálculos de depreciação.

    Se o dobro da percentagem linear for superior à percentagem de saldo decrescente inserida, o LN usará a percentagem do saldo decrescente inserida para os cálculos de depreciação.

  • Três vezes - taxa linear

    Se o triplo da percentagem linear for inferior à percentagem do saldo decrescente que foi inserida, o LN usará o triplo da percentagem linear para os cálculos de depreciação.

    Se o triplo da percentagem linear for superior à percentagem de saldo decrescente inserida, o LN usará a percentagem do saldo decrescente inserida para os cálculos de depreciação.

  • Não aplicável

    O LN usa a porcentagem de saldo decrescente inserida para cálculos de depreciação.
Base de cálculo

Se o Método depreciação for Saldo decrescente, esse campo indicará se o LN reduzirá os valores anualmente ou periodicamente.

Se o Método depreciação for diferente de Saldo decrescente, esse campo conterá Não aplicável.

Alternar para percentagem de custo

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação for alterado para percentagem de custo.

Nota

Esse campo será ativado somente se Método depreciação for definido como Depreciação orientada NBV.

Baseado no valor de registro

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN calculará a depreciação com base no valor líquido contábil do ativo.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN calculará a depreciação com base nos custos atuais do ativo.

Se o Método depreciação for Método personalizado, será possível marcar essa caixa de seleção. Esse campo não se aplica aos outros valores de depreciação.

Incluir data de descarte para cálculo de depreciação

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN incluirá a data de alienação do ativo para calcular o valor de depreciação.

Depreciar último ano em serviço

Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível depreciar o ativo em seu último ano de serviço. Se esta caixa de controle estiver limpa, não haverá nenhuma depreciação no último ano de serviço.

Percentagem do saldo decrescente

A percentagem do saldo decrescente é usada para calcular a depreciação total do registro em cada ano aplicando uma percentagem constante ao valor líquido contábil do ativo. Os métodos de saldo decrescente alocam a maior porção do custo de um ativo para os primeiros anos de sua vida útil.

Valores permitidos

Se o método de depreciação for Saldo decrescente (EUA), a percentagem deverá estar entre 1% e 300%. Se o método de depreciação for Depreciação orientada NBV (Europa), a percentagem deverá ficar entre 1% e 30%.

Nota

Se o ativo para o qual você está calculando a depreciação contiver uma convenção de média, o LN ajustará a despesa de depreciação para o cálculo na primeira metade do ano, trimestre ou mês.

Saldo decrescente (DB) possui duas variações baseadas no modo de cálculo em uso para o ativo em seus registros relacionados:

  • DB diário
  • DB periódico

Para calcular a depreciação usando o método de saldo decrescente, consulte o exemplo a seguir:

  • Calcular a depreciação de saldo decrescente
Alterar para linear

Quando você deseja maximizar a dedução do imposto para a despesa de depreciação sobre as declarações de imposto de renda da sua companhia, você pode marcar essa caixa de seleção. Essa fórmula é usada para mudar o método de depreciação de saldo decrescente, soma dos dígitos dos anos ou depreciação orientada NBV para linear. O primeiro método é usado para a primeira parte da vida útil do ativo. Em seguida, o LN muda para a fórmula linear para depreciar o ativo até o seu valor residual com base na vida útil restante.

O ativo depreciará com um dos primeiros métodos até o ponto em que seja melhor depreciá-lo usando o método linear. Sendo assim. a mudança ocorre automaticamente no primeiro período em que o cálculo do valor linear restante tem como resultado um valor de depreciação maior do que o valor baseado no primeiro método aplicado.

No caso do Saldo decrescente e da Depreciação orientada NBV, a vida útil restante/valor restante ou o método linear normal é usado, de acordo com o campo Critérios de alteração para linear da sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000). No caso da soma dos dígitos dos anos, somente o método linear normal é usado.

Esse método permite registrar uma grande parte da depreciação de um ativo nos primeiros anos de sua vida útil e depois depreciá-lo até seu valor residual. Na fórmula de saldo decrescente sem uma troca para linear, o valor residual é desconsiderado.

Nota

Se o ativo para o qual você está calculando a depreciação contiver uma convenção de média, o LN ajustará a despesa de depreciação para o cálculo na primeira metade do ano, trimestre ou mês.

Taxa de juros

A taxa de juros é usada para calcular a depreciação do ativo de acordo com o método de depreciação Anuidade.

Valores permitidos

Um valor entre 1 - 100.

Valor fixo

O valor fixo que deve ser depreciado anualmente.

Se o campo Método depreciação for Valor fixo, você poderá inserir o valor fixo nele.

É possível inserir um valor fixo em cada moeda local. Para selecionar uma moeda local, escolha o comando Ver outras moedas.

Valor fixo

Uma das moedas base de uma companhia em que o LN registra e relata valores.

Em um sistema multimoeda, até três moedas locais podem ser definidas:

  • A moeda local
  • duas moedas de relatório

No menu Ferramentas, selecione Girar moeda para alternar as moedas locais.

Fator garantido

O valor percentual para calcular o Valor garantido do ativo.

Nota

Esse campo é ativado quando você define o campo Método depreciação como Depreciação com base no fator garantido.

Nº de anos além do fator garantido

O número de dias para calcular a depreciação de um ativo. A depreciação deve ser calculada quando o valor do ativo é igual ou menor ao Valor garantido definido na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

Nota

Esse campo é ativado quando você define o campo Método depreciação como Depreciação com base no fator garantido.

Revi. dep. além do fator garantido

O valor percentual para calcular a depreciação de um ativo. A depreciação deve ser calculada usando essa percentagem quando o valor do ativo é menor ou igual ao Valor garantido definido na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

Nota

O campo é ativado quando você define o campo Método depreciação como Depreciação com base no fator garantido.

Valor residual no último período

Se esta caixa de controle estiver selecionada, quando a depreciação acumulada for superior ao custo menos o valor residual, o valor de depreciação será ajustado com o valor residual.

Percentagem de custo

A percentagem usada para calcular a depreciação, como uma percentagem do custo do ativo atual.

Nota

Esse campo será aplicado somente se o campo Método depreciação for definido como Percentagem de custo.

Aplicar ajuste de custo no próximo período

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cálculo de depreciação considerará todas as alterações de custo em um determinado período a ser aplicado na data inicial do próximo período.

Tipo de método de tributação

O tipo de método de imposto utilizado para calcular a depreciação de ativos.

Valores permitidos

Depreciação do tipo de método de tributação

Nota

Para criar um código de depreciação usando um método de depreciação para a República Tcheca ou Eslováquia:

  • Para depreciação linear, esse campo deve estar definido como Não disponível.
  • Para depreciação acelerada, esse campo deve estar definido como Meses.
Tipo de tabela de taxa

Se você selecionar Não disponível, nenhuma tabela de taxas será usada.

Ao selecionar Mensalmente, você definirá a tabela de taxas mensais para os anos de recuperação do ativo usando a subsessão Taxas mensais (tffam7150m000).

Ao selecionar Anualmente, você definirá a tabela de taxas anuais referente aos anos de recuperação do ativo usando a subsessão Taxas anuais (tffam7165m000).

Por padrão, os valores da tabela de taxas na subsessão são preenchidos com zero.

Quando você usa um método com uma tabela de taxas, a depreciação é calculada de acordo com essa tabela, independentemente do método de depreciação que a tabela representa.

Vida útil da classe AA/MM

A vida útil da classe é usada como o valor padrão para a vida útil do ativo dos registros de ativos se o valor for maior do que zero.

Se a vida útil da classe for zero, a vida útil do ativo da subsessão Categoria (tffam2100s000) será usada como o valor padrão para a vida útil dos registros de ativos.

Financeiro - EUA

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro Financeiro- EUA .

Imposto federal - EUA (padrão)

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo padrão de registro Imposto federal- EUA .

Imposto federal - EUA (lucros atuais corrigidos)

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo padrão de registro Imposto federal- EUA tipo de registro rendimentos atuais corrigidos (ACE).

Imposto federal - EUA (imposto mínimo alternativo)

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o Registro de impostos federais do tipo imposto mínimo alternativo (AMT).

Outros impostos - EUA

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo Outro registro fiscal.

Comercial

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro comercial.

Estatutário

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de Registro estatutário.

Incorporado no custo

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro incorporado no custo.

Especial

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o método de depreciação será válido para o tipo de registro especial.

Permitir atualizações

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá atualizar os métodos, independentemente do seu status de segurança.