Detalhes do ativo (tffam1600m000)

Utilize essa sessão para fornecer informações detalhadas sobre o ativo selecionado. Associe registros a um ativo, criando uma relação entre ativo e registro. É possível inserir, editar ou visualizar ativos e seus registros relacionados.

As guias na metade inferior da tela permitem acessar e manter os atributos do ativo nestas sessões:

  • Registros de ativos (tffam1510m000)
  • Distribuições de ativos (tffam1520m000)
  • Histórico de ativo-fatura (tffam1530m000)
  • Informações comerciais por ativo (tffam2543m000)
  • Registrar unidades de ativos utilizadas (tffam1145m000)
  • Registrar quilometragem de automóveis (tffam1150m000)

Se você criar um ativo nessa sessão, registros de ativos também serão criados de acordo com os registros padrão na subsessão Reg. padrão (tffam0510m000) da sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000). É possível visualizar e manter os novos registros de ativos na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

Além disso, é criada uma distribuição de ativos de acordo com os códigos de segmento padrão da subsessão Segmento de localização e segmento (tffam5100m000) da sessão Segmentos de localização (tffam5510m000). É possível visualizar e manter a nova distribuição de ativos na sessão Distribuições de ativos (tffam1520m000).

Geral
Número ativo

O número do ativo e a extensão do ativo criam um identificador único para o ativo na companhia selecionada.

Extensão ativo

O número do ativo e a extensão do ativo criam um identificador único para o ativo na companhia selecionada.

Descrição

A descrição ou o nome do ativo.

Nota

É necessário inserir texto nesse campo.

Status

Lista o status do ativo. O status do ativo determina as ações que podem ser realizadas nele.

Ativo
Custo transação

O custo da transação.

O LN calcula o valor da depreciação da seguinte forma:

valor de depreciação = custos da transação/vida útil do ativo

Se os custos em relação à vida útil do ativo são tão baixos que, depois do arredondamento do valor de acordo com a definição de moeda, o valor de depreciação é próximo de zero, uma mensagem de aviso é exibida.

O custo, expresso na moeda local.

Moeda local

Uma das moedas base de uma companhia em que o LN registra e relata valores.

Em um sistema multimoeda, até três moedas locais podem ser definidas:

  • A moeda local
  • duas moedas de relatório
Valor a ser capitalizado

O valor total do ativo fixo que deve ser capitalizado. Esse valor pode ser usado para gerar as transações de aquisição ou as transações de atualização técnica.

Nota

O lançamento de faturas de compra relacionadas à integração do ativo fixo resultam em um aumento desse valor.

Atualização técnica

O valor da atualização técnica associada ao ativo fixo capitalizado.

Nota

Esse valor será atualizado apenas se o valor de capitalização do ativo fixo for processado usando o Process Amount to be Capitalized (lpcze3201m000) para a localização da República Tcheca ou da sessão Process Amount to be Capitalized (lpsvk3201m000) para a localização da Eslováquia.

Categor.

Ao adicionar um ativo, você o atribui a uma categoria predefinida. A categoria determina as contas em que o LN registra a depreciação e os dados transacionais do ativo. A categoria também fornece dados padrão para os campos de método de depreciação, vidas úteis e descrição para o ativo, além dos registros relacionados na sessão Categoria (tffam2100s000).

Subcategoria

As subcategorias fornecem classificações adicionais dos ativos dentro de uma categoria. Para cada categoria, você insere uma ou várias subcategorias.

Valor padrão

O valor padrão é obtido em Categorias (tffam2500m000).

Você escolhe uma subcategoria para a categoria selecionada para classificar mais detalhadamente o ativo para fins de relatório e consulta. Isso identifica de forma exclusiva a subcategoria na companhia selecionada.

Grupo

Um nível mais amplo de agrupamento do que uma categoria de ativo. Usado para classificar os ativos da sua organização para relatório e consulta.

Valor padrão

Obtido de Categorias (tffam2500m000).

Simulado

Para criar um ativo simulado, marque esta caixa de seleção.

Data de entrada em serviço

Data em que o ativo está pronto para ser colocado em serviço. Os ativos podem começar a depreciar na sua data de entrada em serviço. A data em serviço pode ser igual à data de compra ou ser posterior, caso o ativo tenha exigido preparação para que pudesse ser usado. Os ativos podem ser capitalizados antes da data de entrada em serviço.

Data de compra

A data em que você comprou o ativo.

Período contábil

O ano ao qual o período contábil está relacionado.

Período

O período contábil atual.

Se o período contábil real for posterior ao período atual na sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000), o LN usará o período atual. Caso contrário, o período atual da sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000) será usado como período contábil.

Uma imagem do ativo.

Quantidades
Quantidade atual

Quantidade remanescente do ativo. Conforme a vida útil do ativo transcorre, sua quantidade pode diminuir, dependendo do tipo de ativo.

Valor padrão

1

Quantidade original

A quantidade original do ativo. Se você não capitalizou o ativo, a quantidade original e a quantidade atual serão iguais. Após a capitalização do ativo, não é possível alterar a quantidade.

Valor padrão

1

Classificação
Classificação
Proprietário

Indica se o ativo é propriedade da companhia, propriedade de um terceiro ou usado sob um arrendamento de operações ou de capital. Ativo de terceiros é aquele que está nas dependências da companhia, mas não foi arrendado por ela nem é de sua propriedade.

Um arrendamento de capital não é uma compra legal, mas o arrendatário não obtém direitos de propriedade significativos. O ativo arrendamento de capital fica caracterizado se uma das condições a seguir é atendida:

  • A propriedade do ativo é transferida para o arrendatário ao final do prazo de arrendamento.
  • O arrendamento cobre um período de tempo equivalente a 75% da vida útil da propriedade.
  • O valor atual dos pagamentos mínimos do arrendamento é igual ou maior que 90% do valor justo da propriedade.

Nos Estados Unidos, se o registro for Impostos federais ou Outros impostos e o código do proprietário for Arrendamento de operações, Arrendamento de capital ou Terceiros, o ativo não será elegível para o crédito de imposto de investimento. Em seguida, o LN define o campo Método do ITC como Nenhuma. Em relação a todos os registros, não é possível calcular a depreciação ou criar lançamentos referente aos ativos Terceiros e Arrendamento de operações, e eles não são elegíveis para a depreciação do ADR ou do grupo MACRS.

Percent. comercial

Indica a percentagem do ativo que é usada para fins comerciais. Em relação a registros de Impostos federais e Outros impostos, se o uso comercial for inferior a 50%, o ativo não será elegível para o crédito de imposto de investimento ou para a depreciação do ADR ou do grupo MACRS. Em seguida, o LN define o campo Método do ITC como Nenhuma. Nenhum outro registro modifica a depreciação de acordo com a percentagem de uso comercial.

Valor padrão

O valor padrão é 100%.

Automóvel

Para indicar que o ativo é um automóvel, marque esta caixa de seleção. Alguns tipos de automóvel devem ser identificados dessa forma para fins de relatórios de impostos gerais dos EUA.

Valor padrão

Desmarcado

Somente os ativos em que você marca essa caixa de seleção podem ser inseridos na sessão Registrar quilometragem de automóveis (tffam1150m000).

Conciliado

Indica se o ativo é uma propriedade listada conforme o Serviço de Receita Federal (IRS) dos EUA. convenções de média Os regulamentos de impostos federais limitam o valor de depreciação permitido para a propriedade listada. Se esta caixa de controle estiver selecionada, o ativo será definido como propriedade listada e será depreciado, contanto que ele ainda tenha custo restante para depreciar, independentemente da vida útil.

Novo

Se o ativo era novo quando foi adquirido, marque esta caixa de seleção. Se o ativo já era usado por outros quando foi adquirido, desmarque esta caixa de seleção.

Valor padrão

Selecionado

Nota

Você pode adicionar ativos somente à conta vintage ou de grupo que também tem o status Novo da conta vintage/de grupo.

Ativo coletivo

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o ativo será considerado como Ativo coletivo. Quando o ativo for considerado como ativo coletivo, todo o ajuste causado por faturas e descontos será efetivo conforme a data em serviço do ativo.

Método do ITC

Indica se um ativo é elegível para um crédito de imposto de investimento (ITC) e como esse crédito deve ser aplicado.

Valor padrão

A definição em Categoria (tffam2100s000) relacionada à categoria selecionada.

Em relação aos registros Impostos federais e Outros impostos, indica se o ativo é elegível para um crédito de imposto de investimento e como esse crédito deve ser aplicado. Se o ativo for elegível, será possível selecionar Base reduzida para usar o crédito para reduzir a sua renda tributável ou selecionar Crédito reduzido para reduzir o imposto devido.

Se o ativo não for elegível para receber um ITC, será possível selecionar Nenhuma como o método do ITC. Será necessário defini-lo como Nenhuma se:

  • O uso comercial do ativo é inferior a 50%
  • O código do proprietário for Arrendamento de operações ou Terceiros
  • A caixa de seleção Conciliado é selecionada
Detalhes
Distribuição de ativo por

O modo de distribuição do ativo: por quantidade ou por percentagem.

Número de série

Número identificador dado pelo fabricante ao ativo selecionado para distingui-lo de outros produtos de uma linha semelhante.

Conta de grupo/vintage

Uma classificação dos ativos, usada para fins de impostos nos EUA para aplicar regras de intervalo de depreciação de ativo (ADR) durante a depreciação.

Tipo de conta

Indica o tipo de conta vintage.

Atividade

Uma atividade selecionada na sessão Códigos de atividade (tffam2180m000).

Origem
Detalhe de origem/destino
Origem de ativo

Indica se o ativo foi inserido manualmente ou importado de outra origem, por exemplo, o módulo Contas a pagar.

Transferido

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o ativo foi transferido de outra companhia.

Ativo de referência

Identifica a companhia da qual o ativo atual se originou, caso tenha sido transferido de outra companhia.

Número de ativo de referência

Identifica o número do ativo do qual o ativo atual se originou, caso tenha sido transferido de outra companhia.

Extensão de ativo de referência

Identifica a extensão do ativo do qual o ativo atual se originou, caso tenha sido transferido de outra companhia.

Nº etiq.

Número atribuído pelo proprietário ao ativo para identificação adicional. O LN verifica se um número de etiqueta recém-inserido é exclusivo. Se o número já estiver em uso, o LN exibirá um aviso.

Por exemplo, se você usa um número de etiqueta para o seu número de estoque, é importante garantir que esse número de etiqueta seja exclusivo. Em uma estrutura multicompanhia, o LN também verifica se o número da etiqueta é exclusivo entre as companhias.

Projeto

Se você vinculou o ativo a um projeto em Projeto (consulte o Passo 1), esse é o projeto do ativo.

Para estabelecer o status do ativo como Adquirido:

  1. Na sessão Projetos (tppdm6100m000), marque a caixa de seleção Capital e insira o número e a extensão do ativo nos campos correspondentes.
  2. Na sessão Status do projeto (tppdm6107s000), defina Status proj. como Finalizado e Status do resultado financeiro como Determinar resultado.
  3. Feche o projeto executando a sessão Processar transações (tpppc4802m000) com Resultado final selecionado.

    Agora o custo da transação do ativo é igual aos custos reais do projeto.

Atividade

/baanerp/tp/glossary/glossary#000005

Elemento

/baanerp/tp/glossary/glossary#Element.tp

Compra
PN

O parceiro de negócios ou fornecedor do qual o ativo foi comprado.

Fatura de compra

O número da fatura de compra do ativo.

Peça ordem de compra

A parte da ordem de compra ou número do catálogo referente ao ativo.

Valores
Valores
Porcentagem valor resid.

O valor estimado que você espera receber em dinheiro ou abatimento em caso de permuta ao alienar o ativo ao final de sua vida útil, expresso como percentagem do valor inserido no campo Custo transação.

Se você inserir uma percentagem de valor residual, o LN calculará o valor residual.

Se você inserir um valor residual no campo seguinte, o LN calculará a percentagem do valor residual.

Valor residual

O valor estimado que você espera receber em dinheiro ou abatimento em caso de permuta na disposição do ativo ao final de sua vida útil.

O ativo não pode depreciar abaixo desse valor, a menos que você tenha marcado a caixa de seleção Depreciar abaixo valor residual na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

Se você inserir uma percentagem de valor residual no campo anterior, o LN calculará o valor residual.

Moeda da transação

O valor residual, expresso na moeda local.

Valor sessão 179

O Valor da sessão 179 é uma dedução disponível para certos tipos de propriedade, conforme especificado pelo IRS nos EUA. Isso permite que contribuintes que não sejam bens, trustes e determinados arrendadores não corporativos reivindiquem uma dedução atual para um valor especificado do custo da propriedade qualificada colocada em serviço durante o ano fiscal.

No caso da depreciação do registro Impostos federais - EUA , o LN reduz o custo de acordo com o valor da sessão 179 antes de calcular a depreciação.

Moeda da transação

O valor da seção 179, expresso na moeda local.

Juros capitalizados

Valor de juros capitalizados referente ao ativo no registro selecionado. Quando você atua como o seu próprio banco ao adquirir um ativo, esse valor representa o custo de um empréstimo bancário para adquirir o ativo. Os juros capitalizados são renda para você, apesar de não serem reconhecíveis como renda e não haver dedução.

O valor dos juros capitalizados não afeta o modo como o LN calcula a depreciação, mas pode ser útil para fins de relatório.

Moeda da transação

O valor dos juros capitalizados, expresso na moeda local.

Valor do ITC atual

Valor do crédito de imposto de investimento (ITC) referente ao ativo no registro selecionado.

Esse campo não está disponível caso uma dessas condições seja atendida:

  • O tipo de registro é Financeiro
  • O Método do ITC é Nenhuma
  • O Percent. comercial é inferior a 50
  • A caixa de seleção Conciliado é selecionada

O valor do ITC não afeta a forma como o LN calcula a depreciação, mas pode ser útil para fins de relatório.

Moeda da transação

O valor do ITC, expresso na moeda local.

Detalhes do valor
Custo alocado

Os custos alocados representam custos indiretos incorridos na compra de um ativo. Por exemplo, se você compra um carro, o preço do carro, a licença e o seguro são custos diretos. Os custos incorridos ao procurar o carro e o tempo empregado para buscá-lo são custos indiretos. Em alguns casos, o governo federal exige que você capitalize esses custos indiretos para fins de impostos federais nos Estados Unidos.

Moeda da transação

O valor do custo alocado, expresso na moeda local.

Custo de manutenção acumulado

O valor do custo acumulado, expresso na moeda local.

Valor do reinvestimento

O valor do reinvestimento referente ao ativo.

Será possível inserir o valor somente se você marcar a caixa de seleção Separar contabilidade de reavaliação na sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000).

Moeda da transação

O valor do reinvestimento, expresso na moeda local.

Moeda da transação

A moeda utilizada no documento da transação.

Taxa

Um encargo ou pagamento fixado conforme uma escala padrão, por exemplo, a taxa de câmbio da transação.

Fator da taxa

O fator pelo qual o valor na moeda da transação ou na moeda da fatura é dividido antes de o LN convertê-lo em moeda local. O fator da taxa normalmente é usado para moedas que têm um preço relativamente baixo, como o Won coreano.

Um encargo ou pagamento fixado conforme uma escala padrão, por exemplo, a taxa de câmbio da transação.

Data da taxa

A taxa de câmbio usada era válida nessa data e hora.

Fator deslocamento

O fator de deslocamento utiliza uma depreciação extra referente a um ativo usado em um período superior a um dia de trabalho normal, de 8 horas. Por exemplo, uma máquina pode ser usada em dois turnos de 8 horas por dia.

Valores permitidos

O valor mínimo é 1,0%.

O fator de deslocamento depende dos regulamentos dos impostos. Por exemplo: na Alemanha, o fator de deslocamento é 1,25 para dois turnos e 1,5 para três turnos.

O valor de deslocamento é usado como padrão para os registros de ativos gerados que podem ser consultados na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

O valor de depreciação é multiplicado pelo fator de deslocamento.

Data da última manutenção

Exibe a data da última manutenção do ativo.

Ano do reinvestimento

O ano em que você efetuou o reinvestimento no ativo.

Será possível inserir o valor somente se você marcar a caixa de seleção Separar contabilidade de reavaliação na sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000).

Comentários

Insira comentários aqui.

Notas associadas

Insira notas adicionais aqui.