Depreciação de ativos (tffam1205m000)

  • depreciação

Utilize essa sessão para indicar dados básicos de depreciação dos ativos. A depreciação é uma maneira de alocar o custo de um ativo ao longo de sua vida útil para fins de manutenção de registros e de impostos. Ao longo do tempo, o valor de um ativo diminui. Os ativos são depreciados para registrar sua perda periódica de valor.

Nota

O LN calcula o valor da depreciação da seguinte forma:

Valor de depreciação = custos da transação/vida útil do ativo.

Se os custos em relação à vida útil do ativo forem tão baixos que, depois do arredondamento do valor de acordo com a definição de moeda, o valor de depreciação for próximo de zero, a depreciação não terminará. As transações de depreciação com valor zero são criadas, e o valor residual do ativo não é diminuído.

O LN calcula a depreciação separadamente para cada registro relacionado do ativo. É possível depreciar um ativo em todos os seus registros de uma vez ou depreciar o ativo em um ou mais de seus registros relacionados. O LN usa uma frequência para determinar se um ativo é elegível para depreciação e com que frequência a depreciação deve ser calculada. O LN também usa um método de depreciação atribuído a cada registro para determinar como a depreciação deve ser calculada. Se algum ativo selecionado contiver uma vida útil em unidades em qualquer um de seus registros, será necessário executar Registrar unidades de ativos utilizadas (tffam1145s000) antes da depreciação.

Um ativo poderá depreciar em um registro somente até seu custo restante ser igual ao seu valor residual ou até sua vida útil restante ser igual a zero. Os ativos com um custo negativo acumulam depreciação negativa e não podem depreciar para além de zero. Quando um ativo atinge esses limites, o ativo e seus registros relacionados param de depreciar.

Nota

Os ativos cuja caixa de seleção Depreciar abaixo do valor residual é marcada nos registros relacionados podem depreciar abaixo do valor residual até que seus custos cheguem a zero.

Per.

Períodos dividem um ano em intervalos regulares, como semanas, meses ou trimestres, que podem ser usados para fins estatísticos, de contabilidade de horas, planejamento e controle de custos.

Valores permitidos

Números inteiros entre 1 e n, onde n é o número de períodos no calendário.

O período pelo qual a depreciação de um ativo em seus registros de ativos será calculada.

Ano

O ano pelo qual a depreciação será calculada.

Suprimir registros de lançamento

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os lançamentos não são criados no módulo Contabilidade referente a essa transação.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um relatório de erro é impresso.