Números de referência bancária

Em alguns países, é uma prática bancária comum usar números de referência bancária para transações no país.

O número de referência bancária é um número único que é usado para identificar a fatura para a qual o pagamento é feito. Ele é necessário somente para faturas e pagamentos relacionados a faturas. O número de referência bancária é comunicado ao cliente no documento da fatura e é sempre citado no documento de pagamento. O número de referência bancária também é necessário em comprovantes de pagamento.

O número de referência bancária tem entre 20 e 30 dígitos, dependendo do país. Os números são compostos de tal forma que é possível realizar uma verificação específica para conferir se o número está correto.

Números de referência bancária em faturas de vendas

Se você usar números de referência bancária e o país do parceiro de negócios faturado for o mesmo do departamento de vendas, o LN gerará o número de referência bancária quando a fatura for criada no Invoicing. Em vez do número da fatura, o número de referência bancária é impresso na fatura. Os números de referência bancária não precisam ser gerados para faturas de vendas manuais, pois nenhuma fatura é impressa e enviada para o cliente.

O número de referência bancária é baseado nos dados de composição que são definidos para o país. O número de referência bancária é formado pelos seguintes componentes:

  • o tipo de transação (obrigatório)
  • O número do documento (obrigatório): o número de série do documento.
  • o número da companhia financeira (opcional)
  • o código do parceiro de negócios faturado (opcional).

O número de referência bancária deve ser numérico e não contém zeros à esquerda. Se algum dos componentes contém caracteres não numéricos, o LN deixa o campo do número de referência bancária em branco. Nesse caso, o número da fatura de vendas é impresso na fatura de vendas.

Um operador que indica o tipo de verificação a ser realizada no número é adicionado ao final do número de referência bancária. Para verificar o número de referência bancária em faturas de compra recebidas, o LN aplica a verificação que é indicada pelo operador adicionado ao número.

É possível selecionar o tipo de verificação a ser usado na companhia financeira na sessão Parâmetros da companhia financeira (tfgld0503m000). Há vários algoritmos de verificação disponíveis.

É possível definir os componentes do número de referência bancária e a respectiva posição na sessão Posições de referências bancárias por país (cisli1130m000).

Para gerar um número de referência bancária, o LN concatena os componentes selecionados na ordem especificada. Se a cadeia de caracteres concatenada for maior que o comprimento máximo do número de referência bancária a ser gerado, o código do parceiro de negócios faturado será truncado conforme necessário.

Para configurar números de referência bancária

É necessário configurar números de referência bancária em toda companhia financeira nos países para os quais é necessário usar números de referência bancária.

Para configurar números de referência bancária, use a sequência de sessões a seguir:

  1. Parâmetros da companhia financeira (tfgld0503m000): No campo Verificação da referência bancária, selecione o tipo de verificação de número de referência bancária usado pelos bancos do país de origem da companhia financeira ou selecione Sem verificação.
  2. Posições de referências bancárias por país (cisli1130m000): defina como o número de referência bancário é composto nas faturas de vendas.
  3. Parceiros de negócios (tccom4500m000): certifique-se de que o código do parceiro de negócios contenha somente dígitos.