Alienar ativos em massa

Registre a alienação de ativos em massa quando desejar retirar uma grande quantidade de ativos em depreciação de serviço em todos os seus registros relacionados. É possível alienar ativos em massa em qualquer ponto após sua capitalização. É possível alienar parte ou a totalidade dos ativos selecionados ou alienar os ativos em um ou todos os seus registros. Para obter mais informações sobre a alienação em massa de ativos em seus registros, consulte o tópico Alienar registros de ativo. Independentemente disso, o LN registra os lançamentos da alienação em massa usando os valores nos registros padrão dos ativos.

Nota

A alienação em massa possui os mesmos tipos de alienação disponíveis que a alienação de ativo. Para obter mais informações, consulte o tópico Alienar ativos.

Uma alienação em massa altera o status de todos os registros alienados de Em depreciação para Alienado. Se todos os registros dos ativos tiverem sido alienados, o status dos ativos se tornará Alienado. É possível limpar ativos alienados do LN executando a sessão Arquivar/excluir ativos alienados (tffam8208m000).

Nota

É possível processar uma alienação em massa somente por percentagem, não por quantidade.

Quando o LN processa a alienação em massa, ele garante que a depreciação foi calculada até a data em que a alienação entra em vigor. Por exemplo, se você registrar uma alienação em massa em março de 2002, mas a depreciação tiver sido calculada pela última vez em dezembro de 2001, o LN gerará a depreciação para janeiro e fevereiro antes de alienar os ativos. Se você registrar uma alienação em massa em junho de 2002, mas tornar a alienação efetiva para um mês anterior, o LN deverá estornar qualquer depreciação que tenha ocorrido nos meses após a data de efetividade.