Alienar ativos

Uma alienação de ativo retira ou reduz um ativo de serviço em um ou mais dos registros relacionados do ativo. Ela também evita que o ativo acumule qualquer depreciação adicional nesses registros. É possível alienar parte ou todo o custo ou quantidade de um ativo ou alienar o ativo em alguns (mas não todos) seus registros relacionados. Por exemplo: talvez você deseje remover um ativo dos seus registros financeiros antes de removê-lo dos seus registros de impostos federais devido a diferenças de tempo baseadas em regulamentações de impostos federais.

Nota

Devido às complexidades nas leis tributárias, pode ser conveniente reter o ativo em alguns registros, mas não em outros. Isso requer a realização de uma alienação de ativo por registro.

É possível alienar a quantidade total do ativo ou parte dela. Indique o valor a ser alienado em cada linha de distribuição. O LN assegura que a depreciação tenha sido calculada até a data em que a alienação foi efetuada, em seguida, ele retira de serviço a quantidade indicada em todos os registros relacionados do ativo.

Exemplo

Se você alienar um ativo em março de 2001, mas a depreciação periódica tiver sido calculada pela última vez em dezembro de 2000, o LN deverá gerar a depreciação para janeiro e fevereiro antes de alienar o ativo. Se você alienar um ativo em junho, mas tornar a alienação efetiva para um mês anterior, o LN deverá reverter qualquer depreciação que tenha ocorrido nos meses após a data de efetividade.

Como consequência de uma alienação, o LN altera o status de todos os registros alienados de Em depreciação para Alienado na sessão Registros de ativos (tffam1510m000). É possível limpar ativos alienados do LN processando a sessão Arquivar/excluir ativos alienados (tffam8208m000). Se um ativo for parcialmente alienado, ainda será possível corrigi-lo, transferi-lo e aliená-lo.

O LN cria lançamentos de alienações usando os valores no registro de lançamento padrão. Além de registrar alienações ativo por ativo ou por registro, é possível registrar alienações em massa. Ativos sujeitos ao relatório de impostos do grupo ADR ou MACRS têm opções de alienação adicionais disponíveis.