Depreciação de ativos em massa

Os ativos são depreciados em massa para registrar a perda de valor periodicamente para um grande número de ativos de uma vez. É possível depreciar um ativo a qualquer momento após a capitalização e antes da alienação total ou da remoção da capitalização. Somente ativos de conta de grupo e vintage podem acumular depreciação após terem sido alienados.

É possível registrar a depreciação em massa para valores associados a ativos ou a registros específicos relacionados aos ativos. Para obter informações sobre a depreciação de registros específicos, consulte o tópico Depreciar registros de ativo.

Para cada registro selecionado, primeiro o LN determina se é o momento de depreciar. Ele faz isso examinando a frequência de depreciação e a última data depreciada. Se for um período em que o registro de ativo deve depreciar e ainda não tiver ocorrido nenhuma depreciação nesse período, o LN transmitirá as informações de depreciação necessárias para o processo de depreciação.

Exemplo

A frequência indica que o ativo deveria ser depreciado em janeiro, fevereiro e março e atualmente está em abril. Em seguida, o LN verifica a data da última depreciação para ver se a depreciação foi executada até março. Se não, ele executa a depreciação para todos os períodos restantes.

Se a contabilidade estiver fechada para qualquer um dos períodos, o LN processará a depreciação como uma grande transação para o período atual. Porém, se a contabilidade estiver aberta, será criada uma transação para cada período. A depreciação é calculada até a data final do período selecionado.