Pré-requisitos para a inicialização da moeda

Se você converter para o sistema monetário padrão, será necessário marcar o compartilhamento de tabela para tabelas com valores expressos na moeda de referência. Por exemplo, se você migra de um sistema monetário dependente para um sistema monetário padrão, os valores na moeda de referência são convertidos em valores na moeda local. As tabelas compartilhadas são convertidas para a moeda local da companhia da tabela física. Portanto, se as tabelas compartilham dados de companhias com moedas locais diferentes, é necessário desfazer o compartilhamento de tabela e replicar os dados antes da conversão. tctax017 e tffam710 são exemplos dessas tabelas.

Antes de começar um processo de inicialização da moeda:

  1. Certifique-se de que todas as faturas impressas sejam lançadas no Financials.
  2. Execute estas sessões:

    • Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000)
    • Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000)

Se você não fizer isso, as faturas com o status Impresso (no módulo Invoicing) que ainda não foram lançadas no Financials permanecerão. A fatura original permanecerá com a moeda local antiga, porque a conversão de CRI muda a moeda local antiga para a moeda local nova. No entanto, quando você reimprimir a fatura, o LN usará a nova moeda local.

  • Na medida do possível, é necessário finalizar as transações antes de começar o processo de inicialização, por estes motivos:

    • Durante a inicialização da moeda interna, as taxas de câmbio entre as moedas de transação e as novas moedas locais definidas na sessão Taxas CI (tccri7100m000) são copiadas para a sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000) e a data de efetividade é definida como a data de inicialização. Depois disso, as taxas de câmbio entre as moedas de transação e as novas moedas locais com data de efetividade anterior à data de inicialização deixam de existir. Portanto, depois da inicialização da moeda interna, não é possível realizar ações em faturas e outros documentos com data anterior à data de inicialização.
    • Nenhum dado de auditoria referente a transações não finalizadas é registrado, já que esses dados ainda estão sujeitos a alterações. Se nem todas as transações puderem ser finalizadas, será possível imprimir o relatório das transações não finalizadas antes ou depois do processo de inicialização, dependendo das suas necessidades de auditoria.
    • Os lotes financeiros que contêm transações entre companhias devem ter sido finalizados em todos os casos.
  • Todos os lotes não modificáveis no Financials devem ser finalizados. Caso contrário, o processo de conversão é anulado. Se você executar um processo de conversão de teste, o registro de erros incluirá todos os lotes não finalizados.
  • As contas contábeis e os dados relacionados necessários para lançar diferenças de arredondamento e para contabilidade dupla durante o processo de CRI devem ser especificados na sessão Plano de contas (tfgld0508m000).
  • Antes de começar a inicialização da moeda, sempre gere um backup por motivos de segurança.
  • A única forma de reverter a inicialização da moeda é reinstalar o backup.
  • Se a inicialização da moeda parar devido a uma falha, será necessário reinstalar o backup para recuperar as tabelas.
  • Quando o processo de inicialização da moeda estiver concluído, gere um novo backup. A quantidade de dados da transação será muito grande, por isso um roll forward da inicialização da moeda teria um custo muito alto em caso de recuperação.
    Nota

    Durante a execução da conversão (de teste), nenhum outro usuário ou processo pode estar ativo nas companhias do agrupamento de conversão. Caso contrário, as transações podem falhar ou os resultados podem não ser confiáveis.