Taxas de câmbio de moeda

A taxa de câmbio da moeda é o fator pelo qual um valor em uma moeda diferente é multiplicado para calcular o valor na moeda base. Em um sistema monetário único ou dependente, a moeda base sempre é igual à moeda de referência. Em um sistema monetário independente, a moeda base é uma das moedas locais. Em um sistema monetário padrão, a moeda local é a moeda base padrão; as outras moedas locais e, às vezes, a moeda de referência, podem atuar como a moeda base.

valor da moeda da transação * taxa de câmbio da moeda = valor base da moeda

Fator da taxa

O fator da taxa (por exemplo, 100 ou 10.000) indica quantas unidades de uma determinada moeda são equivalentes a uma unidade da moeda base multiplicada pela taxa de câmbio.

Se a taxa de câmbio for expressa na moeda base, o valor na moeda a ser convertida será dividido pelo fator da taxa antes da aplicação da taxa de câmbio. Essa opção é útil na conversão para moedas com valores muito baixos, como o peso colombiano.

Por exemplo, em vez de definir que COP 1 = 0,000346 EUR, é possível definir que COP 10.000 = EUR 3,46 com o fator da taxa = 10.000.

Registro da taxa de câmbio

O registro da taxa de câmbio é diferente em sistemas multimoeda dependentes e independentes. Isso tem efeito sobre as regras de conversão de taxas e fatores da taxa, descritas em "Regras de conversão". Essa figura mostra quais taxas são definidas em sistemas monetários únicos, dependentes e independentes.

Taxas de câmbio em um sistema monetário padrão

Em um sistema multimoeda padrão, as taxas de câmbio devem ser definidas entre todas as moedas estrangeiras e todas as moedas locais das companhias financeiras de um grupo. Além disso, é necessário definir as taxas entre a moeda de referência e as moedas estrangeiras e entre a moeda local e a de referência.

Taxas de câmbio em um sistema monetário único

Em um sistema monetário único, é necessário definir as taxas de câmbio entre as moedas de transação e a moeda de referência, que é a moeda local comum de todas as companhias.

Taxas de câmbio em um sistema multimoeda dependente

Em um sistema multimoeda dependente, estas taxas de câmbio devem ser definidas:

  • As taxas entre as moedas de transação e a moeda de referência, que é uma das moedas locais em todas as companhias financeiras.
  • As taxas entre a moeda de referência e cada uma das outras moedas locais.

Nenhuma taxa é usada entre a moeda da transação e as outras moedas locais. As outras moedas locais estão relacionadas somente à moeda de referência e, portanto, dependem dessa moeda.

Primeiro, os valores de transação são convertidos para a moeda de referência e, em seguida, da moeda de referência para cada uma das outras moedas locais.

Taxas de câmbio em um sistema multimoeda independente

Em um sistema multimoeda independente, é necessário definir as taxas de câmbio entre as moedas de transação e cada uma das moedas locais, incluindo a moeda de referência. Em um sistema independente, a moeda de referência equivale à moeda local.

Os valores de transação são convertidos para a moeda de referência e também diretamente para cada uma das outras moedas locais.

  • Nos cálculos de valor, nenhuma taxa é usada entre a moeda de referência e as outras moedas locais. Todas as moedas locais estão relacionadas à moeda da transação e, portanto, são independentes entre si.