Procedimento de orçamento de dimensão única

O procedimento de orçamento de dimensão única inclui estes passos:

  1. Defina todos os parâmetros necessários na sessão Parâmetros de orçamento financeiro (tffbs0100s000).
  2. Acesse a sessão Plano de contas (tfgld0608m000) para manter as contas contábeis necessárias.
  3. Especifique as dimensões na sessão Dimensões (tfgld0510m000).
  4. Mantenha os códigos de distribuição para distinguir entre métodos de distribuição de valores do orçamento nos períodos na sessão Distribuição do orçamento (tffbs0101m000). Defina os códigos de distribuição do orçamento usando o método de distribuição.
  5. Defina o método para distribuir valores e quantidades de orçamento na sessão Gerar dados de distribuição do orçamento por período (tffbs0202m000).
  6. Mantenha as percentagens ou fatores aplicáveis aos respectivos períodos para cada código de distribuição na sessão Dados de distribuição do orçamento por período (tffbs0102m000).
  7. Acesse a sessão Orçamentos (tffbs0503m000) para:
    1. Definir características do orçamento, como número de períodos de orçamento, tipo de orçamento, vínculo com contas contábeis e tipos de dimensão.
    2. Selecionar um tipo de orçamento
    3. Selecionar o método para calcular os orçamentos.
  8. Selecione a opção Orçamento de dimensão única.
    Nota

    O campo Vincular à conta contábil é obrigatório para orçamentos de dimensão única.

  9. Defina os atributos do orçamento, incluindo as moedas do orçamento e a relação com moedas locais usando a sessão Orçamentos por ano (tffbs0505m000).
  10. Acesse a sessão Padrões do orçamento por contas contábeis/dimensões (tffbs0504m000) para definir os códigos de distribuição padrão das contas contábeis ou dimensão.
  11. Defina uma estrutura de conta contábil ou uma estrutura de orçamento na sessão Estrutura da conta contábil por dimensão (tffbs0120m000).
    Nota

    É possível copiar as estruturas de contas contábeis de uma dimensão para outra ou para um intervalo de dimensões do mesmo tipo de dimensão usando a sessão opcional Copiar a estrutura de conta contábil por dimensão (tffbs0220m000).

  12. Copie as estruturas da conta contábil de uma dimensão para outra dimensão ou para um intervalo de dimensões do mesmo tipo de dimensão usando essa sessão opcional Copiar estrutura de conta contábil por dimensão (tffbs0220m000).
  13. Defina as dependências entre as contas contábeis expressas como uma percentagem usando a sessão Relações entre contas contábeis (tffbs0121m000).
    Nota

    Essa funcionalidade é usada para calcular o número de contas contábeis de destino com base nos valores orçados das contas contábeis de origem.

  14. Defina as unidades de referência para cada dimensão na sessão Unidades de referência (tffbs0530m000). Também é possível manter estas informações:
    • Defina as unidades de referência baseadas em valor ou em quantidade que determinam as sobretaxas ou taxas.
    • Defina o Tipo de planejamento que pode ser: retrógrado ou progressivo. No caso do tipo de planejamento retrógrado, os orçamentos de desempenho são gerados ou sofrem backflush durante o processo de alocação.
    • Marque as caixas de seleção Logística, Quantidades do Contabilidade (GLD) e Valores do Contabilidade (GLD) na sessão Importar desempenho real (tfcat2220m000) para coletar quantidades de desempenho real do Infor ERP LN.
  15. Mantenha as contas contábeis que pertencem a uma categoria de custo na sessão Contas contábeis por categoria de custo (tfcat0103m000). É necessário especificar uma percentagem para cada conta contábil indicando o valor relacionado a essa categoria de custo.
    Nota
    • Também é possível importar os dados da conta contábil
    • A categoria de custo pode ser usada na sessão Relações de alocação (tfcat4500m000) para limitar o custo a ser alocado, por exemplo, de um centro de custo para outro centro de custo.
    • Também é possível copiar os dados reais ou do orçamento (valores e quantidades) para outro orçamento usando a sessão Copiar orçamentos (tffbs1202m000). Também é possível copiar as relações de alocação e os custos secundários.
    • No caso do tipo de planejamento Retrógrado (somente para unidades de referência baseadas em quantidade), é feito backflush automático nas quantidades quando você define as relações de alocação.
  16. Especifique o orçamento de desempenho por período na sessão Orçamento de desempenho por período (tffbs1121m000), se a caixa de seleção Modo de distribuição periódica não estiver marcada na sessão Orçamento de desempenho por ano.
  17. Especifique o orçamento de desempenho por período na sessão Orçamento de desempenho por período (tffbs1121m000).
  18. Defina os valores do orçamento por unidade de referência e por conta contábil na sessão Orçamento flexível por ano (tffbs1510m000). Esses valores de orçamento podem ser divididos em valores variáveis e fixos.
    Nota
    • Os valores de orçamento dos custos secundários são determinados durante o processo de alocação.
    • Também é possível exibir a soma de valores de orçamento fixo, variável e total, a sobretaxas e taxas de custo do orçamento.
  19. Defina o orçamento e as quantidades por períodos na sessão Orçamento de dimensão única por período (tfffbs1111m000). Isso só será permitido se o modo de distribuição não for selecionado. Se for esse o caso, defina primeiro um orçamento zero na sessão Orçamento de dimensão única por ano (tffbs1100s000).
  20. Defina um esquema de integração por uma dimensão/unidade de referência para uma companhia de logística, conforme definido no Contabilidade (GLD), na sessão Esquema de integração para cálculo de custo padrão (tffbs1130s000). No caso de unidades de referência baseadas em quantidade, é possível definir a taxa operacional relacionada e, opcionalmente, um projeto PCS. No caso de unidades de referência baseadas em valor, você pode definir o grupo de itens relacionados, o item, o armazém ou o projeto PCS para a integração de sobretaxas.
    Nota

    Esses dados são usados para integrar as taxas/sobretaxas ao Cálculo do preço de custo (CPR) e/ou as sobretaxas de projeto ao Controle de projeto (PCS) no Infor ERP LN.

  21. Defina o orçamento e as quantidades por períodos usando a sessão Orçamento de dimensão única por período (tfffbs1111m000) se a caixa de seleção Modo de distribuição periódica não estiver marcada. Um orçamento zero deve primeiro ser definido na sessão Orçamento de dimensão única por ano (tffbs1100s000).
  22. Defina um esquema de integração por uma dimensão/unidade de referência para uma companhia de logística usando a sessão Esquema de integração para cálculo de custo padrão (tffbs1130s000). Para unidades de referência baseadas em quantidade, é possível definir a taxa operacional relacionada e, opcionalmente, um projeto PCS. Para unidades de referência baseadas em valor, você pode definir o grupo de itens, o item, o armazém ou o projeto PCS para a integração de sobretaxas.
  23. Defina padrões para dimensões e/ou unidades de referência usando a sessão Padrões para cálculos do preço de custo (tffbs1131s000).
  24. Integre as taxas de custos orçados ou efetivos à taxa operacional na sessão Integrar taxas operacionais de orçamento (tffbs1230m000).
  25. Integre sobretaxas de custos orçados ou efetivos ao Cálculo do preço de custo (CPR) e/ou as sobretaxas de projeto ao Controle de projeto (PCS) nessa sessão. Essas sobretaxas podem se basear em custos fixos e variáveis.