Taxonomia

Taxonomia é uma ciência de classificação baseada em um sistema predeterminado. A classificação da taxonomia considera a importância de separar elementos de um grupo em subgrupos mutuamente exclusivos e inequívocos. No LN, para adicionar outras estruturas de relatório (taxonomias), é possível definir taxonomias diferentes, como IFRS, GAAP ou a taxonomia específica de uma companhia.

A taxonomia pode ser compartilhada entre as companhias financeiras em uma companhia do grupo. O plano de contas (COA) também pode ser compartilhado, se necessário. No entanto, se um gráfico de contas for compartilhado, será recomendado compartilhar também a taxonomia.

Compartilhamento do Gráfico de contas

Se o COA for compartilhado entre as companhias, as contas relacionadas deverão fazer parte de cada taxonomia. Os IDs de conta também devem ser definidos para cada taxonomia. Consequentemente, é necessário definir um mapeamento para cada conta no COA.

Nota

Mesmo se um COA for compartilhado e a conta contábil estiver disponível para companhias específicas, será possível criar uma taxonomia específica da companhia.

Depois que as contas de contabilidade específicas da companhia forem mapeadas para um ID de conta, poderá haver instâncias dentro das contas de contabilidade não mapeadas aos IDs. Essas contas de contabilidade não são usadas na companhia, mas podem causar falhas na verificação de consistência realizada pelo LN. A taxonomia poderá ser usada somente se todas as contas de contabilidade forem mapeadas. Para lidar com essa situação, é necessário mapear todas as contas de contabilidade não usadas a uma conta de demonstração simulada. No relatório, o valor na conta de demonstração simulada é impresso como zero. o LN mapeia automaticamente todas as contas contábeis não mapeadas para o ID da conta. Esse mapeamento automático é realizado somente no nível da conta contábil.

Gráfico de contas não compartilhadas

Quando o COA não é compartilhado ou é compartilhado de forma parcial, é necessário definir as companhias para as quais a taxonomia é criada. Isso é necessário para verificar se todas as contas contábeis estão disponíveis na taxonomia. Entretanto, essa verificação é aplicável somente para as companhias definidas na sessão Companhias por taxonomia (tfgld1173m000).

Configuração da taxonomia

Definição da taxonomia: É possível definir a taxonomia na sessão Taxonomias (tfgld1170m000). O tipo de relatório para a taxonomia é identificado com um nome de Taxonomia, uma Versão e uma Descrição. O campo Status indica se uma taxonomia pode ser usada para fins de relatórios. Também é possível configurar o esquema contábil como Estatutário, Complementar ou ambos no campo Estatutário/Complementar.

Definição das companhias de taxonomia: você pode definir uma companhia para uma taxonomia na sessão Companhias por taxonomia (tfgld1173m000). Se a caixa de seleção Todas as companhias não estiver marcada na sessão Taxonomias (tfgld1170m000), será necessário definir pelo menos uma companhia. Essa companhia deve ser um subconjunto das companhias financeiras para cada grupo de companhias.

Definição da estrutura de contabilidade: você pode definir a estrutura contábil para a taxonomia na sessão Contas de taxonomia (tfgld1171m000). É possível definir o ID da Conta, Subnível e Tipo de conta nessa sessão. O subnível (hierarquia) identifica a posição na estrutura pai/filho. Somente as taxonomias com o Subnível definido como 0 podem ser mapeadas para as contas de contabilidade. Para imprimir uma lista estruturada, deve ser definida uma Conta pai para cada ID de Conta. Também é possível usar a caixa de seleção Detalhes de mapeamento para exibir a conta para a qual o mapeamento está definido. É necessário desmarcar essa caixa de seleção para visualizar as contas não mapeadas. Use a opção Ver árvore (Estrutura de navegador genérico) para fornecer o insight do usuário na Taxonomia. O mapeamento também pode ser iniciado a partir do GBF.

Definição do mapeamento: você pode usar os Mapeamentos por conta de taxonomia (tfgld1172m000) para mapear a taxonomia com a conta contábil. O mapeamento pode ser realizado ao definir um intervalo de Companhia, Conta contábil e Até dimensão.

Status da taxonomia

Os diversos status da taxonomia são:

Rascunho inicial

Quando a taxonomia é definida na sessão Taxonomias (tfgld1170m000), o Status da taxonomia é definido como Rascunho.

Validação

Use a opção Verificar taxonomia da sessão Taxonomias (tfgld1170m000) para validar se todas as contas com o subnível 0 estão mapeadas. O LN executa as seguintes verificações de validação:

  • Todas as contas contábeis devem estar na nova taxonomia. As dimensões não são consideradas para essa verificação. Entretanto, se as dimensões forem consideradas, o LN registrará um erro. As contas com a caixa de seleção Texto marcada na sessão Taxonomias (tfgld1170m000) não são verificadas.
  • O LN verifica se o tipo de conta do elemento da taxonomia é conciliado ao tipo de conta e indicador de débito/crédito da conta de contabilidade geral mapeada. Caso contrário, será exibida uma mensagem. As contas com a caixa de seleção Texto marcada na sessão Taxonomias (tfgld1170m000) não são verificadas.
  • O LN verifica se a conta contábil está atribuída a mais de um ID da conta Taxonomia.
    • Se as dimensões não forem usadas e uma conta contábil estiver atribuída a mais de um ID de conta, será exibida uma mensagem de erro. É necessário resolver o erro para definir o Status da taxonomia como Ativo.
    • Se as dimensões forem usadas, o ID de conta a ser usado para a conta contábil deverá ser baseado nas dimensões. Nesse caso, uma mensagem de aviso é exibida. No entanto, esse aviso pode ser ignorado.

Também é possível usar a opção Verificar taxonomia validada usando o histórico na sessão Taxonomias (tfgld1170m000) para acessar a sessão Verificar taxonomia validada usando o histórico (tfgld1270m100). Essa sessão permite que você verifique a taxonomia com base no intervalo definido para Taxonomia, Versão, Ano fiscal, Conta contábil e assim por diante.

Ativar

Depois das verificações, se não houver erros identificados e os avisos forem aceitos, o Status da taxonomia poderá ser definido como Ativo e a taxonomia poderá ser usada na geração de relatórios.

Verificação de uma taxonomia ativa

Você pode usar a opção Verificar taxonomia da sessão Taxonomias (tfgld1170m000) para verificar uma taxonomia ativa. Se ocorrer um erro devido a uma conta contábil ausente, uma mensagem de erro será impressa no relatório.

Fechamento de uma taxonomia

Se uma taxonomia não for mais usada porque uma nova taxonomia foi criada ou a atual continha erros, o Status dela poderá ser definido como Fechado. Uma taxonomia fechada pode ser arquivada e/ou excluída.

Consistência de uma taxonomia ativa

Mesmo após a taxonomia ser definida e ativada, a estrutura da conta poderá ser modificada. Se uma nova conta geral for adicionada, ela não fará parte da taxonomia. Dessa forma, a taxonomia será considerada como inconsistente.

  • Uso da conta não atribuída: Se a caixa de seleção Conta não atribuída estiver marcada em Contas de taxonomia (tfgld1171m000), todas as transações não mapeadas a um ID de conta serão agrupadas. Se os relatórios exibirem um valor para a conta não atribuída, ele indicará que o mapeamento não está concluído. O motivo:
    • A conta de contabilidade é adicionada quando a taxonomia já está ativa. A validação já está sendo realizada para a taxonomia ativa, portanto, a conta de contabilidade não está mapeada.
    • O mapeamento é realizado usando um intervalo de dimensões. Novas dimensões podem ser adicionadas, portanto, os intervalos de dimensão ficam ausentes ao configurar o mapeamento da taxonomia.

Arquivando

Para arquivar ou excluir uma taxonomia, seu Status deve estar definido como Fechado.