Baixar dívidas não recuperáveis

Uma dívida impagável é um valor devido a uma empresa ou pessoa, baixada pelo credor como uma perda (e classificada como uma despesa), pois a dívida não pode ser coletada e todos os esforços razoáveis para coletar já foram esgotados. O valor da dívida impagável é considerado como uma despesa, calculado com base nos métodos de baixa direta ou de provisão.

Método de baixa direta

O vendedor poderá cobrar o valor de uma fatura para a conta de despesa da dívida impagável quando ficar confirmado que a fatura não foi paga. Nos registros da conta, uma conta com despesa de dívida impagável é debitada e as Contas a receber são creditadas. Portanto, a despesa é diretamente vinculada a uma fatura específica. A entrada não resulta na redução das vendas, mas em um aumento nas despesas.

Esse método pode não ser o mais apropriado para reconhecer uma despesa de dívida impagável, já que a despesa é reconhecida vários meses após a receita associada com a venda inicial, separando os elementos da mesma transação em diferentes períodos de tempo.

Método de provisão

Quando as transações de vendas são lançadas, um valor relacionado das despesas de dívida impagável também é lançado, assumindo que o valor aproximado da dívida impagável pode ser determinado com base em cálculos históricos. Nos registros da conta, uma conta com despesa de dívida impagável é debitada e a Provisão para contas duvidosas é creditada. Entretanto, a eliminação real de Contas a receber não pagas é calculada ao lançar a transação onde a conta Provisão para faturas duvidosas é debitada e as Contas a receber são creditadas.

As despesas de dívida impagável podem ser estimadas com base em:

  • Calcular e aplicar uma percentagem de dívida impagável geral para todas as vendas de crédito;
  • Calcular e aplicar uma grande percentagem a períodos antigos (em que as contas a receber são reportadas) no relatório antigo de contas a receber;
  • Calcular com base em uma análise de cada cliente.

Esse é o método recomendado para reconhecer uma despesa de dívida impagável, já que uma parte de todas as vendas é reservada assim que a receita é reconhecida. Esse método é usado para consultar as receitas e despesas relacionadas no mesmo período, de forma que o impacto de todas as vendas nos lucros dentro do mesmo período contábil possa ser visualizado. Na declaração de entrada, a Despesa de dívida impagável é exibida como um item de linha na sessão Despesas operacionais.

Configuração de dados

Uma entrada é criada na sessão Contas por grupo de parceiros de negócios (tfacr0110m100) para definir a conta a ser debitada, para Conta a receber, que não pode ser coletada e deve ser configurada como dívidas impagáveis (baixadas). No campo Conta contábil, é especificada a conta de Contabilidade que deve ser usada caso as Contas a receber tenham sido baixadas.

Se o método de Baixa direta for usado, a Despesa de dívida impagável (conta do tipo Despesa) deverá ser especificada. Se o Método de provisão for usado, a Provisão para faturas duvidosas (conta do tipo Ativo de contrapartida) deverá ser configurada.

Processar

É possível acessar a sessão Dar baixa em dívidas impagáveis (tfacr2255m000) para visualizar as entradas de Contas a receber em aberto que serão baixadas. Essa sessão permite que você trabalhe com a baixa de dívidas impagáveis e faça os lançamentos necessários de Contabilidade. Isso poderá ser realizado se o valor a ser baixado for menor ou igual ao valor especificado no campo Valor máximo a ser amortizado. O usuário pode especificar esse valor na sessão Tolerâncias de usuário para baixas (tfacr0118m000). Se o valor a ser baixado for superior ao valor máximo a ser baixado e:

  • a caixa de seleção Aprovar baixa de dívidas impagáveis for marcada na sessão Parâmetros ACR (tfacr0100s000), a fatura deverá primeiro ser enviada e aprovada antes de ser baixada.
  • a caixa de seleção Aprovar baixa de dívidas impagáveis for desmarcada na sessão Parâmetros ACR (tfacr0100s000), o valor não poderá ser baixado.

Uma fatura:

pode ser enviada para aprovação usando a opção Enviar para aprovação de baixa na sessão Cobranças por parceiro de negócios faturado (tfacr3607m000).

com o Status da baixa definido como Enviado pode ser aprovado usando a opção Aprovar para baixa na sessão Faturas em aberto de parc. de negócios fatur. (tfacr2520m000).

com o Status da baixa definido como Aprovado pode ser desaprovado usando a opção Reprovar para baixa na sessão Faturas em aberto de parc. de negócios fatur. (tfacr2520m000).

É possível usar a opção Baixar do menu Ação na sessão Dar baixa em dívidas impagáveis (tfacr2255m000) para baixar as faturas e criar os lançamentos.