Como o LN gerencia as taxas de ordem/programação de compra

Como o IFRS exige que todos os custos relevantes sejam refletidos no estoque, a compra de mercadorias deve ser avaliada em relação à taxa em que as mercadorias foram compradas ou pagas. Isso se aplica a todos os métodos de avaliação de custo real, incluindo o método de avaliação FTP.

As transações financeiras criadas por ordens ou programações de compra que impactam a provisão da fatura (Accounts Payable) são lançadas com dados de taxa da ordem/programação de compra para os lados de débito e de crédito da transação. Isso se aplica quando o determinador de taxa da ordem de compra é definido como Fixa ou Inserida manualmente. Caso contrário, a conta provisional da transação financeira é lançada com o tipo de taxa de câmbio da ordem de compra. O LN usa o tipo da taxa de câmbio para recuperar os dados de taxa que eram válidos na data da transação.
Nota

Para fazer o LN considerar a taxa de compra, certifique-se de que a caixa de seleção “Usar taxas de compra” para recebimentos esteja marcada na guia Preço da sessão Parceiro comercial fornecedor (tccom4120s000). Assim, a caixa de seleção correspondente também será marcada nas seguintes sessões:

  • Ordens de compra (tdpur4100m000)
  • Programações de compra (tdpur3110m000)

A configuração Usar taxas de compra p/ recebtos se aplica a vários tipos de documento de integração de ordem de compra e programação de compra.

A conta provisional desses tipos de documento de integração é registrada (parcialmente) em relação aos dados da taxa da ordem de compra. Os dados da taxa usados pelo LN dependem do determinador de taxa.

Determinador de taxa O LN usa o...
  tipo da taxa data da taxa taxa fator da taxa
Fixa, Fixa em moeda local, Fixa em moeda forte, Fixa em moeda local e forte, Inserida manualmente   ...da ordem de compra  
Data de recebimento, Data prevista de caixa ...da ordem de compra ...da data de transação real ...da sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000)

As taxas aplicáveis definidas na ordem de compra ao lado de provisão da transação (moeda da ordem e departamento de compras da companhia financeira) são usadas também na conta provisional da transação. Em um ambiente multicompanhia, a companhia financeira da conta provisional pode ser diferente da companhia financeira do departamento de compras. Assim, as taxas da ordem de compra não podem ser usadas diretamente: as taxas fixas ou inseridas manualmente devem ser convertidas primeiro.

Se a taxa de câmbio for fixa ou inserida manualmente no cabeçalho da ordem de compra, o sistema monetário determina as moedas entre as quais a taxa fixa ou inserida manualmente é definida e como a taxa pode ser usada na conta provisional da transação.

Sistema monetário Taxa fixa ou inserida manualmente definida entre a moeda da ordem de compra e...
Padrão

...a moeda local do departamento de compras.

Como as moedas locais podem ser diferentes em várias companhias financeiras, a taxa fixa ou inserida manualmente na ordem de compra não pode ser usada diretamente e precisa ser convertida primeiro. O LN calcula uma nova taxa entre a moeda da transação e a moeda local da companhia financeira "para" por meio da taxa fixa ou inserida manualmente da moeda da transação para a moeda local da companhia financeira "de".

Único

...a moeda local do departamento de compras.

Como a moeda local é igual em todas as companhias financeiras, a taxa da ordem de compra e o fator da taxa podem ser usados diretamente na conta provisional da transação também.

Dependente

...a moeda de referência do departamento de compra.

As taxas da moeda de referência para as outras moedas locais são desativadas e recuperadas da sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000) na data da ordem.

Independente

... todas as moedas locais.

Como as moedas locais são iguais e têm a mesma posição em todas as companhias financeiras, a taxa da ordem de compra e o fator da taxa podem ser usados diretamente na conta provisional da transação também.