Conciliar faturas de compra

Para conciliar faturas de compra

É possível conciliar faturas de frete e faturas de compra individuais das seguintes maneiras:

  • Automaticamente

    LN concilia automaticamente as faturas de compra registradas com o pedido de compra, a nota de despacho ou a carga ou a expedição especificados. Se a fatura puder ser somente parcialmente conciliada, será possível conciliar manualmente o valor restante não atribuído.

  • Manualmente

    Será possível conciliar manualmente as faturas se você não souber o número da ordem, nota de despacho ou carga/expedição relacionada ou se desejar conciliar a fatura com várias ordens.

  • Em uma tarefa

    É possível conciliar e aprovar um intervalo de faturas com status Registrado em uma tarefa em segundo plano.

Para conciliar linhas de faturas de compra

As linhas de fatura vinculadas às faturas de compra incluem informações como número de ordem de compra, nota de despacho e item usado ao conciliar as faturas com ordens de compra, recebimentos de compra ou custos no destino. Quando o Tipo de linha da fatura da linha de fatura for Ordem, a linha de fatura será conciliada com as ordens e recebimentos de compra. Se o Tipo de linha da fatura for Custos no destino, a linha de fatura será conciliada com os custos no destino.

Quando a ordem de compra e a nota de despacho não estiverem definidas em uma linha de fatura relacionada à ordem, a ordem de compra e a nota de despacho do cabeçalho da fatura serão usadas para conciliar a linha da fatura. O item especificado nas linhas de fatura é usado para conciliar somente as ordens de compra e recebimentos do mesmo código de item.

É possível conciliar as faturas de compra de duas maneiras:

  • As linhas de fatura podem ser conciliadas diretamente a ordens de compra e recebimentos ou
  • As linhas de fatura determinam a ordem, a nota de despacho e o item para conciliar a fatura com ordens de compra e recebimentos.

Quando o conceito de Custos no destino estiver ativo, as linhas da fatura de custo no destino poderão ser conciliadas com os custos no destino dos recebimentos de compra e de armazém.

Conciliar linhas de fatura diretamente a ordens de compra e recebimentos

A quantidade da linha de fatura, o preço unitário e o valor líquido são usados ao conciliar a linha da fatura a ordens de compra e recebimentos. A linha de fatura pode ser conciliada automaticamente com uma diferença de preço. LN não permitirá conciliar as linhas de fatura com as ordens de compra e o recebimento se as diferenças de preço excederem os valores dos campos Tolerância de percentual para conciliação com diferença de preço e Valor de tolerância para conciliação com diferença de preço da sessão Configurações de conciliação automática por PN faturador (tfacp0107m000) ou se excederem no campo Toler. de dif. de preço das faturas receb. da sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000) Com base no valor especificado no campo Procedimento de conciliação automática da sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000), as linhas de fatura são conciliadas com a ordem de compra ou com o recebimento de compra.

  • Conciliar com ordem de compra

    • Linhas de ordem de compra que forem conciliadas ao item da linha de fatura, à ordem de compra ou à nota de despacho da linha de fatura ou do cabeçalho serão conciliadas com a linha de fatura. A quantidade de conciliação é o mínimo da quantidade da linha de fatura disponível que não foi conciliada. A quantidade conciliada não deve exceder a diferença entre a quantidade da linha da ordem de compra e a quantidade dos itens rejeitados durante inspeções.

    • Conciliar com recebimento de compra

      Recebimentos de compra que forem conciliados ao item da linha de fatura, à ordem de compra ou à nota de despacho da linha de fatura ou do cabeçalho serão conciliadas com a linha de fatura. A quantidade de conciliação é o mínimo da quantidade da linha de fatura disponível que não foi conciliada. A quantidade conciliada não deve exceder a diferença entre a quantidade de recebimento de compra e a quantidade dos itens rejeitados durante inspeções.

    Quando as linhas de fatura são conciliadas diretamente às ordens de compra e aos recebimentos, a fatura é parcial ou totalmente conciliada. Se não for possível fazer nenhuma conciliação, a fatura permanecerá não conciliada.

  • Conciliar fatura com ordens de compra e recebimentos

    As linhas de fatura que não são diretamente conciliadas a ordens de compra e recebimentos são selecionadas para conciliação neste passo. As entidades como item, ordem de compra e nota de despacho das linhas de fatura são usadas para conciliar com ordens de compra e recebimentos. Para linhas de fatura para as quais a ordem de compra e a nota de despacho não são especificadas, as faturas são conciliadas usando as informações da ordem de compra e da nota de despacho especificadas no cabeçalho da fatura. Quando ordens de compra e recebimentos podem ser conciliados, as quantidades recebidas aprovadas disponíveis são conciliadas. O LN permite conciliar as faturas desse tipo com base nas configurações de conciliação da sessão Configurações de conciliação automática por PN faturador (tfacp0107m000). Há dois tipos de configurações:

    • A diferença do valor líquido da linha de fatura e do valor total da ordem a ser conciliada deve estar dentro das tolerâncias definidas ou
    • A Autorização total deve ser aplicada à Quantia da fatura superior à Quantia conciliada ou à Quantia da fatura inferior à Quantia conciliada.

    Em caso de conciliação automática, isto é, quando as quantias conciliadas comparadas às quantias da fatura estão dentro das tolerâncias definidas, a diferença do valor líquido da linha de fatura e o valor total conciliado da ordem é uma diferença de preço lançada automaticamente como uma linha de custo adicional.

Nota

O lançamento automático só será processado quando a conciliação automática puder ser executada. Portanto, quando não houver autorização total ou as diferenças de valor excederem as tolerâncias, a conciliação automática será cancelada e nenhuma linha de custo adicional será gerada automaticamente.

Conciliar linhas da fatura com custos no destino

As linhas da fatura de custo no destino são conciliadas com os custos no destino. Os custos no destino podem ser parte de uma fatura relacionada à ordem de compra quando o fornecedor fatura as linhas de custos no destino com o faturamento das ordens de compra e dos recebimentos. Faturas relacionadas a custos no destino só podem ter linhas de fatura para custos no destino.

A conciliação automática de custos no destino para as linhas da fatura de custo no destino só iniciará quando:

  • o conceito de custos no destino estiver ativo; e
  • somente linhas de fatura de custo no destino estiverem na fatura; ou
  • as linhas de fatura de custo no destino e as linhas de fatura relacionadas à ordem estiverem na fatura; e
    • as linhas de fatura relacionadas à ordem forem conciliadas com sucesso; e
    • os recebimentos das ordens de compra conciliadas forem conciliados às linhas de fatura; e
    • as quantidades da linha da fatura forem totalmente conciliadas com as quantidades da ordem/recebimento.

Quando as linhas da fatura de custo no destino não puderem ser conciliadas automaticamente, o status da conciliação das faturas permanecerá Não conciliado ou Conciliado parcialmente.

Dois tipos de faturas são conciliados automaticamente.

  • Conciliar custos no destino para faturas relacionadas à ordem de compra

    As linhas de fatura de custo no destino são conciliadas com as ordens de compra e a nota de despacho que podem estar presentes na linha da fatura. Ou, se nenhuma ordem de compra e nota de despacho estiver na linha de fatura, a linha de custo no destino se aplicará às ordens de compra aplicáveis que são conciliadas com a mesma fatura.

    As linhas de fatura de custo no destino serão conciliadas quando as linhas de custo no destino selecionadas:

    • pertencerem aos recebimentos conciliados da fatura; e
    • forem conciliadas (quando disponíveis) com todos os seguintes atributos de linha de fatura:
      • Item
      • Tipo de custo no destino
      • Ordem
      • Nota de despacho
      • Acordo de pagamento (da fatura)
    • o valor da diferença de preço e a porcentagem na sessão Configurações de conciliação automática por PN faturador (tfacp0107m000) não forem excedidos, ou quando essa informação não estiver disponível
    • o valor da diferença de preço e a porcentagem em Parâmetros ACP (tfacp0100m000) não forem excedidos.

Cada linha de custo no destino selecionada só pode ser conciliada com o valor do custo no destino em aberto da fatura ou uma fração desse valor. A fração é definida pela quantidade de recebimento conciliada e pela quantidade recebida aprovada do recebimento conciliado.

  • Conciliar custos no destino para faturas relacionadas a custos no destino

    As linhas de fatura de custo no destino são conciliadas com as ordens de compra e a nota de despacho que podem estar presentes na linha da fatura. Quando não houver ordens de compra e notas de despacho na linha de fatura, a linha de fatura de custo no destino será conciliada com a ordem de compra e a nota de despacho do cabeçalho da fatura. Quando não for encontrada nenhuma ordem de compra ou nota de despacho, a conciliação automática será cancelada.

    As linhas de fatura de custo no destino serão conciliadas quando as linhas de custo no destino selecionadas:

    • forem conciliadas com a ordem, a nota de despacho ou ambas; e
    • forem conciliadas (quando disponíveis) com todos os seguintes atributos de linha de fatura:
      • Item
      • Tipo de custo no destino
      • Acordo de pagamento (da fatura)
    • o valor da diferença de preço e a porcentagem na sessão Configurações de conciliação automática por PN faturador (tfacp0107m000) não forem excedidos, ou quando essa informação não estiver disponível
    • o valor da diferença de preço e a porcentagem em Parâmetros ACP (tfacp0100m000) não forem excedidos.

Cada linha de custo no destino selecionada só pode ser conciliada com o valor do custo no destino em aberto da fatura.

O valor do custo no destino e o valor de fatura das linhas de custo no destino conciliadas, assim como as linhas de fatura serão distribuídos pelas linhas de fatura e linhas de custo no destino.

Exemplo 1: as linhas de custo no destino 1 e 2 são conciliadas com uma linha de fatura

  • linha de custo no destino 1, valor do custo no destino: US$ 100
  • linha de custo no destino 2, valor do custo no destino: US$ 300
  • linha de fatura, valor da fatura: US$ 440

Resultado da conciliação

Linhas conciliadas Valor do custo no destino Valor da linha da fatura
Linha de custo no destino 1 / linha da fatura US$ 100 US$ 110
Linha de custo no destino 2 / linha da fatura US$ 300 US$ 330

Exemplo 2: Uma linha de custo no destino é conciliada com duas linhas de fatura

  • linha de custo no destino 1, valor do custo no destino: US$ 900
  • linha de fatura 1, valor da fatura: US$ 700
  • linha de fatura 2, valor da fatura: US$ 300

Resultado da conciliação

Linhas conciliadas Valor do custo no destino Valor da linha da fatura
Linha de custo no destino/linha de fatura 1 US$ 630 US$ 700
Linha de custo no destino/linha de fatura 2 US$ 270 US$ 300

Informações e mensagens de erro e aviso poderão ser registradas no registro de erros (tfacp2580m000) quando houver conciliação das linhas de fatura com ordens de compra, recebimentos e custos no destino.

Pré-requisitos para uma conciliação de custo no destino bem-sucedida:

  • a fatura está completa, isto é, todas as linhas de fatura de custo no destino estão presentes na fatura.
  • as linhas de custo no destino das ordens de compra e recebimentos no armazenamento estão completas, isto é, todas as linhas de custo estão presentes nos recebimentos.