Autofaturamento

É possível definir se o autofaturamento é usado para cada cabeçalho de ordem de compra.

O autofaturamento normalmente será usado se você tiver:

  • um contrato com o fornecedor para o preço das mercadorias que está comprando
  • um acordo com o fornecedor de que pagará pelas mercadorias sem receber uma fatura para elas.

O fornecedor não precisa enviar uma fatura. Em vez disso, use o procedimento de autofaturamento para gerar faturas automaticamente para essas mercadorias.

Quando o procedimento de autofaturamento é usado, o LN cria, concilia e aprova faturas automaticamente durante o recebimento de mercadorias. Isso tudo é feito no módulo Accounts Payable.

Autofaturas internas

Para a transferência de mercadorias faturadas entre armazéns de companhias financeiras separadas, é importante que uma fatura de compra correspondente esteja disponível para cada fatura de venda. Caso contrário, a reconciliação não será possível.

Para garantir que o LN crie uma fatura de compra interna para cada fatura de venda interna, marque a caixa de seleção Gerar faturas com data de fatura inserida manualmente na sessão Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000).

Se você marcar essa caixa de seleção, o LN ignorará os critérios de composição para faturas de vendas configurados em Accounts Receivable e em Invoicing e criará uma fatura de compra interna para cada fatura de venda interna.

Procedimento de autofaturamento

O procedimento de autofaturamento é semelhante ao procedimento para faturas de compra criadas manualmente e é composto por estes passos:

  1. Registre o recebimento das mercadorias no Warehousing.
  2. Na sessão Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000) de Accounts Payable, os documentos da fatura de compra são gerados. O LN cria uma entrada de fatura em aberto.
  3. O LN concilia e aprova os documentos de fatura automaticamente.
  4. O LN cria os lançamentos para a fatura de compra gerada em General Ledger.

Informações de lançamento

No caso de um documento de autofaturamento, os mesmos lançamentos são criados da mesma forma que para faturas registradas manualmente, relacionadas às ordens que podem ser inseridas na sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000). Para cada linha da fatura gerada, o LN define o nível do cálculo do imposto como Linha de transação.

No caso de uma nota de débito, os mesmos lançamentos são criados d mesma forma que para as notas de crédito registradas relacionadas a ordens de compra. A categoria do tipo de transação é Notas de crédito de compra. Para cada linha da nota de débito gerada, o LN define o nível do cálculo do imposto como Linha de transação.

O lançamento na conta de controle normalmente é um lançamento de crédito para uma fatura de autofaturamento ou um lançamento de débito para uma fatura de nota de débito. Isso depende de dois fatores: se o valor é positivo ou negativo e se o tipo de transação permite o lançamento de valores negativos e valores negativos para notas de crédito.