Relações de comércio intercompanhia 360 (tcitr2300m000)

Utilize essa sessão para visualizar e manter relações de comércio intercompanhia e os cenários de comércio intercompanhia vinculados, acordos de comércio intercompanhia e classificações de comércio intercompanhia opcionais.

Os campos na sessão de cabeçalho desta sessão são usados como critérios de seleção para recuperar as relações de comércio intercompanhia desejadas. A sessão de linhas exibe as relações de comércio intercompanhia correspondentes.

Para visualizar ou realizar a manutenção dos detalhes de uma das relações de comércio intercompanhia, na sessão de linhas desta sessão, selecione a relação de comércio intercompanhia e, no menu adequado, selecione:

  • Acordo para visualizar ou manter os detalhes do acordo comercial na sessão Acordo de comércio intercompanhia (tcitr1600m000).
  • Relacionamento para visualizar ou manter os detalhes do relacionamento comercial na sessão Relação de comércio intercompanhia (tcitr2600m000).
Entidade

O tipo de entidade que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias.

Companhia logística de origem

A companhia operacional da entidade no campo De Código da entidade.

Entidade de origem

A entidade que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias.

Unidade empresarial

A unidade empresarial que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias.

Companhia financeira

A companhia financeira que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias.

Entidade

O tipo de entidade que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias.

Companhia logística de destino

A companhia operacional da entidade no campo Ent. destino.

Código de entidade de destino

A entidade que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias.

Unidade empresarial

A unidade empresarial que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias.

Companhia financeira

A companhia financeira que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias.

Cenário

O cenário de comércio entre companhias aplicável para as relações comerciais a serem recuperadas.

Valores permitidos

Cenário de comércio entre companhias

  • Qualquer (sem seleção)
  • Entrega externa de material (vendas)
  • Entrega externa direta de material
  • Entrega interna de material
  • Frete
  • Reparo em oficina de subcontratação
  • Entrega de Projeto (PCS)
  • Transferência WIP
Origem de preço

A origem de preço do acordo de comércio entre companhias do cenário de comércio entre companhias aplicável para as relações comerciais a serem recuperadas.

Valores permitidos

Origem de preço do comércio entre companhias

  • Qualquer (sem seleção)
  • Custo majorado
  • Tempo e Material
  • Preço comercial
  • Preço de ordem de venda (Bruto)
  • Preço de ordem de venda (Líquido)
  • Preço de ordem de compra (Bruto)
  • Preço de ordem de compra (Líquido)
  • Valor alfandegário de ordem de vendas
Acordo de comércio intercompanhia

O acordo de comércio entre companhias do cenário de comércio entre companhias aplicável para as relações de comércio a serem recuperadas.

Data de efetividade

A Data de efetividade do cenário de comércio entre companhias e o acordo de comércio entre companhias das relações de comércio entre companhias a serem recuperadas.

Descrição

A descrição da relação de comércio entre companhias atual.

Ent. de origem

O tipo de entidade que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias. Esse campo está vazio e indisponível se a Entidade não for selecionada no campo De tipo.

Companhia logística de origem

A companhia operacional da entidade no campo De Código da entidade.

Entidade de origem

A entidade que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias.

Unid empresar de origem

A unidade empresarial que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias. Esse campo está vazio e indisponível se a Unidade empresarial não for selecionada no campo De tipo.

De Companhia financeira

Ent. destino

Companhia logística de destino

A companhia operacional da entidade no campo Ent. destino.

Código de entidade

A entidade que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias.

Unidade empresarial de destino

A unidade empresarial que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias. Esse campo está vazio e indisponível se a Unidade empresarial não for selecionada no campo De tipo.

Até Companhia financeira

A companhia financeira que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias. Se você tiver especificado uma entidade ou unidade empresarial, esse campo exibirá a companhia financeira da entidade ou unidade empresarial.

Sequência de pesquisa

A prioridade de pesquisa que o LN usa para recuperar as relações de comércio entre companhias que correspondem às entidades envolvidas em uma ordem. Quanto menor for o número de sequência da pesquisa, maior será a prioridade de pesquisa; ou seja, quanto mais específico for o tipo de unidade comercial, maior será a prioridade. O primeiro dígito do número de sequência da pesquisa representa o lado de origem; o segundo dígito representa o lado de destino da relação de comércio entre companhias. A configuração do parâmetro de Sequência de pesquisa de relações de comércio intercompanhia na sessão Parâmetros de comércio intercompanhia (tcitr0100m000) determina se o lado de origem ou o lado de destino da relação recebe prioridade.

Como o número de prioridade é composto

O primeiro dígito do número de sequência da pesquisa representa o lado de origem; o segundo dígito representa o lado de destino da relação de comércio entre companhias. Cada Tipo de unidade de comércio tem um número:

Tipo de unidade de comércio entre companhias Número
Entidade específica 1
Unidade empresarial específica e Classificação de comércio intercompanhia 2
Unidade empresarial específica 3
Companhia financeira específica e Classificação de comércio intercompanhia 4
Companhia financeira específica 5
Qualquer companhia financeira e Classificação de comércio intercompanhia 6
Qualquer companhia financeira 7
Qualquer unidade empresarial e Classificação de comércio intercompanhia 8
Qualquer unidade empresarial 9

Por exemplo, se você especificar esta relação: Da unidade empresarial de EU 1 com a classificação comercial ABC Para qualquer companhia financeira, o número de sequência de pesquisa será 27 se o parâmetro Seq. pesq: rel. com. intercompanhia estiver definido como De. Se a configuração for Para, o número de sequência de pesquisa será 72.

Cenário

Um processo de negócios, como Entrega externa de material (vendas), envolvendo duas partes de uma organização definidas como entidades. Um cenário de comércio intercompanhia é vinculado a um acordo de comércio intercompanhia. O cenário de comércio intercompanhia e o acordo de comércio intercompanhia são vinculados a uma relação de comércio intercompanhia.

Exemplo

As entidades do departamento de vendas S1 e armazém W1 fazem parte da organização A, mas estão localizadas em países diferentes. Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, S1 instrui W1 a entregar as mercadorias ao cliente. W1 envia uma fatura interna para S1 para cobrir os custos das mercadorias e da entrega. O valor da fatura interna é baseado no preço de ordem de venda.

Valores permitidos

Entrega externa de material (vendas)

O proprietário das mercadorias muda de uma entidade financeira interna para um parceiro de negócios externo (ou companhia afiliada) com base em uma ordem de outra entidade financeira interna, que fatura o cliente externo.

Exemplo

O departamento de vendas S1 e o armazém W1 fazem parte da organização A, mas estão localizados em países diferentes. Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, S1 instrui W1 a entregar as mercadorias ao cliente. O armazém W1 envia uma fatura interna para o departamento de vendas S1 para cobrir os custos das mercadorias e da entrega.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
  • Preço de ordem de venda (Bruto)
  • Preço de ordem de venda (Líquido)
  • Valor alfandegário de ordem de vendas
  • Divisão de lucro (bruto)
  • Divisão de lucro (líquido)
Entrega externa de material (Compra)

O proprietário das mercadorias muda de um fornecedor externo (que pode ser uma companhia afiliada) para uma entidade financeira interna com base em uma ordem de outra entidade financeira interna, que é faturada pelo fornecedor externo.

Exemplo

Uma organização multinacional tem um departamento de compra central que compra material para suas plantas de produção localizadas em vários países. O departamento de compra adquire os materiais de fornecedores externos. As plantas de produção são modeladas como entidades financeiras separadas. O departamento de compra cobra as plantas de produção internamente pelos custos incorridos.

Para cobrar as plantas de produção, o departamento de compra central envia ordens de comércio intercompanhia para as plantas de produção. As cobranças podem se basear em várias regras de preço, como o preço de compra pago ao fornecedor externo.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
  • Preço de ordem de compra (Bruto)
  • Preço de ordem de compra (Líquido)

Este cenário vai se aplicar se a Gestão de ordem e o Serviço forem implementados.

Entrega de Projeto (PCS)

Faturamento entre um departamento de cálculo de projeto e um armazém ou outros departamentos.

Origem de preço com suporte: Custo majorado

Transferência WIP

No caso de transferências WIP, o trabalho em progresso é transferido de um centro de trabalho para outro. Cada centro de trabalho é definido como uma entidade. Cada entidade pertence a uma entidade financeira interna diferente. O centro de trabalho de expedição fatura o centro de trabalho de recebimento, pois a propriedade muda diretamente de uma entidade financeira interna para outra entidade financeira interna. Origem de preço com suporte: Custo majorado (sem margem).

Entrega externa direta de material

A propriedade das mercadorias muda de uma entidade legal externa para um parceiro de negócios externo com base em duas ordens, por exemplo, uma ordem de venda e uma ordem de compra de entidades legais internas diferentes.

Exemplo

Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, o departamento de compras A instrui o departamento de compras A1 a comprar mercadorias de um fornecedor externo. O fornecedor entrega as mercadorias diretamente ao cliente externo. O Departamento de vendas A fatura o cliente externo. O fornecedor externo fatura o departamento de compras A1. Para ser compensado para os custos incorridos, o departamento de compras A1 envia a fatura interna ao departamento de vendas A.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
  • Preço de ordem de venda (Bruto)
  • Preço de ordem de venda (Líquido)
  • Valor alfandegário de ordem de vendas
  • Preço de ordem de compra (Bruto)
  • Preço de ordem de compra (Líquido)
  • Divisão de lucro (bruto)
  • Divisão de lucro (líquido)
Entrega interna de material

As mercadorias e a propriedade relacionada são transferidas de uma entidade financeira interna para outra entidade financeira interna. Por exemplo, uma transferência de armazém em que as mercadorias são transferidas de um armazém para outro. Ambos os armazéns são definidos como entidades. Nesse cenário, a entidade de expedição incorre em custos em nome da entidade recebedora, ou fatura a entidade recebedora.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
Nota

Também usado como subcenário Tempo e Material do cenário Reparo em oficina de subcontratação, caso em que as origens de preço com suporte são:

  • Custo majorado
  • Preço comercial
  • Preço zero
Frete

Os custos de frete são faturados por um departamento logístico para um armazém, departamento de vendas ou outro departamento.

Se uma ordem de frete for criada para uma ordem, como uma ordem de venda, ordem de transferência ou ordem de compra, o departamento logístico pagará os custos do frete. Se especificado para ser compensado pelos custos de frete, o departamento logístico envia uma fatura interna ao departamento de vendas, ao armazém ou ao departamento de compras em cujo nome os custos de frete são incorridos. O departamento logístico e outros departamentos são definidos como entidades.

Nesse cenário, um departamento logístico é a entidade de vendas e um armazém, departamento de vendas ou outro departamento de compra é a entidade compradora na ordem de comércio entre companhias.

Consulte Cenários de comércio entre companhias Frete – processo e configuração e Faturamento de frete interno e externo.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
Reparo em oficina de subcontratação

As operações ou as atividades são realizadas por uma entidade financeira em nome de outra entidade financeira, e os custos são incorridos, por exemplo, material e mão de obra, para essas operações ou atividades.

Exemplo

Uma ordem de trabalho para reparar um item, vinculada a uma ordem de venda de manutenção de outra entidade financeira.

Origens de preço com suporte:

  • Tempo e Material
  • Preço comercial
Despesas

O cenário de comércio entre companhias Despesas é usado para determinar o valor de comércio entre companhias que o departamento do funcionário que fez a despesa cobra internamente do departamento em cujo nome as despesas foram feitas.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
  • Preço zero
Mão de obra

O cenário de comércio entre companhias Mão de obra é usado para determinar o valor de comércio entre companhias que o departamento do funcionário que reserva as horas cobra internamente do departamento em cujo nome as horas foram reservadas.

Este cenário também é usado como um subcenário de Tempo e Material do cenário Reparo em oficina de subcontratação.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço comercial
Outros

Subcenário de Tempo e Material do cenário Reparo em oficina de subcontratação.

Origens de preço com suporte

  • Custo majorado
  • Preço zero
Nota

Os cenários Mão de obra e Despesas estarão indisponíveis se:

  • Ent. de origem for Armazém ou Projeto.
  • Ent. destino for Armazém, Departamento logístico ou Projeto.

O cenário Entrega externa de material (Compra) estará indisponível se:

  • Ent. de origem for algum destes:

    • Armazém
    • Projeto
    • Departamento logístico
    • Departamento de gerenciamento de projeto
  • Ent. destino for Departamento logístico ou Projeto.
Data de efetividade

A data de efetividade aplica-se aos cenários de comércio entre companhias e aos acordos de comércio entre companhias presentes para a relação de comércio atual.

Se houver mais de um cenário comercial idêntico, aquele com a data de efetividade mais recente entrará em vigor. Cenários comerciais com datas de efetividade no futuro (além da data atual) ainda não estão em vigor.

Acordo de comércio intercompanhia

Um atributo que inclui os detalhes do comércio intercompanhia para um cenário de comércio intercompanhia. Um acordo de comércio intercompanhia é vinculado a uma relação de comércio intercompanhia junto com o cenário de comércio intercompanhia.

Para o cenário de comércio intercompanhia aplicável e a relação de comércio, um acordo de comércio intercompanhia:

  • Determina se é utilizado faturamento interno.
  • Determina se as ordens de comércio intercompanhia devem ser aprovadas antes do processamento.
  • Inclui as regras de preço de transferência que determinam os valores das transações de comércio intercompanhia.
  • Determina os valores das faturas internas, se faturamento interno for especificado.

Exemplo

O departamento de vendas S1 e o armazém W1 fazem parte da organização A, mas estão localizados em países diferentes. Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, S1 instrui W1 a entregar as mercadorias ao cliente. W1 envia uma fatura interna para S1 para cobrir os custos das mercadorias e da entrega. O valor da fatura interna é baseado no preço de ordem de venda.

Origem de preço

O preço que deve ser usado para a fatura interna do cenário de comércio entre companhias selecionado.

Valores permitidos

Custo majorado

O preço de comércio interno equivale aos custos reais e, opcionalmente, uma margem pode ser adicionada.

Os custos de frete baseiam-se no custo de frete estimado que, dependendo do método de faturamento aplicável, pode ser atualizado com a fatura da transportadora. Para mais informações, consulte o Métodos de faturamento.

Tempo e Material

O preço interno do reparo depende dos elementos reais, isso é, do material usado, das horas gastas e de outros custos reais.

Preço comercial

Os preços de comércio interno e os preços cobrados de um parceiro de negócios não afiliado são iguais e podem ser recuperados dos livros de preços aplicáveis.

Para reparos, um preço interno fixo é especificado. Esse preço independe do tipo de reparo e dos custos reais.

Consulte também Mão de obra e Despesas.

Preço de ordem de venda (Bruto)

O preço de comércio interno equivale ao preço de venda bruto cobrado para o parceiro de negócios externo, menos a porcentagem especificada no campo Porcentagem de desconto.

Preço de ordem de venda (Líquido)

O preço de comércio interno equivale ao preço de venda líquido cobrado para o parceiro de negócios externo, menos a porcentagem especificada no campo Porcentagem de desconto.

Preço de ordem de compra (Bruto)

O preço de comércio interno equivale ao preço bruto da ordem de compra mais a percentagem especificada no campo Percentagem de margem.

Preço de ordem de compra (Líquido)

O preço de comércio interno equivale ao preço líquido da ordem de compra mais a percentagem especificada no campo Percentagem de margem.

Valor alfandegário de ordem de vendas

O valor aduaneiro menos a percentagem especificada no campo Porcentagem de desconto.

Divisão de lucro (bruto)

O lucro bruto da transação de venda externa é dividido entre as entidades envolvidas na transação de acordo com a porcentagem da ordem de comércio entre companhias especificada no campo Porcentagem de divisão de lucro. Consulte Divisão de lucros.

Divisão de lucro (líquido)

O lucro líquido da transação de venda externa é dividido entre as entidades envolvidas na transação de acordo com a porcentagem da ordem de comércio entre companhias especificada no campo Porcentagem de divisão de lucro. Consulte Divisão de lucros.

Preço zero

O valor 0 (zero) é usado para uma fatura interna, pois presume-se que os custos fazem parte de outra linha de fatura, por exemplo, sobretaxa para mão de obra ou material.

Essa opção de preço estará disponível somente se o cenário de comércio entre companhias for Reparo em oficina de subcontratação ou Despesas.

Nota

As origens de preço disponíveis dependem do cenário de comércio entre companhias selecionado. Para mais informações, consulte o Cenário de comércio entre companhias.

De tipo

O tipo de segmento da sua organização que constitui o lado de origem da relação de comércio entre companhias.

Valores permitidos

Entidade

entidade

Unidade empresarial

unidade empresarial

Companhia financeira

companhia financeira

Qualquer companhia financeira

Qualquer companhia financeira na sua organização.

Qualquer unidade empresarial

Qualquer unidade empresarial na sua organização.

De classificação de comércio intercompanhia

Um atributo que consiste em um código e em uma descrição utilizado para criar grupos de entidades ou unidades empresariais. Para criar um grupo, várias entidades ou unidades empresariais são vinculadas a uma classificação de comércio intercompanhia. Esses grupos podem ser usados para definir relacionamentos de comércio intercompanhia.

Exemplo

Uma grande organização internacional inclui estas unidades empresariais:

Na Europa

  • Reino Unido
  • França
  • Bélgica

Na Ásia

  • Índia
  • China
  • Japão

A classificação comercial Europa está vinculada às unidades empresariais europeias e a classificação comercial Ásia está vinculada às unidades empresariais asiáticas. É possível configurar relações comerciais, por exemplo, para definir diferentes acordos comerciais na Europa e na Ásia, por exemplo:

  • Ásia para Europa
  • Europa para Ásia
  • Ásia para Ásia
  • Europa para Europa
Até Tipo

O tipo de segmento da sua organização que constitui o lado de destino da relação de comércio entre companhias.

Valores permitidos

Entidade

entidade

Unidade empresarial

unidade empresarial

Companhia financeira

companhia financeira

Qualquer companhia financeira

Qualquer companhia financeira na sua organização.

Qualquer unidade empresarial

Qualquer unidade empresarial na sua organização.

Até Classificação de comércio intercompanhia

Um atributo que consiste em um código e em uma descrição utilizado para criar grupos de entidades ou unidades empresariais. Para criar um grupo, várias entidades ou unidades empresariais são vinculadas a uma classificação de comércio intercompanhia. Esses grupos podem ser usados para definir relacionamentos de comércio intercompanhia.

Exemplo

Uma grande organização internacional inclui estas unidades empresariais:

Na Europa

  • Reino Unido
  • França
  • Bélgica

Na Ásia

  • Índia
  • China
  • Japão

A classificação comercial Europa está vinculada às unidades empresariais europeias e a classificação comercial Ásia está vinculada às unidades empresariais asiáticas. É possível configurar relações comerciais, por exemplo, para definir diferentes acordos comerciais na Europa e na Ásia, por exemplo:

  • Ásia para Europa
  • Europa para Ásia
  • Ásia para Ásia
  • Europa para Europa
Fatura interna

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o faturamento interno será aplicável às transações de comércio intercompanhia.

Nota

Essa caixa de seleção estará ativada somente se a caixa de seleção Transações de comércio intercompanhia estiver selecionada.

Origem da moeda

A origem da moeda da fatura interna ou da transação de liquidação intercompanhias.

Valores permitidos

Companhia (Venda)

A moeda local da companhia da parte de origem da relação de comércio entre companhias é usada para fatura interna.

Companhia (Compra)

A moeda local da companhia da parte de destino da relação de comércio entre companhias é usada para fatura interna.

Parceiro de negócios interno (Vendas)

A moeda do parceiro de negócios interno da entidade que pertence ao lado de origem da relação de comércio entre companhias é usada para a fatura interna.

Parceiro de negócio interno (compra)

A moeda do parceiro de negócios interno da entidade que pertence ao lado de destino da relação de comércio entre companhias é usada para a fatura interna.

Ordem (Vendas)

A moeda da ordem de compra para o fornecedor é usada para a fatura interna. Isso se aplica se o cenário comercial for Entrega externa direta de material.

Ordem (Compras)

A moeda da ordem de venda ou da ordem de serviço é usada para a fatura interna. Isso se aplica se o cenário comercial for Entrega externa de material (vendas) ou Entrega externa direta de material.

Específico

A moeda especificada pelo usuário.

Nota

Esse campo será definido como Não aplicável a caixa de seleção Transações de comércio intercompanhia estiver desmarcada.

Moeda

A moeda da transação de comércio intercompanhia. A moeda é exibida se a origem da moeda for Específico.

Porcentagem de desconto

A porcentagem pela qual a fatura interna é reduzida. Por exemplo, se o preço de venda para o cliente for de EUR 100 e a porcentagem de redução for de 5%, o valor da fatura interna será de EUR 95.

Aplicável somente a:

  • Preço de ordem de venda (Bruto)
  • Preço de ordem de venda (Líquido)
  • Valor alfandegário de ordem de vendas
Percentagem de margem

A porcentagem pela qual a fatura interna é aumentada.

Aplicável somente a:

  • Custo majorado
  • Preço de ordem de compra (Bruto)
  • Preço de ordem de compra (Líquido)
Valor de margem

O valor pelo qual a fatura interna é aumentada.

Isso se aplica somente ao cenário de Frete e à origem de preço Custo majorado.

Moeda

A moeda do valor da margem.