Definir dados mestres financeiros

Nas companhias do tipo Financeiro ou Ambos, é preciso inserir os dados mestres financeiros da companhia. Os dados mestres financeiros devem estar presentes em cada companhia financeira. Em uma estrutura multicompanhia, as companhias financeiras podem compartilhar muitos dos dados mestres financeiros. É necessário inserir os dados compartilhados somente uma vez. Eles podem ser inseridos em qualquer companhia que compartilha os dados.

Os dados mestres financeiros consistem em:

  • Os dados mestres de Finanças do LN definidos no módulo Contabilidade (GLD), como o plano de contas, a integração entre a companhia financeira e a companhia logística e os dados de registro tributário.
  • Os dados mestres dos outros módulos de Finanças do LN em uso
  • Os dados mestres de Faturamento central do LN. Consiste nos cabeçalhos e rodapés de fatura e nos modelos de solicitação de faturamento.

Para inserir os dados mestres financeiros:

  1. Alterne para a companhia cujos dados deseja inserir. Para alterar a companhia, passe o cursor sobre Opções do LN no menu Mais e clique em Alterar companhia.

    Nota

    Quando uma companhia compartilha dados com uma companhia para a qual você já inseriu os dados, eles já estarão presentes. Nesse caso, ignore as etapas correspondentes.

  2. Defina os dados mestres do livro-razão. Esses dados incluem o seguinte:

    • As dimensões e períodos financeiros usados pelas companhias financeiras ou as companhias financeiras de estrutura multicompanhia
    • O plano de contas
    • A estrutura das contas contábeis
    • As dimensões vinculadas às contas
    • Os tipos de transação que serão processados em Finanças
    • Os períodos financeiros nos quais as transações serão lançadas
    • As contas contábeis e os tipos de transação que serão usados como contas temporárias para registrar o lucro e a perda, etc.

    Para obter instruções sobre como inserir os dados mestres financeiros, consulte o Guia de referência do Infor ERP para contabilidade.

  3. Defina os esquemas de mapeamento de integração. O esquema de mapeamento de integração define em qual conta contábil cada transação de integração é lançada. As transações de integração são transações financeiras que resultam das transações logísticas, como a baixa e o recebimento de mercadorias.

    Em cada companhia financeira de uma estrutura multicompanhia, é preciso definir o esquema de mapeamento de integração para a integração entre a companhia financeira e uma ou mais companhias logísticas relacionadas. É possível definir um esquema de mapeamento de integração que se aplica a uma ou todas as companhias logísticas conectadas a uma companhia financeira por meio das unidades empresariais.

    Para a contabilidade de unidade de negócios e para uma análise logística dos dados financeiros, é preciso também mapear as transações financeiras das várias dimensões.

    Para saber como configurar os esquemas de mapeamento de integração e dimensões, consulte o capítulo “Procedimento de configuração de mapeamento de integração” no Guia de referência do Infor ERP para contabilidade.

  4. Configure os dados do imposto.
  5. Configure a interface do provedor de impostos conforme descrito no Guia do usuário do Infor ERP para imposto se você usar um para calcular impostos dos EUA e Canadá.
  6. Se você declarar imposto nos países da União Europeia (UE), configure os dados do imposto da UE, como descrito na Ajuda online
  7. Configure os dados mestres dos outros módulos de Finanças do LN, conforme as descrições no módulo correspondente. Os parâmetros do módulo fazem parte dos dados mestres do módulo.
  8. Configure os dados do Faturamento central.