Definir dados mestres comuns

Os dados mestres comuns devem estar presentes em cada companhia logística e financeira. As companhias de uma estrutura multicompanhia podem compartilhar grande parte dos dados mestres comuns. É necessário inserir os dados mestres compartilhados somente uma vez. Eles podem ser inseridos em qualquer companhia que compartilha os dados.

Para inserir os dados mestres comuns:

  1. Alterne para a companhia cujos dados deseja inserir. Para alterar a companhia, passe o cursor sobre Opções do LN no menu Mais e clique em Alterar companhia.

    Nota

    Quando uma companhia compartilha dados com uma companhia para a qual você já inseriu os dados, eles já estarão presentes. Nesse caso, ignore as etapas correspondentes.

  2. Defina os funcionários da sua empresa na sessão Funcionários (geral) (tccom0101m000) de Dados comuns do LN.

    Não é preciso registrar todos os funcionários no LN. Porém, é preciso definir os funcionários que têm funções específicas em algum pacote do LN. Por exemplo, é possível definir os seguintes funcionários:

    • Os funcionários cujas horas devem ser consideradas no módulo Horas e despesas em Equipe do LN.
    • Os funcionários atribuídos aos parceiros de negócios. Por exemplo, é preciso designar:

      • Analistas de crédito para parceiros de negócios faturados
      • Contatos de compra para parceiros de negócios fornecedores
      • Contatos de vendas para parceiros de negócios clientes
    • Os funcionários com uma função específica, por exemplo, planejador, comprador e representante de vendas
    • Os funcionários do projeto que fazem parte dos recursos e que contribuem para os custos de mão de obra do projeto

    Em cada pacote do LN, é possível atribuir funcionários a departamentos, como centros de serviço e centros de trabalho. LN usa essas informações para planejamento de produção e cálculo de capacidade. Os centros de serviço e de trabalho são definidos ao inserir os dados mestres de Serviço do LN e Fabricação do LN.

    Nota

    Se as companhias logísticas de uma estrutura multicompanhia compartilharem a tabela Funcionários (tccom001), não será necessário selecionar departamentos para os funcionários. Isso ocorre porque as companhias não podem compartilhar a tabela Departamentos (tcmcs065).

    Depois, é possível usar as sessões Gestão de pessoal do LN para organizar os funcionários em equipes e definir as habilidades, taxas de mão de obra e tipos de mão de obra.

  3. Defina seus parceiros de negócios e seus contatos na sessão Parceiros de negócios (tccom4500m000), conforme descrito em Dados comuns - Dados gerais (COM) do LN.

    Em uma estrutura multicompanhia, as companhias podem compartilhar a tabela principal Parceiros de negócios (tccom100).

  4. Defina os dados básicos do item, conforme descrito em Dados comuns - Dados básicos do item (IBD) do LN.

    Os dados básicos do item são os dados do item geral válidos para cada pacote do LN. Ao inserir os dados mestres, é possível definir dados do item específicos para cada pacote do LN que usa os itens. Por exemplo, você insere os dados do item relacionados à vendas ao inserir os dados mestres de Gestão de ordem do LN e insere os dados do item relacionados a serviços ao inserir os dados mestres de Serviço do LN.

  5. Defina os endereços necessários na sessão Endereços (tccom4530m000). Ao inserir os dados mestres comuns, é preciso definir os endereços de várias entidades, como parceiros de negócios, armazéns e funcionários.
  6. Defina os calendários necessários na sessão Gestão do calendário central (CCP). Ao inserir os dados mestres comuns e os dados mestres do pacote, é possível inserir um calendário para muitas entidades, como parceiros de negócios, departamentos e funcionários.