Dados gerais de vendas

Antes de concluir os procedimentos de vendas, é preciso especificar dados de vendas gerais, como dados para rastrear alterações à ordem e determinar o motivo para as alterações, as condições e os motivos para bloquear automaticamente uma ordem de vendas e simulações de prioridade da ordem.

Especificar dados para rastrear alterações à ordem e determinar o motivo das alterações

As ordens de vendas podem ser documentos dinâmicos, uma vez que os requisitos do parceiro de negócios cliente podem mudar durante o ciclo de vida do processo da ordem. Nos dados mestres de vendas, é possível especificar informações para rastrear esses ajustes e os motivos pelos quais as alterações foram feitas. Códigos de alteração e códigos de confirmação são usados para rastrear várias alterações a uma ordem. Embora essa funcionalidade tenha sido projetada para funcionar especificamente com EDI, uma companhia sem a funcionalidade EDI também pode usá-los para registrar alterações.

É possível usar códigos de alteração para manter informações sobre alterações de ordem rastreadas para fins históricos. É possível usar códigos de confirmação para adicionar manualmente informações de alteração ao documento da ordem, após o que essas alterações são comunicadas ao parceiro de negócios cliente através da confirmação de ordem de vendas.

Para realizar a manutenção e o rastreamento de alterações:

  1. Use a sessão Motivos da alteração (tdsls0197m000) para manter códigos que representem os motivos da alteração, que podem ser atribuídos a uma ordem de vendas ou uma confirmação de ordem para esclarecer por que a alteração foi feita. Essas informações podem ser rastreadas para relatório histórico.
  2. Use a sessão Tipos de alteração (tdsls0198m000) para especificar os tipos de alteração. Esses tipos indicam a espécie de alteração de uma ordem de vendas ou confirmação de ordem, como alterar a linha de ordem, adicionar a linha de ordem e alterar dados do cabeçalho. Os tipos de alteração são atribuídos à ordem de vendas após a alteração ser feita à ordem.
  3. Use a sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) para especificar vários códigos de alteração padrão e tipos de alteração, que são assumidos como padrão para a linha de ordem de vendas no caso de alterações.
  4. Use a sessão Ordem de vendas - Números das seq. da ordem de alteração (tdsls0153m000) para especificar números opcionais usados para agrupar a ocorrência de alterações a uma ordem ou confirmação de ordem. Essa sessão costuma ser acessada usando a tela de ordem de vendas, uma vez que o número real da ordem deve ser especificado.
  5. Use a sessão Confirmações de venda (tdsls0154m000) para especificar confirmações da ordem de vendas e o destino dos códigos, que pode ser Cabeçalho, Linha ou Qualquer. O código de confirmação inclui um grupo de informações, que é exibido no documento de confirmação de vendas. Esse código pode incluir os motivos para uma ordem de vendas alterada.
  6. Use a sessão Atribuições de confirmações de venda (tdsls0155m000) para especificar as informações a serem incluídas no documento de confirmação de ordem de vendas como indicado pelo código de confirmação. É possível atribuir códigos de confirmação a campos específicos na linha de ordem de vendas, que são os códigos padrão quando ocorre uma alteração a um campo específico. Você também deve especificar a ação (Adicionar linha, Alterar linha) e a origem (EDI, Manual ou Qualquer) que resulte na atribuição de código de confirmação. Por exemplo, se você adicionar manualmente uma linha de ordem a uma ordem de vendas existente e a quantidade da ordem for alterada, o código de confirmação especificado será atribuído à linha de ordem de vendas.

Especificar os motivos do bloqueio de ordem

Pode ser necessário bloquear a entrada de ordem de venda para um parceiro de negócios ou interromper o processamento de uma ordem de vendas do parceiro de negócios. É possível especificar as condições para bloquear automaticamente uma ordem de vendas e especificar motivos de bloqueio indicando por que a ordem foi bloqueada. Isso lhe dá tempo para revisar a ordem e tomar a ação adequada. Pode haver muitos motivos para colocar uma ordem do parceiro de negócios cliente em espera. Por exemplo, parceiros de negócio clientes podem ter excedido o limite de crédito, ter faturas vencidas ou estar disputando uma fatura.

Se você desejar usar a funcionalidade de bloqueio de ordem:

  1. Especifique os motivos de bloqueio na sessão Motivos do bloqueio (tcmcs2110m000).
  2. Na sessão Motivos para bloqueio por tipo de parceiro de negócios (tdsls0593m000), especifique a ação a tomar quando uma linha de ordem de vendas é bloqueada por um motivo em particular, o que depende do tipo de parceiro de negócios e do motivo de bloqueio.
  3. Na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), especifique quando as ordens devem ser bloqueadas de modo automático. Na guia Bloqueio, especifique as situações de bloqueio padrão. Na guia Motivos, anexe um motivo para uma situação de bloqueio.
  4. No campo Bloquear a atividade da sessão Tipo de ordem de vendas (tdsls0694m000), especifique a etapa em que o procedimento de ordem de vendas é interrompido automaticamente. Quando uma (linha) de ordem é bloqueada, o procedimento para essa ordem pode ser realizado somente de modo parcial. Se uma etapa de bloqueio não estiver especificada nesta sessão, o procedimento de ordem não é interrompido.

Especificar simulações de prioridade da ordem

Se você desejar usar simulações de prioridade da ordem:

  1. Na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), defina o campo Método de prioridade de ordem como Simulação. Como consequência, a prioridade da ordem será calculada com base nos valores dos campos especificados no código da simulação.
  2. Na sessão Simulações de prioridade (tdsls4524m000), especifique os códigos usados para criar simulações de prioridade. Uma simulação de prioridade inclui um código de identificação e uma descrição, uma sequência e um modo de ordenação. A sequência e o modo de ordenação são critérios pelos quais as ordens de vendas são ordenadas. A maneira como as ordens são ordenadas determina a prioridade. Para criar uma simulação, os critérios de ordenação especificados no código de simulação são aplicados a um grupo de ordens de vendas, que são selecionadas pelo usuário. É possível selecionar seis campos para cada código de simulação para ordenar as ordens de vendas. Os campos padrão são recuperados das linhas de ordem de venda, mas também é possível usar campos de ordens de venda e parceiros de negócios.