Configuração de dados mestres para inspeções

A configuração de dados mestres é usada para criar um procedimento de teste padrão, que é um plano de teste usado para um item ou grupo de itens. Um procedimento de teste padrão é composto de uma combinação de uma ou mais características (uma qualidade específica (como peso, comprimento) que deve ser testada/medida) e testes que devem ser executados para determinar a qualidade. A qualidade de um item pode ser inspecionada usando vários procedimentos: venda de um item (Vendas (SLS)), compra (Compras (PUR)), produção (Roteiro (TI)), liberação de um item produzido para um armazém (Produção (JSC)) e transferência de um armazém para outro. Efetivamente, para um item, mais de um procedimento de teste padrão pode ser definido porque diferentes características são relevantes para diferentes procedimentos.

Em Dados mestres, é possível inserir dados como:

  • Procedimento de teste padrão: Um link entre o item que deve ser inspecionado e os dados mestres que determinam o que é testado por um item.
  • Combinações de teste: As condições que determinam a geração de ordens de inspeção, e como as inspeções são realizadas.

Defina a(s) característica(s)

Uma característica é uma referência a determinada qualidade ou marca distintiva de um item ou de uma peça/componente de item. Por exemplo, diâmetro, comprimento, peso. Uma característica determina quais recursos ou propriedades de um item devem ser testados.

Use a sessão Características (qmptc0101m000) para definir a(s) característica(s) de um produto.

É preciso especificar o seguinte:

  • Tipo de caracter.
    • Fração: Um número com casas decimais, por exemplo, 3,145.
    • Número inteiro: Um número inteiro exato em oposição a um número com decimais, por exemplo, 1, 2 ou 3.
    • Opção: Valores (opções) de uma característica que devem ser definidos (por exemplo, azul ou vermelho).
  • Método
    • Algoritmo: O valor da característica é calculado por meio de um algoritmo, utilizando os resultados da inspeção de características variáveis ou fixas.
    • Fixo: O valor da característica é determinado uma vez e pode ser inserido no campo Valor de característica fixo na sessão Características do procedimento de teste padrão (qmptc0115m000). O LN usa esse valor para comparar aos resultados inseridos na sessão Dados de teste da ordem de inspeção (qmptc1115m000).
    • Variável: O valor da característica é medido imediatamente por meio de um instrumento. Os resultados são inseridos na sessão Dados de teste da ordem de inspeção (qmptc1115m000) ou Lotes orden inspec./Nº. série/Det. ponto estoque (qmptc1131m000).

Defina um aspecto e vincule a característica.

Os aspectos são usados para refletir as diferentes partes de um item para as quais a mesma característica é usada. Por meio disso, a mesma característica pode ser usada mais de uma vez para o mesmo item. Por exemplo, forma cilíndrica.

Use a sessão Aspectos (qmptc0102m000) para definir um aspecto e a sessão Aspecto (qmptc0602m000) ou Aspecto - características (qmptc0103m000) para vincular a característica.

Exemplo

Um parafuso pode ter os aspectos cabeça e ponta. Um aspecto pode ter uma ou mais características.

A cabeça pode ter um diâmetro e comprimento e a ponta, um diâmetro e cor.

Definir as variáveis do algoritmo e vinculá-las a um algoritmo

Um algoritmo é uma fórmula usada para calcular os resultados de um teste e determinar se o item é aceitável ou não. Muitas vezes, outras características são medidas e usadas para calcular o valor da característica com o método Algoritmo.

  • Defina um algoritmo na sessão Algoritmos (qmptc0121m000).
  • Se não tiver definido nenhuma variável, defina as variáveis da expressão na sessão Variáveis do algoritmo (qmptc0123m000).
  • Vincule as variáveis ao algoritmo na sessão Variáveis do algoritmo (qmptc0122m000).
  • Selecione o algoritmo ao qual deseja vincular uma expressão na sessão Algoritmos (qmptc0121m000) e preencha o campo Expressão.

Definir o(s) teste(s)

Um teste é uma inspeção das características. É possível vincular um ou mais testes a uma característica.

Use a sessão Testes (qmptc0106m000) para definir os testes. Um exame ou verificação feita em uma característica.

Definir os instrumentos e as áreas de teste

Ferramenta utilizada durante os testes de qualidade para medir características específicas de um item. A área de teste é o local onde um produto é inspecionado. A área de teste pode ser um centro de trabalho, um armazém ou um local de estoque em um armazém.

Use a sessão Instrumentos (qmptc0108m000) para definir uma ferramenta utilizada durante os testes de qualidade para medir características específicas de um item. Use Áreas de teste (qmptc0107m000) para definir a localização física onde os testes acontecem.

Vincule os testes e as características na sessão Testes de características (qmptc0105m000). Especifique o tipo de resultado (Quantitativo ou Qualitativo) e os instrumentos para a execução dos testes.

Definir tabelas de letras de códigos

Use a sessão Tabelas de letras de códigos (qmptc0161m000) para criar e manter tabelas de letras de códigos. É possível vincular as tabelas ao nível de inspeção e às letras. As letras são usadas para determinar as várias letras de código aplicáveis a uma regra de amostra.

Definir níveis de inspeção

Defina o nível em que as inspeções deverão ser executadas. Use a sessão Níveis de inspeção (qmptc0164m000) para definir o nível de inspeção.

Definir padrão de inspeção

Defina os padrões (por exemplo, ISO, DIN, MIL e assim por diante) usados para testar uma ou mais características de um produto e determine se a conformidade foi alcançada para cada característica. Use a sessão Padrões de inspeção (qmptc0174m000) para criar padrões de inspeção aplicáveis ao plano e à regra de amostra.

Definir um plano de amostra

O plano de amostra é usado para definir a amostra (quantidade ou tamanho) a ser testada, o padrão de inspeção, a gravidade da inspeção, o nível de qualidade aceitável e a matriz do plano de amostra. Use a sessão Plano de amostra (qmptc0670m000) para criar um plano de amostra.

Nota

Se você usar o Pacote de conteúdo Enterprise Modeler com LN, utilize o assistente do MQM0020 (Planos de amostra) para configurar planos de amostra. É possível executar esse assistente predefinido na sessão Assistentes por modelo de projeto (tgwzr4502m000), após especificar o modelo de função de negócios para sua companhia. Consulte Modelo de função de negócios.

Definir regras de amostra

Regras de amostra baseadas em planos de amostra. As regras definem como e quando as amostras são coletadas e os critérios de amostra e de aceitação/rejeição. Use a sessão Regras de amostra (qmptc0160m000) para definir a regra de amostra usada em um procedimento de teste padrão.

Definir procedimentos de teste

Um Procedimento de teste padrão é um agrupamento de padrões e testes de qualidade. Os dados incluídos em um Procedimento de teste padrão específico incluem todas as orientações relativas à extração de amostras, realização de testes e comparação dos resultados do teste com os limites aceitáveis para as características especificadas.

Use a sessão Procedimentos de teste padrão (qmptc0110m000) para definir procedimentos de teste. É preciso especificar as datas de efetividade e de vencimento do procedimento de teste padrão.

Vincule a característica, o grupo de testes e as características de grupo de teste. Use a sessão Procedimento de teste padrão (qmptc0110m100) para vincular a característica, o grupo de teste, as características do grupo de teste, o procedimento de teste padrão where-used ao procedimento de teste padrão definido.

  • Use Características do procedimento de teste padrão (qmptc0115m000) para vincular várias características ou combinações de aspectos/características a um procedimento de teste padrão. É possível adicionar propriedades a um procedimento de teste padrão, como teste, norma, método de limites e data de efetividade. É preciso definir os limites inferior e superior e os dados de tolerância para os testes ligados às combinações de aspectos/características que estão vinculados a um procedimento de teste padrão.
  • Use a sessão Grupos de testes (qmptc0136m000) para vincular o grupo de testes ao procedimento de teste padrão especificado. É preciso selecionar o método pelo qual as amostras são tiradas a partir da quantidade da ordem.
    • 100 : Todos os itens são inspecionados. O tamanho da amostra e a quantidade da ordem têm o mesmo valor.
    • Amostragem única: É inspecionada uma amostra a partir de toda a quantidade da ordem.
    • Amostragem contínua: Esse tipo de amostragem ocorre somente em caso de produção em massa e é utilizado para controlar o processamento.
    • Regra de amostra: Regra específica que determina como e quando uma amostra deve ser tirada e o padrão de inspeção relacionado.
  • Use a sessão Características de grupo de testes (qmptc0137m000) para vincular grupos de características a um grupo de testes. Especifique a sequência de teste das características.

Definir combinações de teste

As combinações de teste definem o que, quando e como as inspeções devem ser realizadas. Combinações de teste vinculam uma origem, um item ou um grupo de qualidade e um procedimento de teste padrão.

Use a sessão Combinações de teste (qmptc0119m000) para definir combinações de teste compostas de:

  • A origem das inspeções.
  • O grupo de itens ou de qualidade que se aplica à combinação.
  • O ID de qualidade que se aplica à combinação.