Conciliação de fatura de custos no destino

Pelo fato de ser possível adicionar ou alterar linhas de custo no destino para linhas de ordem de compra, o Conciliar com recebimento de compra é o método de conciliação adequado em Accounts Payable.

Para inserir uma fatura somente com custos no destino, os usuários devem selecionar o tipo de fatura Fatura conciliada aos custos no destino.

Se uma fatura mista for recebida, ela deverá ser inserida usando o tipo de fatura Fatura conciliada a ordens de compra. O usuário pode primeiro conciliar as ordens de compra com ordens, recebimentos ou consumo (no caso de consignação) e depois conciliar os custos no destino com as linhas de recebimento de custo no destino. O procedimento de conciliação se aplica somente à parte da ordem de compra, e não à parte do custo no destino, pois os custos no destino estão disponíveis somente para conciliação no nível da linha de recebimento.

As faturas de transferências do depósito podem ser inseridas somente com o tipo de fatura Fatura conciliada aos custos no destino.

Nota
  • É possível alterar o tipo de fatura de Fatura conciliada aos custos no destino para Fatura conciliada a ordens de compra, mesmo que a linha de custo no destino da compra já tenha sido conciliada. Quando as linhas de custo no destino da transferência de armazém são conciliadas, o tipo de fatura não pode mais ser alterado.
  • Ao contrário dos outros processos de conciliação baseados em quantidade, o processo de conciliação de custos no destino é totalmente baseado no valor.
  • Se uma linha de ordem de transferência do depósito ou compra tiver uma linha de custo no destino vinculada para a qual o Método de cálculo seja Por Frete, a fatura da transportadora não será conciliada e aprovada em relação à linha de custo no destino, mas em relação à linha de ordem de frete. A caixa de seleção Fatura de gestão de frete está marcada para essa linha de custo no destino na sessão Linhas de custo no destino (tclct2100m000).

Conciliar com linhas de custo no destino registradas

O parceiro de negócios faturador da fatura deve conciliar o parceiro de negócios na linha de custo no destino. Como as sessões de conciliação permitem que os usuários alterem a ordem, a nota de despacho e o parceiro de negócios, os usuários podem conciliar ordens originadas de parceiros de negócios totalmente diferentes. Os usuários poderão fazer isso somente se a caixa de seleção Relação de parceiro de negócios necessária da sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000) estiver desmarcada.

Se os custos no destino forem parte de uma fatura mista, as linhas de custo no destino provavelmente farão parte das linhas de recebimento (parciais conciliadas ou ainda a serem conciliadas). Aqui, não é obrigatório conciliar essas linhas de custo no destino e LN o não exibirá avisos.

Conciliar com linhas de custo no destino não registradas

Os usuários podem registrar os custos no destino, especificados na fatura, para os custos que não foram definidos em Procurement ou Warehousing. Os usuários sempre podem alterar ou adicionar linhas de custo no destino usando o comando Alterar linhas de custo no destino, que inicia a sessão Linhas de custo no destino por recebimento (tclct2100m100). O recebimento é passado se estiver presente para a linha selecionada na sessão de conciliação.

Nota

Os usuários também podem permitir que um funcionário de compra ou armazenamento crie esses custos no destino ou decida não conciliar e aprovar a fatura com custos no destino, mas gerir a fatura como custos adicionais.

Conciliação automática

As faturas registradas como Fatura conciliada aos custos no destino serão conciliadas automaticamente se o seguinte se aplicar:

  • Se a Conciliação automática estiver selecionada na sessão Parâmetros ACP (tfacp0100m000).
  • A nota de despacho e/ou o número da ordem estiver preenchido.

A conciliação automática pode ser realizada nestes níveis:

  • Conciliar com ordem de compra
  • Conciliar com recebimento de compra
  • Conciliar ao consumo de compra
Nota

Para o processo de conciliação automática, o seguinte se aplica:

  • Os objetos de negócios de ordem de armazém e compra são pesquisados e conciliados.
  • Embora os custos no destino possam ser conciliados somente no nível mais baixo, ou seja, o nível do recebimento, uma fatura mista pode ser conciliada em todos os níveis.
  • Somente custos no destino que não estejam totalmente conciliados são considerados. Assim, o processo de conciliação automática não pode ser reiniciado.
  • Como os custos no destino que estão relacionados a uma ordem de compra específica podem ter vários parceiros de negócios faturadores, serão selecionadas somente aquelas linhas de recebimento de custo no destino que possuam exatamente o mesmo parceiro de negócios faturador que o da fatura.

Diferenças de preço

Durante a conciliação, as diferenças de preço no nível do cabeçalho da fatura são calculadas.

Para evitar diferenças de preço incorretas, o LN permite aos usuários:

  • Manter um "valor da fatura conciliado" para a linha de custo no destino.
  • Selecionar qual parte do valor da linha do custo no destino pertence à fatura que está sendo conciliada.