Estorno da fatura eletrônica

Se o Status da fatura for maior que Impresso e for necessário cancelá-la, será necessária uma solicitação de estorno no mecanismo de imposto.

Para estornar uma fatura eletrônica:

  1. Selecione a fatura eletrônica com o Status da fatura maior que o Impresso na sessão Faturamento (btsli2100m000) e clique em Ações > Nota fiscal eletrônica > Gerar solicitação de cancelamento/inutilização de NFe. A sessão Gerar solicitação de cancelamento/inutilização de NFe (btnfe1206m000) será exibida.
  2. Verifique se a referência fiscal é exibida no campo Referência fiscal, selecione o motivo do estorno no campo Código de motivo e clique em Processar.
  3. Verifique se o Status da NFe foi atualizado para Estornar solicitação e se o Status do envio de NFe foi atualizado para Não aplicável na sessão Faturamento (btsli2100m000).
  4. Verifique se a fatura eletrônica está selecionada e clique em Ações > Nota fiscal eletrônica > Processar devolução de NFe para solicitar a autorização de devolução para cancelamento. A sessão Processar devolução de fatura eletrônica (btsli8220m000) será exibida.
  5. Revise os dados e clique em Processar. O relatório Nota fiscal eletrônica autorizada será gerado.
  6. Verifique se o Status do envio de NFe foi atualizado para Cancelado na sessão Faturamento (btsli2100m000) depois da autorização do cancelamento da devolução.
  7. Verifique se a fatura eletrônica está selecionada e clique em Ações > Estorno para finalizar o processo de estorno. A sessão Estornar faturamento (btsli2200m000) será exibida.
  8. Revise os dados e clique em Estornar. O Status da fatura será atualizado para Estornado.
  9. Repita as etapas 1 a 8 para estornar a fatura de remessa simbólica recebida manualmente. Repita essas etapas também para estornar a fatura de remessa consignada, já que esse é um processo único que gera duas faturas.
  10. Verifique se o saldo de terceiros foi atualizado na sessão Relação de recebimento por faturamento (btfdc1110m000).