Alterações manuais a dados do grupo

O status do grupo determina as alterações que podem ser inseridas manualmente nos grupos de ordem de frete e linhas do grupo.

Agrupado

Depois da geração de um grupo de ordem de frete, é possível alterar manualmente as informações do cabeçalho do grupo nos seguintes campos:

  • Transportadora

    Esse campo mostra a transportadora que o LN encontrou durante o processo de agrupamento ou que foi inserida para as linhas de ordem de frete relacionadas ao grupo atual. É possível alterar a transportadora nesse campo se desejar subcontratar o grupo de uma transportadora que não aquela encontrada pelo LN ou inserida nas linhas de ordem de frete correspondentes. Esse campo ficará vazio se o LN não conseguir localizar uma transportadora adequada ou se nenhuma transportadora tiver sido inserida manualmente nas linhas de ordem de frete das quais o grupo foi gerado. Nesses casos, é possível inserir uma transportadora manualmente. Isso também se aplica a transportadoras vinculantes. Uma transportadora vinculante é uma transportadora inserida em uma linha de ordem de frete que o LN não pode substituir durante o processo de agrupamento ou criação de carga. Para inserir uma transportadora vinculante, insira uma transportadora e marque a caixa de seleção Transportadora/PSL vinculante na sessão Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000).
  • Grupo de meios de transporte

    Esse campo mostra o grupo de meios de transporte que o LN encontrou durante o processo de agrupamento, ou que foi inserida para as linhas de ordem de frete relacionadas ao grupo atual. É possível alterar o grupo de meios de transporte nesse campo se desejar que o grupo seja transportado usando um grupo de meios de transporte que não o encontrado pelo LN ou inserido nas linhas de ordem de frete correspondentes. Esse campo ficará vazio se o LN não conseguir localizar um grupo de meios de transporte adequado ou se nenhum grupo de meios de transporte tiver sido inserido manualmente nas linhas de ordem de frete das quais o grupo foi gerado. Nesses casos, é possível inserir um grupo de meios de transporte manualmente.
  • Data da carga planejada

    O valor padrão nesse campo é obtido das linhas de ordem de frete relacionadas ao agrupamento. Se uma data diferente for conhecida da transportadora, é possível inserir a nova data nesse campo.
  • Data de descarga planejada

    O valor padrão nesse campo é obtido das linhas de ordem de frete relacionadas ao agrupamento. Se uma data diferente for conhecida da transportadora, é possível inserir a nova data nesse campo.
  • Distância planejada

    A distância planejada é obtida das linhas de ordem de frete relacionadas ao grupo. Se uma distância diferente for conhecida da transportadora, será possível inserir a nova distância nesse campo.
  • Custos de frete estimados

    Os custos de frete estimados são calculados durante o processo de agrupamento se as taxas de frete forem mantidas para a transportadora selecionada ou inserida para o grupo. Se necessário, é possível alterar manualmente ou recalcular os custos de frete estimados. Para recalcular os custos de frete, clique na opção relevante no menu adequado.
  • Opção de calcular custos adicionais

    É possível marcar ou desmarcar essa caixa de seleção para agrupamentos com o status Agrupado. Por exemplo, se você tiver calculado custos adicionais, mas depois acordar com a transportadora em não pagar nenhum custo adicional, é possível desmarcar essa caixa de verificação e recalcular os custos de frete.
  • Frete de todos os tipos

    Se a transportadora for alterada, pode ser necessário alterar esse campo também. Frete de todos os tipos é um acordo de classificação de custo do frete especial com a transportadora. Se o solicitante da transportadora e do transporte concordarem quanto a taxar de acordo com Gestão de frete de todos os tipos, as classes de frete oficiais dos itens serão substituídas pelo acordo de Gestão de frete de todos os tipos. No LN, o Frete todos tip é definido como uma classe de frete especial.
  • Número PRO da transportadora

    Se a transportadora for alterada, pode ser necessário alterar esse campo também. O Nº rastreamento da transportadora é o número dado pela transportadora para identificar a carga. A transportadora usa esse número para rastrear a carga.
  • Calcular imposto

    É possível selecionar essa opção se for necessário calcular impostos. Pode ser necessário alterar a configuração dessa caixa de verificação se uma transportadora diferente for selecionada.
  • País de imposto

    Pode ser necessário alterar a configuração dessa caixa de verificação se uma transportadora diferente for selecionada.
  • Texto do grupo

    Nesse campo, é possível adicionar algumas informações gerais sobre o grupo.

Para alterar as informações da linha do grupo

Para uma linha do grupo, é possível alterar as seguintes informações:

  • Data da carga planejada da linha, não do cabeçalho

    O valor padrão nesse campo é obtido das linhas de ordem de frete relacionadas ao agrupamento. Se uma data diferente for conhecida da transportadora, é possível inserir a nova data nesse campo.
  • Data de descarga planejada da linha, não do cabeçalho

    O valor padrão nesse campo é obtido das linhas de ordem de frete relacionadas ao agrupamento. Se uma data diferente for conhecida da transportadora, é possível inserir a nova data nesse campo.
  • Data real de carga

    Se a linha de ordem de frete relacionada à linha do grupo tiver uma linha de ordem de armazenamento, a data da carga real será preenchida pela Warehousing com a data de expedição ou recebimento real. Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de agrupamento não tiver uma linha de ordem de armazenamento, a data da carga real é preenchida com a data em que o status da linha de agrupamento foi alterado para Expedido ou Concluído na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000). Também é possível inserir manualmente uma data ou alterar a data gerada por LN.
  • Data de descarga real

    Se a linha de ordem de frete relacionada à linha do grupo tiver uma linha de ordem de armazenamento, a data de descarga real será preenchida pela Warehousing com a data de expedição ou recebimento real. Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de agrupamento não tiver uma linha de ordem de armazenamento, a data da carga real é preenchida com a data em que o status da linha de agrupamento foi alterado para Expedido ou Concluído na sessão Confirmar entrega/recebimento (fmlbd3252m000). Também é possível inserir manualmente uma data ou alterar a data gerada por LN.
  • Quantidade expedida

    Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de grupo tiver uma linha de ordem de armazenamento, a quantidade expedida será preenchida pela Warehousing com a quantidade expedida ou recebida. Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de agrupamento não tiver uma linha de ordem de armazenamento, a quantidade expedida é preenchida com a quantidade planejada. Também é possível inserir manualmente uma quantidade ou alterar a quantidade gerada por LN.
  • Quantidade entregue

    Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de grupo tiver uma linha de ordem de armazenamento, a quantidade entregue será preenchida pela Warehousing com a quantidade expedida ou recebida. Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de agrupamento não tiver uma linha de ordem de armazenamento, a quantidade expedida é preenchida com a quantidade planejada. Também é possível inserir manualmente uma quantidade ou alterar a quantidade gerada por LN.
  • Quantidade danificada

    Normalmente, essa quantidade é preenchida quando as mercadorias foram entregues e qualquer informação sobre mercadorias danificadas é conhecida através da transportadora.
  • Capacidade expedida

    A capacidade expedida é derivada da quantidade expedida.
  • Capacidade entregue

    A capacidade entregue é derivada da quantidade expedida.
  • Quantidades de taxas adicionais planejadas

    A quantidade de taxa adicional para o item antes de o transporte ocorrer. O valor padrão nesse campo é obtido da linha de ordem de frete relacionada à linha de grupo.
  • Quantidades de taxa adicional expedidas

    Como regra, é necessário inserir esse número quando a quantidade expedida for conhecida através da transportadora. Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de grupo tiver uma linha de ordem de armazenamento, a quantidade de taxa adicional será preenchida pela Warehousing com a quantidade expedida ou recebida. Se a linha de ordem de frete relacionada à linha de grupo não tiver uma linha de ordem de armazenamento, a quantidade de taxa adicional expedida será preenchida com a quantidade planejada. Também é possível inserir manualmente uma quantidade ou alterar a quantidade gerada por LN.
  • A caixa de verificação Recalcular para o valor da fatura

    Para saber mais, consulte a ajuda online da sessão Informações sobre faturamento de frete (fmfri0110m000).
  • Custos de frete estimados

    Por exemplo, se nenhuma taxa de frete for mantida para uma transportadora em particular, você pode desejar inserir os custos de frete manualmente.
  • Para alterar as informações da linha de ordem de frete

    Não é possível alterar informações da linha de ordem de frete, como quantidade e capacidade planejadas, nível de serviço ou termos de entrega no grupo da ordem de frete ou linha do grupo. Esse tipo de alteração é feito na linha de ordem de frete correspondente ou na linha de ordem de origem.

Para adicionar linhas a um grupo

Para adicionar linhas de ordem de frete a um grupo com o status Agrupado, é preciso primeiro agrupar as novas linhas de ordem de frete. Linhas de ordem de frete cujas propriedades conciliam aquelas das linhas do grupo serão adicionadas ao grupo. Para linhas de ordem de frete cujas propriedades não se conciliam, um novo grupo será gerado.

É possível adicionar manualmente linhas de custo adicionais a um grupo.

Excluir grupos e linhas de grupo

É possível excluir linhas de grupo individuais de um grupo, ou todo o grupo da ordem de frete, incluindo todas as linhas do grupo. Linhas de ordem de frete correspondentes às linhas do grupo excluídas podem ser agrupadas novamente.

Real

Quando você decide tornar um grupo Real, a maioria dos dados do grupo é definida e há menos probabilidade de serem feitas alterações, exceto para informações como capacidades e quantidades de fato expedidas ou custos reais. Contudo, como precaução, é possível alterar manualmente os mesmos dados tanto para agrupamentos Real quanto para agrupamentos Agrupado.

Para um agrupamento que tem o status Real, não é possível executar novamente o processo de agrupamento para adicionar linhas de ordem de frete. Se desejar adicionar linhas de agrupamento a um agrupamento Real, use a opção Desfazer atualizar para definir o status de volta para Agrupado e, então, execute o processo de agrupamento outra vez. Porém, se o grupo Real incluir linhas que tenham o status Expedido ou Concluído, não é possível usar a opção Desfazer atualizar. Nesses casos, é preciso gerar um novo grupo para as novas linhas da ordem de frete.

Se um status do grupo for revertido para Agrupado, as linhas do grupo para os itens do componente de uma Lista de materiais (BOM) serão removidas da linha do grupo.

Subcontratada

Se um grupo tiver o status Subcontratada, não será mais possível alterar o grupo, as linhas do grupo, as linhas da ordem de frete correspondentes ou as linhas da ordem de origem, exceto pelos dados reais. Os dados reais constituem as seguintes informações:

  • Distância real
  • Quantidades expedidas
  • Quantidades entregues
  • Quantidades danificadas
  • Datas de carga e descarga reais
  • Custos de frete reais (são atualizados quando a fatura da transportadora é aprovada no módulo Accounts Payable de Financials.)

Também é possível definir as linhas do grupo Subcontratada como Ignorado. Para saber mais, consulte Ignorar linhas do grupo.