Para criar planos de carga

A criação de carga é a funcionalidade central de Freight. O mecanismo de criação de carga é usado para criar planos de carga. Para obter mais informações gerais sobre essa funcionalidade, consulte a Introdução à criação de carga.

Para criar um plano de carga, siga estas etapas:

  1. Inicie a sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

    É possível iniciar a sessão Gerar plano (fmlbd0280m000) nos seguintes locais:

    • No menu Planejamento de frete, que pode ser selecionado no menu Freight do navegador da web.
    • A opção Gerar plano no menu adequado destas sessões:

      • Quadro de planejamento (fmlbd0215m000)
      • Ordens de frete (fmfoc2100m000)
      • Linhas da ordem de frete (fmfoc2101m000)
      • Planos (fmlbd0110m000)
      • Linhas da ordem de frete a serem replanejadas (fmlbd0120m000)

    Para as últimas sessões, a opção Gerar plano está disponível somente para ordens de frete cujo status é inferior a Em curso.

    É preciso realizar todas as etapas a seguir na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

  2. Adicionar ao plano existente?

    Marque a caixa de seleção Adicionar ao plano existente se as ordens de frete para as quais você deseja criar cargas e expedições precisarem ser adicionadas a um plano de carga existente. No campo Descrição, selecione ou insira o plano de carga ao qual as novas cargas e expedições que você criará devem ser adicionadas.

  3. Selecionar método de planejamento

    Selecione o Algoritmo de planejamento que deseja usar para criar seu plano de carga. Para saber mais, consulte métodos de planejamento.

  4. Selecione as ordens de frete e linhas de ordem de frete em que basear o plano de carga

    Para selecionar as ordens de frete e as linhas de ordem de frete para as quais deseja criar o plano de carga, faça o seguinte:

    1. Selecione o Departamento logístico das ordens de frete em que deseja basear o plano de carga. As ordens de frete de um plano de carga devem pertencer ao mesmo Departamento logístico. Para realizar a criação de carga, o usuário deve ser autorizado a usar o departamento de expedição selecionado.
    2. Selecione o Grupo de planejamento das linhas de ordem de frete em que deseja basear seu plano de carga. Para realizar a criação de carga, o usuário deve ser autorizado a usar o grupo de planejamento selecionado. Como descrito no agrupamento de ordem de frete, o departamento logístico pode ter mais de um grupo de planejamento. As linhas de ordem de frete das ordens de frete alocadas ao departamento de expedição podem ser alocadas a qualquer um dos grupos de planejamento do departamento de expedição. Seu plano de carga somente será baseado em linhas de ordem de frete que estejam alocadas ao grupo de planejamento selecionado na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).
    3. Selecione o intervalo de ordens de frete em que deseja basear o plano de carga. É possível selecionar entre ordens de frete que pertencem ao departamento de expedição selecionado. Por padrão, o intervalo de ordens de frete é definido para todas as ordens de frete. Isso significa que o LN seleciona todas as ordens de frete do departamento logístico e do grupo de planejamento selecionados para criar o plano de carga.
    4. Selecione linhas de Ordem de frete. Se você tiver selecionado uma ordem de frete na etapa anterior, será possível especificar as linhas de ordem de frete da ordem de frete que deseja planejar. Por padrão, o intervalo de linhas de ordem de frete é definido para todas as linhas de ordem de frete.
      Nota

      É possível realizar a criação de carga para linhas de ordem de frete se as linhas de ordem de frete cumprirem os seguintes critérios:

      • A caixa de seleção Planejamento carga é marcada para as linhas de ordem de frete ou para entidades vinculadas às linhas de ordem de frete, como tipos de transporte, grupos de meios de transporte e assim por diante.
      • As linhas de ordem de frete não são bloqueadas.
      • O status da linha de ordem de frete é Previsto, Planejado ou Real.
      • A última data de carga das linhas de ordem de frete é posterior à data do sistema LN.
      • Os endereços de carga e descarga estão disponíveis de acordo com o calendário no período definido pelas janelas de tempo de carga e descarga.

    5. Opcionalmente, selecione uma gama de planos de rota ou rotas padrão para criar um plano de carga para as linhas de ordem de frete às quais os planos de rota ou rotas padrão selecionados estão atribuídos.

      Na sessão Atribuir rota padrão/plano de rota a linhas de ordem de frete (fmfoc2280m000), é possível atribuir planos de rota ou rotas padrão a linhas de ordem de frete.

      Criar planos de carga para planos de rota específicos ou rotas padrão economiza tempo, pois esses planos de carga incluem somente as linhas de ordem de frete às quais os planos de rota especificados ou rotas padrão estão atribuídos. Planejamento baseado em volume de dados limitado preserva o desempenho do sistema e faz o mecanismo de planejamento funcionar mais rápido.

    6. Selecione o intervalo de Status das ordens de frete em que basear o plano de carga. Ordens de frete com status dentro do intervalo selecionado são incluídas no plano de carga. É possível selecionar os status PrevistoPlanejado e Real. Por padrão, o intervalo de Status nesses campos é de Previsto até Real.
    7. Selecione Data planejada de carga e Data planejada de descarga. Ordens de frete com datas de carga e descarga dentro do intervalo selecionado são incluídas no plano de carga. Por padrão, os intervalos de data da carga planejada e data de descarga planejada são definidos para todas as datas nesses campos.
  5. Selecionar opções de planejamento

    As seguintes opções de planejamento estão disponíveis:

    • Replanejamento das ordens de frete

      Para saber mais, consulte Para replanejar ordens de frete reais alteradas e Replanejar separadamente ou incluir em ordens de frete planejadas.
    • Datas planejadas para expedição com base em

      Para saber mais, consulte Para usar as opções do determinador de data planejada.
    • Critérios de seleção da Transportadora/PSL

      Esse campo permite especificar se o mecanismo de criação de carga deve pesquisar a opção mais rápida, mais barata ou mais curta para o transporte das mercadorias listadas nas cargas e expedições do plano de carga. Mais curto significa que será selecionada a transportadora que viajar a menor distância para entregar as mercadorias aos endereços de descarga. Para saber mais, consulte a ajuda do campo Critérios de seleção da Transportadora/PSL.
    • Plano de carga principal FM

      Se você selecionar essa opção, as alterações feitas pela Warehousing a cargas e expedições criadas por Freight serão verificadas por Freight. Por exemplo, se Warehousing desejar mover uma expedição criada por Freight para outra carga, o Freight realiza uma verificação de vários dados da carga e da expedição, como capacidade de carga do grupo de meios de transporte da carga, se o tipo de transporte da carga e da expedição conciliam etc.
    • Permitir meios de transporte em vários planos

      Para saber mais, consulte Seleção de meios de transporte.
    • Calcular custos adicionais

      Se essa opção for selecionada, serão calculados os custos adicionais que se apliquem a qualquer ordem de frete do intervalo de ordens de frete selecionado. Para saber mais, consulte Para alocar custos adicionais.
    • Registro de planejamento detalhado

      Se essa opção for selecionada, informações adicionais sobre o plano de carga serão geradas durante a criação do plano de carga. Essas informações incluem detalhes das etapas seguidas pelo mecanismo de criação de carga para criar o plano e quaisquer erros ocorridos durante o processo. As mensagens de registro de planejamento são agrupadas por ordem de frete combinada.
    • Relatórios

      Se essa opção for selecionada, um relatório padrão do plano de carga será gerado.
  6. Iniciar o processo de criação de carga

    Depois de selecionar ordens de frete e opções adicionais, clique em Gerar para iniciar o processo de criação de carga.