O uso de rotas padrão

Uma rota padrão é uma rota fixa percorrida com uma frequência em particular, como um caminhão que visita endereços de entrega de acordo com uma programação fixa, um serviço ferroviário ou um serviço hidroviário. Normalmente, transporte por rotas padrão custam menos que viagem por rotas não fixas.

Uma rota padrão cobre uma variedade de endereços e fornece alguns detalhes sobre a rota, como a frequência de execução da rota, a transportadora e o grupo de meios de transporte dos meios de transporte que percorrem uma rota padrão. A maioria desses detalhes da rota padrão é definida pelo usuário.

Os intervalos de endereços são definidos por CEP ou áreas. Códigos postais para rotas padrão são definidos na sessão CEPs por rota padrão (fmlbd0151m000) e as áreas para rotas padrão são definidas na sessão Áreas por rota padrão (fmlbd0152m000). É possível definir frequências de execução para rotas padrão nas sessões Rotas padrão (fmlbd0150m000) e Datas e horas por rota padrão (fmlbd0155m000). É possível acessar essas sessões no menu adequado da sessão Rotas padrão (fmlbd0150m000).

Na sessão Rotas padrão (fmlbd0150m000), é possível adicionar os seguintes detalhes à rota padrão:

  • Categoria de transporte
  • Transportadora
  • Combinação de meios de transporte
  • Grupo de meios de transporte
  • Rota
  • Frequências de execução para rotas padrão

As rotas padrão são usadas nos algoritmos de planejamento de consolidação e agrupamento. O algoritmo de agrupamento usa planos de rota. As ramificações do plano de rota podem usar rotas padrão.

Uma expedição ou uma carga é alocada a uma rota padrão se:

  • os horários e endereços da expedição ou carga conciliarem com os intervalos de tempo e geográfico (definidos por áreas ou CEPs) da rota padrão
  • os detalhes da rota da expedição ou carga conciliarem aqueles da rota padrão.

Se mais de uma rota padrão combinar com esses critérios para uma determinada expedição ou carga, o mecanismo de criação de carga selecionará a rota padrão mais econômica de acordo com o critério de seleção de rota padrão especificado na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000). Se você inserir rotas padrão diferentes nas linhas de ordem de frete de uma ordem de frete, o mecanismo de criação de carga gerará uma carga separada para cada rota padrão.

Rotas padrão não são obrigatórias, mas se você usar o método de planejamento de consolidação, será possível criar cargas e expedições, como mostra o exemplo em Métodos de planejamento.

Seleção da transportadora por rota padrão

Se grandes números de transportadoras estiverem disponíveis no LN para realizar o transporte para rota padrão, selecionar uma transportadora para uma rota padrão durante uma criação de carga pode levar um tempo relativamente longo.

Para limitar o número de transportadoras disponíveis e, assim, acelerar o processo de planejamento, para cada rota padrão, você pode especificar as transportadoras disponíveis na sessão Transportadora/GMT/CMT por rota padrão (fmlbd0153m000). Esta sessão estará disponível se a caixa de seleção Transportadora/GMT/CMT por rota padrão estiver marcada na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000).

Se uma ou mais transportadoras, grupos de meios de transporte ou combinações de meios de transporte forem especificados na sessão Transportadora/GMT/CMT por rota padrão (fmlbd0153m000). Na sessão Rotas padrão (fmlbd0150m000), estes campos ficarão em branco e indisponíveis:

  • Transportadora/PSL
  • Grupo meios transp.
  • Combinação de meios transp.