Métodos de planejamento

A Load Building usa os seguintes métodos ou algoritmos de planejamento:

Expedição direta

Uma expedição é transportada diretamente do endereço inicial para o endereço final. Uma carga possui somente uma expedição. Se os meios de transporte disponíveis não puderem carregar toda a expedição, a expedição é dividida em vários veículos. Linhas de ordem podem ser combinadas em uma expedição se os endereços e as datas forem correspondentes. Cada expedição criada usando as ordens de frete e linhas de ordem de frete selecionadas é colocada em uma carga separada.

O algoritmo Expedição direta pode ser útil se grandes quantidades de um item em particular forem especificadas em uma linha de ordem.

Consolidação

Esse método combina expedições que percorrem uma rota padrão em particular ou que percorrem parcialmente essa rota em uma única carga. Se não for possível realizar as expedições em uma carga, o mecanismo de criação de carga gerará o número de cargas necessário. Se nenhuma rota padrão for especificada nas linhas de ordem de frete para as quais o plano de carga é criado, o mecanismo de criação de carga buscará uma rota padrão que cubra os endereços das ordens de frete para as quais o plano de carga é criado. Se mais de uma rota padrão adequada for encontrada, a criação de carga selecionará a rota padrão e a transportadora com a rota mais barata, mais rápida ou mais curta, de acordo com os Critérios de seleção da Transportadora/PSL definidos na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

Exemplo

Um caminhão viaja de Amsterdã para Genebra via Paris. A rota padrão inclui as seguintes cidades: Amsterdã - Paris - Genebra. A frequência de execução da rota padrão é de uma vez ao dia, a cada dia da semana.

As ordens de frete OF001 e OF002 necessitam de transporte ao longo da rota padrão. As mercadorias listadas em OF001 vão de Amsterdã para Paris, enquanto aquelas em OF002 vão de Paris a Genebra. A data da carga de OF001 e OF002 é 10 de setembro de 2003, enquanto a última data de descarga é 12 de setembro de 2003, às 9h. OF001 e OF002 podem ser consolidadas para criar o seguinte:

  • Expedições: Amsterdã-Paris e Paris-Genebra.
  • Carga: Amsterdã-Genebra.

Se não houver nenhuma rota padrão para os endereços das ordens de frete por meio das quais você tenha criado um plano de carga usando o método de planejamento de consolidação, as linhas da ordem serão planejadas como expedições diretas. Rotas padrão não são obrigatórias, mas se você definir rotas padrão e usar o método de planejamento de consolidação, será possível criar cargas e expedições, como mostra o exemplo anterior.

Grupo

Vários endereços fixos, como centros de distribuição, portos etc. são visitados. A rota de transporte geralmente consiste em várias ramificações. Em uma das ramificações, as expedições viajam da mesma maneira e são agrupadas para irem ao seu destino ou um ponto de distribuição. No ponto de distribuição, as expedições são realocadas para vários meios de transporte para serem levadas ao destino final.

Exemplo

Uma expedição de 50 bicicletas é enviada de Amsterdã para Nova Iorque; outra expedição de 50 vai de Amsterdã para a Filadélfia; uma terceira expedição de 20 bicicletas vai de Amsterdã a Pittsburgh. A primeira ramificação da rota de transporte é de Amsterdã para Roterdã. Roterdã é o ponto de agrupamento, onde as bicicletas são carregadas a bordo de um navio. No ponto de distribuição em Nova Iorque, elas são descarregadas do navio e recarregadas em caminhões que as levam para os respectivos destinos finais em Nova Iorque, Filadélfia e Pittsburgh.

Planos de rota

O método de agrupamento usa planos de rota para criar cargas e expedições. Se o método de planejamento de agrupamento for usado, e nenhum plano de rota for especificado nas ordens de frete para as quais o plano de carga é criado, o mecanismo de criação de carga buscará um plano de rota que cubra os endereços das ordens de frete para as quais o plano de carga é criado. Se mais de um plano de rota adequado for encontrado, a criação de carga selecionará o plano de rota com a rota mais barata, mais rápida ou mais curta, de acordo com os Critérios de seleção da Transportadora/PSL definidos na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

Expedições que possuem planos de rota cujas ramificações principais são idênticas, são agrupadas na ramificação principal. Planos de rota são vinculados a endereços. Endereços são definidos na sessão Endereços (tccom4530m000). No exemplo anterior, a ramificação entre Amsterdã e Roterdã é a ramificação avançada, enquanto Roterdã-Nova Iorque é a ramificação principal. Nova Iorque - Filadélfia e Nova Iorque - Pittsburgh são as ramificações além. Para as ramificações além, as expedições podem ser combinadas em cargas separadas como expedições diretas, como no exemplo anterior.

Quando os endereços de uma ordem de origem são cobertos por um plano de rota, o plano de rota é adicionado ao cabeçalho da ordem de frete e assume como padrão as linhas de ordem de frete. Ordens de frete com planos de rota idênticos são combinados em expedições e cargas.

Rotas padrão para ramificações do plano de rota

Rotas padrão podem ser definidas para ramificações do plano de rota se os endereços das ramificações forem incluídos na rota padrão. Se Nova Iorque - Filadélfia - Pittsburgh fossem uma rota padrão, as expedições não necessariamente teriam de ser realocadas para cargas separadas em caminhões separados, mas poderiam ser carregadas como uma única carga em um caminhão grande que viaja pela rota padrão.

Nota

Para melhores resultados de planejamento, recomendamos que você insira transportadoras para ordens de frete e/ou defina combinações de transportadora e grupo de meios de transporte com categorias de transporte especificadas e defina transportadoras e categorias de transporte para rotas padrão e planos de rota.

Dessa forma, você impede que o mecanismo de criação de carga selecione combinações indesejáveis de transportadora e grupo de meios de transporte, como transporte por navio quando são necessários caminhões.