O processo de criação de carga

O processo de criação de carga envolve a criação de planos de carga usando uma variedade de linhas de ordem de frete selecionadas pelo usuário. É possível iniciar o processo de criação de carga na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000). O procedimento para criar planos de carga e as opções de planejamento a serem usadas são descritos em Para criar planos de carga. O tópico atual descreve o processo que ocorre depois de você clicar em Gerar na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

O mecanismo de criação de carga realiza as seguintes etapas para criar planos de carga:

  • Combinar linhas de ordem de frete

    As linhas de ordem de frete para as quais você cria seu plano de carga são agrupadas por vários atributos, como endereços de carga/descarga e janelas de tempo. Cada grupo de linhas de ordem de frete correspondentes se torna uma ordem de frete combinada.
  • Realizar as etapas específicas do método de planejamento

    Para cada método de planejamento, o mecanismo de criação de carga realiza uma ou mais etapas específicas. Para obter mais informações, consulte Etapas específicas por método de planejamento.
  • Criar paradas e viagens

    As paradas de carga e descarga são criadas usando endereços de carga/descarga das ordens de frete combinadas. Transportadoras e grupos de meios de transporte ou combinações de meios de transporte são selecionados para visitar as paradas e as paradas são agrupadas por viagem. Uma viagem é um grupo de paradas percorridas por um grupo de meios de transporte específicos ou uma combinação de meios de transporte de uma transportadora específica.
  • Combinar paradas por plano de rota/rota padrão

    Depois da criação das paradas na etapa anterior, Criar paradas e viagens, LN combina as paradas que usam o mesmo plano de rota/rota padrão. Depois de as paradas serem combinadas com base no mesmo plano de rota/rota padrão, o processo de criação de carga do LN determina o grupo de meios de transporte/combinação de meios de transporte ideais para essas paradas combinadas dentro de um plano de frete/período de tempo específico.

    Se o grupo de meios de transporte (GMT)/combinação de meios de transporte (CMT) selecionado pelo LN na etapa anterior Criar paradas e viagens for diferente do GMT/CMT selecionado pelo LN depois da combinação das paradas com base no mesmo plano de rota/rota padrão e a execução das paradas combinadas for mais barata, as paradas criadas na etapa anterior, Criar paradas e viagens, serão removidas e o LN criará novas paradas com base nos dados das paradas combinadas.

    Quando o GMT/CMT selecionado na etapa anterior, Criar paradas e viagens e o GMT/CMT selecionado LN depois da combinação das paradas com base no mesmo plano de rota/rota padrão forem idênticos, nenhuma alteração é feita às paradas.

  • Criar cargas e expedições

    O mecanismo de criação de carga gera cargas e expedições usando as paradas e viagens criadas na etapa anterior. Para cada viagem, uma carga é criada e para as paradas de carga e descarga subjacentes, o mecanismo de criação de carga gera expedições. Para saber mais sobre a alocação de meios de transporte individuais para cargas, consulte Seleção de meios de transporte e Meios de transporte selecionados manualmente para linhas de ordem de frete.

Ordens de frete, paradas e viagens combinadas são dados intermediários usados somente para analisar os resultados eventuais do processo de planejamento, das cargas e das expedições.

Nota

O cálculo de custo do frete ocorre durante a criação de paradas e viagens e da criação de cargas e expedições. Para saber mais, consulte Cálculo do custo do Frete.

Para combinar linhas de ordem de frete

As linhas de ordem de frete selecionadas na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000) para criar o plano de carga são agrupadas em ordens de frete combinadas.

Uma ordem de frete combinada inclui todas as linhas de ordem de frete que vão para ou dos mesmos endereços dentro do mesmo período de tempo e que compartilham os mesmos valores dos seguintes atributos:

  • endereço do expedidor, tipo de expedidor e código do expedidor
  • endereço do receptor, tipo de receptor e código do receptor
  • Transp.
  • caixa de verificação vinculante da transportadora marcada/desmarcada
  • Grupo de meios de transporte
  • Combinação de meios de transporte

    Para fins de planejamento, um grupo de meios de transporte ou uma combinação de meios de transporte é anexado a uma linha de ordem de frete. Para saber mais, consulte Vários meios de transporte por carga.

  • Meios de transporte
  • Tipo de transporte
  • Código de combinação
  • Rota
  • Plano de rota
  • Rota padrão
  • Nível de serviço
  • Unidades de taxa adicionais do tipo de peça
  • Unidades de taxa adicionais do tipo de volume, comprimento ou área
  • Expedição única

É possível criar várias ordens de frete combinadas em que basear um plano de carga, dependendo de quantas linhas de ordem de frete possuem valores de atributo correspondentes.

  • Endereço, tipo e código do expedidor/receptor

    Os códigos de expedidor e receptor e os tipos de dados de endereço devem se conciliar, uma vez que os calendários devem ser idênticos para todas as linhas de ordem de frete da ordem combinada. O nível de serviço e as unidades de taxa adicionais são usados para recuperar as taxas de frete para as ordens combinadas.

  • Transportadora/transportadora vinculante

    Quando as linhas de ordem de frete possuem transportadoras idênticas, linhas de ordem de frete com transportadoras preferenciais não são combinadas com linhas de ordem de frete com transportadoras vinculantes.

    Uma transportadora preferencial é a que foi selecionada na linha de ordem de frete, enquanto uma transportadora vinculante é a que foi selecionada na linha de ordem de frete com a opção Transportadora/PSL vinculante selecionada.

    Se as linhas de ordem de frete com transportadoras preferenciais e transportadoras vinculantes forem combinadas, e a capacidade de carga das transportadoras for insuficiente para acomodar as linhas de ordem de frete com transportadoras vinculantes e aquelas com transportadoras preferenciais, o mecanismo de criação de carga será incapaz de criar expedições. Para evitar isso, as linhas de ordem de frete com transportadoras preferenciais e transportadoras vinculantes não são combinadas. Assim, a capacidade de carga tem maior probabilidade de ser suficiente para linhas de ordem de frete com transportadoras vinculantes. Para linhas de ordem de frete com transportadoras preferenciais, outra transportadora pode ser pesquisada se a capacidade de carga for insuficiente. Linhas de ordem de frete para as quais nenhuma transportadora esteja selecionada são combinadas separadamente.

  • Plano de rota e rota padrão

    Ordens de frete com planos de rota ou linhas de ordem de frete com rotas padrão não são combinadas com ordens de frete sem planos de rota ou rotas padrão. Para linhas de ordem de frete sem rotas padrão ou ordens de frete sem planos de rota, é preciso usar o algoritmo de planejamento de consolidação ou agrupamento para localizar uma rota ou plano de rota padrão.

  • Janelas de tempo

    Para linhas de ordem de frete serem combinadas, suas janelas de tempo devem se conciliar, ou, pelo menos, se sobrepor. Quando linhas de ordem de frete são combinadas, as janelas de tempo são ajustadas para adequarem-se a todas as linhas de ordem de frete da ordem de frete combinada. Como resultado, porém, há uma chance de que ordens de frete com janelas de tempo grandes não possam ser planejadas se essas ordens forem agrupadas em uma ordem combinada com uma janela de tempo limitada para a qual não haja uma transportadora disponível.

  • Expedição única

    Linhas de ordem de para ordens de expedição/frete únicas não podem ser combinadas com linhas de ordem de frete para as quais a opção Expedição única não esteja selecionada.

    Linhas de ordem de frete de ordens de frete de expedição única são combinadas somente com linhas de ordem de frete que pertençam ao mesmo cabeçalho de ordens de frete. Se os outros atributos da ordem de frete não se conciliarem, serão criadas novas ordens de frete combinadas, mas, de novo, somente com linhas de ordem de frete do mesmo cabeçalho de ordem de frete.

Etapas específicas por método de planejamento

Depois da criação das ordens de frete combinadas, o mecanismo de criação de carga realiza uma ou mais etapas específicas para cada método de planejamento:

Expedição direta

Se o algoritmo de planejamento de expedição direta for usado para criar o plano de carga, o mecanismo de criação de carga realizará as seguintes etapas antes de criar paradas e viagens:

  • selecionar transportadora
  • selecionar grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte.
Nota

A seleção da melhor transportadora é controlada pelo critério de seleção de transportadora selecionado na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000). Quando o replanejamento é realizado, o critério de seleção da transportadora do plano de carga controla a seleção da transportadora.

Consolidação

Se o algoritmo de planejamento de consolidação for usado para criar o plano de carga, o mecanismo de criação de carga realizará as seguintes etapas antes de criar paradas e viagens:

  1. Selecionar rota padrão

    O mecanismo de criação de carga seleciona uma rota padrão que inclui os endereços das ordens de frete combinadas, mas se o mecanismo de criação de carga não puder localizar uma rota padrão correspondente, o plano de carga será planejado usando o método de planejamento de expedição direta.

    Se uma rota padrão tiver sido selecionada nas ordens de frete das quais as ordens de frete combinadas foram derivadas, o mecanismo de criação de carga usará essa rota padrão. Se não for possível usar a rota padrão, nenhuma outra rota padrão é selecionada e a ordem de frete combinada é planejada usando o algoritmo de planejamento de expedição direta.

    Além disso, se uma rota padrão for vinculada à rota das linhas de ordem de frete incluídas nas ordens combinadas, o mecanismo de criação de carga usará a rota padrão. Se não for possível usar a rota padrão, nenhuma outra rota padrão é selecionada e a ordem de frete combinada é planejada usando o algoritmo de planejamento de expedição direta. Uma rota anexada a uma linha de ordem de frete é derivada da ordem de origem.

    Para obter mais informações, consulte O uso de rotas padrão.

  2. Selecionar combinação de transportadora e grupo de meios de transporte/meios de transporte

    Se nenhuma transportadora ou grupo de meios de transporte/combinação de meios de transporte estiver vinculado à rota padrão, o mecanismo de criação de carga selecionará uma transportadora e um grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte. A seleção da melhor transportadora e da rota padrão é controlada pelo critério de seleção da transportadora definido na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000).

Grupo

Se o algoritmo de planejamento de agrupamento for usado para criar o plano de carga, o mecanismo de criação de carga realizará as seguintes etapas antes de criar paradas e viagens:

  • selecionar plano de rota
  • selecionar transportadora
  • selecionar grupo de meios de transporte

Selecionar um plano de rota, transportadora e grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte para ordens de frete combinadas. Para ser selecionado, um plano de rota deve conciliar os endereços das ordens de frete para as quais o plano de carga foi criado. A seleção de um plano de rota, uma transportadora e um grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte é controlada pelo critério de seleção da transportadora definido na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000). Se um plano de rota for definido para ordens de frete incluídas em uma ordem de frete combinada, ou se um plano de rota for anexado à rota das ordens de frete da ordem combinada, esse plano de rota será usado.

Criar paradas e viagens

Paradas e viagens são criadas usando as ordens de frete combinadas criadas na primeira etapa.

Uma parada inclui os endereços e janelas de tempo para carga e descarga. Uma linha de parada inclui os itens que devem ser transportados e a identificação da linha de ordem de frete da qual a linha de parada se origina.

Uma viagem é uma combinação de paradas de carga e descarga em uma rota que são percorridas por uma transportadora específica e um grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte. Se nenhuma transportadora vinculante ou transportadora preferencial tiver sido definida nas ordens de frete ou linhas de ordem, a transportadora será selecionada entre as transportadoras anexadas ao departamento de expedição e ao grupo de planejamento das ordens de frete e linhas de ordem de frete para as quais o plano de carga foi criado.

O método de planejamento selecionado determina se várias viagens e paradas podem ser criadas para uma ordem de frete combinada.

Expedição direta

Se o algoritmo de planejamento de expedição direta for usado para criar o plano de carga, o mecanismo de criação de carga realizará o seguinte procedimento para criar paradas e viagens:

  1. O mecanismo de criação de carga gera uma parada de carga e de descarga em uma viagem para cada ordem de frete combinada. Se a ordem de frete combinada tiver um plano de rota ou uma rota padrão, o plano de rota ou rota padrão será usado para criar as viagens e paradas, o que pode resultar na criação de várias paradas e viagens para a ordem combinada.

  2. O mecanismo de criação de carga primeiro tenta adicionar linhas de parada a paradas existentes. Se o mecanismo de criação de carga não localizar paradas correspondentes, ele criará novas paradas. Porém, ordens combinadas de expedição única não são adicionadas a paradas existentes, mas para essas ordens, o mecanismo de criação de carga gera novas viagens.

Nota

Se um plano de rota for especificado em qualquer uma das ordens de frete, ou um plano de rota e/ou uma rota padrão forem especificados em qualquer uma das linhas de ordem de frete, o mecanismo criação de carga usará o plano de rota especificado e/ou a rota padrão. O plano da rota selecionada e as rotas padrão das ramificações do plano da rota são usados para criar expedições diretas para todas as ramificações do plano da rota.

Consolidação

Se o algoritmo de planejamento de consolidação for usado para criar o plano de carga, o mecanismo de criação de carga realizará as seguintes etapas para criar paradas e viagens:

  1. Adicionar linhas de parada a paradas com endereços e datas de carga/descarga correspondentes

    Para criar paradas e viagens para as ordens de frete combinadas, o mecanismo de criação de carga primeiro tenta adicionar linhas de parada a paradas existentes na rota padrão se os endereços e as datas de carga e descarga não se conciliarem.
  2. Adicionar linhas de parada a paradas dentro de janelas de tempo

    Se não for possível encontrar nenhuma linha de parada que cumpra esses critérios, o mecanismo de criação de carga tentará adicionar as linhas de parada a viagens existentes se as datas de carga e descarga couberem nas janelas de tempo das viagens existentes.
  3. Criar novas paradas e viagem

    Novas paradas e uma nova viagem são criadas se nenhuma viagem correspondente for encontrada.
Nota

Ordens combinadas de expedição única são planejadas usando o algoritmo de planejamento de expedição direta. Se uma ordem de frete combinada tiver um plano de rota, o mecanismo de criação de carga usará esse plano de rota para criar paradas e viagens e, assim, aplica o algoritmo de agrupamento.

Grupo

Se o algoritmo de planejamento de agrupamento for usado para criar o plano de carga, o mecanismo de criação de carga realizará as seguintes etapas para criar paradas e viagens:

  1. O mecanismo de criação de carga cria paradas e viagens para cada ramificação do plano de rota. Ramificações do plano de rota podem incluir rotas padrão. Nesses casos, a rota padrão é usada para criar as viagens. Se uma ramificação de plano de rota não tiver rota padrão, o mecanismo de criação de carga adicionará as paradas e linhas de parada às paradas e viagens existentes. Se nenhuma parada e viagem correspondentes forem encontradas, o mecanismo de criação de carga gerará novas paradas e uma nova viagem. Para essa ramificação do plano de rota, a ordem de frete combinada é, então, planejada usando o método de planejamento de expedição direta.

    Para obter mais informações, consulte O uso de planos de rota.

  2. Se o mecanismo de criação de carga não puder localizar um plano de rota adequado, ele buscará uma rota padrão. Se a rota padrão for definida para ordens de frete das quais a ordem de frete combinada é derivada, o mecanismo de criação de carga usará essa rota padrão e a ordem de frete combinada é planejada usando o método de planejamento de consolidação. Se não for possível usar a rota padrão, ou se não for encontrada uma rota padrão, a ordem de frete combinada será planejada usando o algoritmo de planejamento de expedição direta.

Nota

Ordens combinadas de expedição única são planejadas usando o algoritmo de planejamento de expedição direta. O plano da rota selecionada e as rotas padrão das ramificações do plano da rota são usados para criar expedições diretas para todas as ramificações do plano da rota. Viagens criadas usando ordens combinadas do tipo de expedição única não são combinadas com outras viagens, não importa o algoritmo de planejamento usado.

Criar cargas e expedições

O mecanismo de criação de carga gera cargas e expedições usando as paradas e viagens. Se a caixa de seleção Verificar disp do grupo de meios de transporte estiver marcada na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000), a capacidade dos grupos de meios de transporte das transportadoras será considerada nesse estágio. Se forem usadas combinações de meios de transporte, a capacidade dos grupos de meios de transporte dos tipos de veículo dos grupos de meios de transporte será considerada.

  1. Linhas de expedição são criadas usando linhas de parada. Primeiro, o mecanismo de criação de carga tenta adicionar linhas de expedição a expedições e cargas existentes na mesma viagem. Se a capacidade de carga do grupo de meios de transporte da transportadora for insuficiente, o mecanismo de criação de carga tentará adicionar linhas de expedição a cargas e expedições em outras viagens correspondentes. Se não houver nenhuma viagem correspondente, novas cargas e expedições deverão ser criadas.

  2. Para uma expedição recém-criada, o mecanismo de criação de carga determina a capacidade de carga necessária. A capacidade de carga disponível é derivada do número de veículos disponíveis dos grupos de meios de transporte ou das combinações de meios de transporte vinculadas à transportadora da parada.

    Se a transportadora tiver capacidade insuficiente e for vinculante, não será possível planejar a expedição e as linhas de ordem de frete subjacentes.

    Se não for possível transportar uma linha de ordem de frete em um meio de transporte e a expedição não puder ser dividida, a linha de ordem de frete não poderá ser planejada. O campo Dividir expedições durante o planejamento na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000) controla a divisão de expedição.

    Se a transportadora não for vinculante e tiver capacidade insuficiente, o mecanismo de criação de carga selecionará outro grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte e/ou transportadora. Esse processo se repete até que todas as mercadorias da linha de ordem de frete tenham sido planejadas.

    Para cada meio de transporte, ou para os meios de transporte de cada combinação de meios de transporte, o mecanismo de criação de carga cria uma nova carga e uma linha de expedição se as mercadorias da linha de ordem de frete não puderem ser incluídas em uma expedição existente. Se uma linha de ordem de frete não couber totalmente em um meio de transporte de um grupo de meios de transporte ou combinação de meios de transporte, a linha de ordem de frete será dividida em várias cargas, expedições e linhas de expedição.

    Se uma viagem fizer parte de um plano de rota e uma transportadora específica for definida para as ramificações do plano de rota, nenhuma outra transportadora será selecionada se a transportadora tiver capacidade insuficiente. Nesses casos, a transportadora é considerada vinculante e não é possível planejar as linhas de ordem de frete da viagem.

Nota
  • Viagens de expedição única, criadas usando ordens de frete combinadas com ordens de frete de expedição única ou linhas de ordem de frete, não são combinadas com outras cargas e expedições.
  • Primeiramente, expedições e cargas são criadas a partir de viagens com transportadoras vinculantes. Se cargas e expedições tiverem sido criadas primeiro para viagens com transportadoras preferenciais e viagens sem transportadoras especificadas, a capacidade da transportadora poderá ser usada antes de as viagens com transportadoras vinculantes serem planejadas. A seguir, expedições e cargas são criadas usando viagens com transportadoras preferenciais e, por fim, usando viagens sem transportadoras especificadas.

Cálculo do custo de frete

Custos de frete são calculados duas vezes durante o processo de criação de carga. Na primeira vez, os custos de frete são calculados para as ordens de frete combinadas usando várias combinações de transportadora e meios de transporte ou de transportadora e grupo de meios de transporte. Para calcular os custos de frete, as taxas de frete são recuperadas de Pricing.

Os custos adicionais também são calculados se o usuário selecionar essa opção na sessão Gerar plano (fmlbd0280m000). Linhas de ordem de frete com diferentes níveis de serviço e unidades de taxa adicionais não são inseridas na mesma ordem de frete combinada.

Unidades de taxa adicionais para tipo de volume, comprimento e área são convertidas para unidades definidas nas unidades dos dados mestres de Freight e combinadas. As taxas de frete são, então, recuperadas das unidades de dados mestres. Linhas de ordens de frete com unidades de taxa adicionais do tipo de peça não são combinadas e taxas de frete são recuperadas separadamente para cada unidade desse tipo. O motivo para isso é que nem sempre é possível realizar a conversão entre unidades e conjuntos de unidades de itens diferentes. Por exemplo, se um item for pedido em caixas e outro for pedido em paletes e ambos tiverem unidades de estoque diferentes. Como resultado, uma taxa baseada em uma única unidade não pode ser recuperada.

Ao criar expedições e cargas, os custos de frete são calculados novamente para as cargas e expedições. O motivo é que, quando as ordens de frete combinadas podem ser colocadas juntas em cargas e expedições, quantidades maiores para cada transporte podem levar a uma economia ainda maior no plano de carga. Para obter mais informações, consulte Cálculo dos custos de frete estimados

Para habilitar o cálculo de custo de frete, é preciso marcar a caixa de seleção Custo de transporte na sessão Parâmetros de custo e taxas de frete (fmfrc0100m000).

Usar o grupo de meios de transporte padrão ou combinação de meios de transporte

Ao combinar ordens de frete e calcular os custos de frete para um determinado número de linhas de ordem de frete, o mecanismo de criação de carga primeiro busca um grupo de meios de transporte (a menos que uma combinação de meios de transporte seja especificada para as linhas de ordem de frete). Se o mecanismo de criação de carga não localizar nenhum grupo de meios de transporte, o grupo de meios de transporte padrão para a transportadora será usado. Se nenhum grupo de meio de transporte padrão for definido, o mecanismo de criação de carga busca uma combinação de meios de transporte. Se nenhuma for encontrada, a combinação de meios de transporte padrão definida para a transportadora é usada.