Para criar ordens de frete

Depois de o departamento de expedição receber uma ordem de vendas, ordem de compra ou outra ordem que necessite de transporte, ele cria uma ordem de frete que lista as mercadorias nessa ordem. O departamento de expedição usa, então, a ordem de frete para planejar o transporte das mercadorias. Na verdade, o planejamento de transporte é baseado na ordem de frete.

Em geral, um departamento de expedição recebe várias ordens de origem a serem processadas ao mesmo tempo. Alguns dos itens na ordem de origem podem ser colocados em ordens de frete que já existam. Esse é o caso se os endereços de origem, os endereços de destino, as datas e os horários corresponderem.

No LN, as ordens de frete são criadas automaticamente ou por lote usando os seguintes tipos de ordem:

  • Ordens de venda
  • Ordens de compra
  • Ordens do armazém
  • Ordens de distribuição planejadas (de Enterprise Planning).

Uma ordem de frete é gerada em uma destas situações:

  • quando uma ordem de qualquer um dos tipos acima é criada e salva
  • quando um usuário especifica um lote de ordens de qualquer um dos tipos de ordem acima a ser processado e ativa o processo em lote.

Também é possível criar ordens de frete manualmente.

Criação automática de ordens de frete

É possível definir a criação automática de ordens de frete nos seguintes locais:

  • Ordens de venda

    É possível definir a criação automática de ordens de frete usando ordens de vendas na sessão Tipo de ordem de venda - Atividades (tdsls0560m000). Nesta sessão, é possível especificar que as ordens de frete sejam criadas automaticamente para ordens de vendas de tipos específicos.

    Porém, se uma combinação de item e parceiro de negócios estiver presente na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000), também será necessário marcar a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas em Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000) para ativar a criação automática de ordens de frete para essa combinação.

    Além disso, para linhas de ordem de venda individuais, marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000). Se houver detalhes de linha, a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas na sessão Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100) também deverá ser marcada. Essa caixa de verificação é selecionada por padrão se a geração automática de ordens de frete for especificada para o tipo de ordem de vendas.

  • Ordens de compra

    É possível definir a criação automática de ordens de frete usando ordens de compra na sessão Tipo de ordem de compra - Atividades (tdpur0560m000). Nesta sessão, é possível especificar que as ordens de frete sejam criadas automaticamente para ordens de compra de tipos específicos.

    Porém, se um registro de uma determinada combinação de item e parceiro de negócios for criado na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), para habilitar a criação automática de ordens de frete para essa combinação, marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).

    Além disso, para linhas de ordem de compra individuais, marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000) e, se houver detalhes de linha, na sessão Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200). Essa caixa de verificação é selecionada por padrão se a geração automática de ordens de frete for especificada para o tipo de ordem de compra.

    Para ordens de compra de entrega direta geradas de uma ordem de serviço, a configuração que aciona a geração de uma ordem de frete é assumida como padrão da ordem de serviço de origem.

  • Ordens de vendas de manutenção

    A geração de ordens de frete usando ordens de vendas de manutenção é definida na sessão Ordem de venda de manutenção - Linhas de peça (tsmsc1110m000).
  • Ordens do armazém

    A criação automática de ordens de frete usando ordens do armazém é definida na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000). Porém, se a caixa de seleção Gerar ordem de frete de armazenamento estiver desmarcada na linha da ordem de armazenamento de entrada ou saída, nenhuma ordem de frete será gerada.
  • Ordens de planejamento corporativo

    A criação automática de ordens de frete usando ordens de planejamento empresarial é definida na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000).

Criação por lote de ordens de frete

Se o LN não estiver definido para a criação automática de ordens de frete, será possível gerar ordens de frete por lote nas seguintes sessões:

  • Gerar ordens de frete (fmfoc1234m000)

    Nessa sessão, é possível selecionar uma variedade de ordens de vendas, ordens de compra ou outras ordens e gerar ordens de frete usando essas ordens.
  • Gerar ordens de frete (tdpur4220m000)

    Nessa sessão, é possível selecionar uma variedade de ordens de compra e gerar ordens de frete usando essas ordens.
  • Gerar ordens de frete (tdsls4222m000)

    Nessa sessão, é possível selecionar uma variedade de ordens de vendas e gerar ordens de frete usando essas ordens.
Nota

Para habilitar a criação por lote de ordens de frete, a caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra deve ser marcada nas linhas da ordem de origem. Além disso, a geração de ordens de frete deve ser especificada como uma atividade não automática na sessão Tipo de ordem de venda - Atividades (tdsls0560m000) para os tipos de ordem de vendas relevantes e na sessão Tipo de ordem de compra - Atividades (tdpur0560m000) para os tipos de ordem de compra relevantes.

Além disso, se um registro de uma determinada combinação de item e parceiro de negócios for criado na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), para habilitar a criação em lote de ordens de frete para essa combinação, marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).

Da mesma forma, se um registro de uma determinada combinação de item e parceiro de negócios for criado na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000), para habilitar a criação em lote de ordens de frete para essa combinação, marque a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000).

Para obter informações sobre como gerar ordens de frete de lotes de ordens de armazenamento, consulte Gerar ordens de frete para ordens de armazém e Gerar ordens de frete para ordens de vendas de entrega direta.

Ordens de frete criadas por lote e automaticamente

No LN, todas as ordens incluem itens, datas e horários de entrega, nomes e endereços do expedidor e do receptor e assim por diante.

Essencialmente, uma ordem de frete gerada em um lote ou criada automaticamente é uma cópia das informações relevantes (como itens, datas/horários de entrega e endereços) usando ordem de origem e alguns dados relacionados ao frete específico adicionado por Freight.

Nos dados mestres de Freight, os usuários podem definir dados relacionados ao frete específicos para itens e endereços. Se uma ordem de origem tiver itens e/ou endereços, por exemplo, para os quais dados relacionados ao frete estejam definidos, os dados relacionados ao frete serão adicionados à ordem de frete gerada usando a ordem de origem.

Exemplo

Um usuário pode alocar uma propriedade como tipo de transporte: armazenamento em frigoríficos ao item de posta de peixe supercongelada. Sempre que uma ordem de frete for gerada de uma ordem de origem para postas de peixe supercongeladas, o tipo de transporte de armazenamento a frio é adicionado ao item na linha de ordem de frete.

Porém, as linhas de ordem da ordem de origem podem ser adicionadas a diferentes ordens de frete. Por exemplo, se a ordem de frete OF1 for criada usando a ordem de vendas 1, a maior parte das linhas de ordem da ordem de vendas 1 irá para OF1. Porém, determinadas linhas de ordem da ordem de vendas 1 podem ser adicionadas a ordens de frete existentes OF2 e OF3. Isso pode acontecer se as origens, os destinos, os horários e as datas estiverem sobrepostos.

Ordens de frete criadas manualmente

No Freight, é possível criar manualmente ordens de frete na sessão Ordens de frete (fmfoc2100m000).

Se você criar manualmente uma ordem de frete, você mesmo poderá inserir o cabeçalho da ordem relevante e os dados da linha da ordem. Por exemplo:

  • Nomes
  • Endereços
  • Datas
  • Horários
  • Itens
  • Critérios de agrupamento de ordem/linha de ordem
Nota

Se você estiver interessado principalmente em dados de planejamento, como datas de carga e descarga, rotas e custos de frete sem atualizações no progresso de mercadorias através do processamento de armazém, será possível usar manualmente ordens de frete criadas para realizar a criação de carga de Freight de modo independente.

Cargas e expedições resultantes de ordens de frete criadas manualmente fornecem uma visão geral das datas, rotas, custos de frete etc. de carga e descarga, sem atualizações de progresso pelo processamento de armazém. Se forem necessárias atualizações de processamento de armazém além dos dados de custo de frete e planejamento, será preciso basear a criação de carga em ordens de frete baseadas em ordens de origem.

O motivo é que, para processar cargas e expedições e atualizar o Freight no progresso do processamento de carga e expedição através do armazém, a Warehousing precisa de ordens de armazém para as ordens de frete em que as cargas e expedições são baseadas, mas não é possível criar ordens de armazenamento para ordens de frete criadas manualmente no LN.

Uma ordem de armazém é gerada quando a ordem de origem de uma ordem de frete for liberada para a Warehousing. Ordens de frete criadas manualmente não possuem ordens de origem e, portanto, essas ordens não podem ser liberadas para a Warehousing. De modo similar, cargas e expedições baseadas em ordens de frete, cujas ordens de origem não estejam liberadas para Warehousing, não podem ser processadas em Warehousing.

Ordens de frete de expedição única

Ordens de frete de expedição única são geradas se:

  • A ordem de frete for gerada de uma ordem de armazenamento com um tipo de ordem de armazenamento para o qual a caixa de seleção Ordem única por expedição está marcada.
  • A ordem de frete for gerada de uma ordem de vendas cujo tipo de ordem está associado a um tipo de ordem de armazenamento para o qual a caixa de seleção Ordem única por expedição está marcada.
  • A ordem de frete for gerada de uma ordem de vendas cujo tipo de ordem não está associado a um tipo de ordem de armazenamento, mas a caixa de seleção Ordem única por expedição está marcada para o tipo de ordem de armazenamento padrão da ordem de vendas. É possível definir tipos de ordem de armazenamento padrão na sessão Tipos de ordem padrão por origem (whinh0120m000).

Para todas as outras instâncias das ordens de frete sendo geradas em ordens de origem, essa caixa de seleção fica cinza e o valor é obtido da caixa Ordem de expedição única na sessão Tipo de ordem de frete - Padrões (fmfmd0165m000).

Para ordens de frete criadas manualmente, é possível marcar ou desmarcar a caixa de seleção Ordem única por expedição se a ordem de frete ainda não tiver sido processada.

Nota
  • A geração de ordem de frete pode falhar devido à configuração de dados mestres inadequada. Consulte:

    • O uso de grupos de meios de transporte
    • O uso de endereços em Gestão de frete
    • O uso de tipos de transporte
    • O uso de planos de rota
    • Para definir e usar áreas em Frete
  • Cargas e expedições baseadas em ordens de frete, cujas ordens de origem não possuam ordens de armazenamento, não podem ser processadas em Warehousing. Isso significa que o Warehousing não pode confirmar nem fechar tais cargas e expedições. Porém, é possível usar cargas e expedições sem processamento de armazém para obter uma visão geral dos dados de planejamento possíveis e dos custos de frete.