Ambientes multicompanhia

O LN fornece um vasto suporte para uma ampla variedade de organizações, variando de pequenas e médias empresas que consistem em apenas uma companhia e um número limitado de locais a grandes empresas globais que incluem várias companhias e qualquer número de locais.

Para atender às necessidades de ambientes multicompanhia, o LN oferece as seguintes características:

  • Blocos de construção multicompanhia

    Para modelar um ambiente multicompanhia, estão disponíveis os seguintes blocos de construção:

    • Companhias financeiras

      uma companhia com pelo menos um conjunto de tabelas financeiras. A principal função de uma companhia financeira é registrar todas as transações de contabilidade que resultem das atividades realizadas nas unidades empresariais que estejam vinculadas à companhia financeira. Essas atividades consistem em transações operacionais e logísticas que resultem de um fluxo de mercadorias logístico e de atividades de produção, serviço, armazenamento e suporte.
    • Companhias logísticas

      Uma companhia usada para transações logísticas, como produção, compra, venda, armazenamento e transporte de mercadorias. Todos os dados logísticos relativos às transações são armazenados no banco de dados da companhia.
    • Unidades empresariais

      Um conjunto de entidades agrupadas de maneira lógica vinculadas a uma companhia financeira e à mesma companhia logística. Unidades empresariais são consideradas unidades financeiras independentes dentro de um contexto logístico.
    • Plantas

      As plantas estarão disponíveis se os conceitos de multiplanta estiverem ativados na sessão de console Ativação de conceito (tcemm4600m000). Uma planta é vinculada a uma companhia logística. As plantas são usadas para transações logísticas, como produção, compra, venda, armazenamento e transporte de mercadorias. Em uma planta, é possível definir dados locais e configurações que se aplicam a um local específico, o que é diferente dos dados da companhia definidos na companhia logística.
    • Departamentos e armazéns

      Departamentos e armazéns são unidades organizacionais em que tarefas específicas são realizadas, como armazenamento de mercadorias, produção ou atividades relativas a vender ou comprar mercadorias ou serviços. Na estrutura empresarial, armazéns e departamentos são vinculados a plantas para dar suporte ao fluxo logístico e a unidades empresariais para dar suporte ao fluxo financeiro. Consulte o Guia do usuário para estruturas empresariais.
    • Agrupamentos de planejamento

      Se Enterprise Planning for implementado, o planejamento de logística e de produção será baseado em agrupamentos de planejamento. As plantas são reunidas por agrupamento de planejamento dentro da companhia. Um agrupamento de planejamento pode incluir várias plantas, e uma planta pode ser vinculada a um agrupamento de planejamento.

    Um ambiente multicompanhia do LN pode consistir em várias companhias logísticas e financeiras, dependendo da estrutura da sua organização e do número de servidores em que residem os bancos de dados do LN.

  • Modelagem de estrutura empresarial

    Você pode usar a ferramenta LN Enterprise Modeler para modelar a estrutura da sua empresa. Isso permite modelar a empresa independentemente da organização dos bancos de dados do LN.

    Como alternativa, é possível configurar a estrutura empresarial diretamente no módulo Enterprise Modeling Management.

  • Sistemas multimoedas

    Se várias companhias ou unidades empresariais estiverem situadas em países separados, será preciso configurar um sistema multimoeda para as companhias da estrutura multicompanhia.

    No LN, uma companhia logística pode operar em vários países. Os sistemas multimoeda do LN permitem que uma companhia faça a contabilidade em mais de uma moeda. Os valores podem ser calculados e registrados em até três moedas.

  • Transações de companhia intralogística

    Departamentos de vendas, departamentos de compras, centros de trabalho, centros de serviço e armazéns são entidades de companhias logísticas. As entidades são agrupadas em unidades empresariais.

    É possível definir as unidades empresariais em uma companhia logística conforme os clientes e fornecedores uma da outra e modelar o fluxo de mercadorias e as relações financeiras correspondentes, como acordos de faturamento e preço entre as partes. Para isso, é preciso definir os parceiros de negócios internos e vinculá-los às unidades empresariais. É necessário haver um relacionamento de um para um entre os parceiros de negócios internos e as unidades empresariais.

  • Compartilhamento de dados

    As companhias de uma estrutura multicompanhia devem usar dados consistentes. Por exemplo, é possível usar os mesmos calendários, códigos de item, parceiros de negócios e informações de preço nas várias companhias.

    Alguns dados devem ser compartilhados, enquanto outros dados podem ser compartilhados se necessário, e outros dados ainda não devem ser compartilhados de modo algum. É possível usar várias técnicas de compartilhamento e replicação de dados para disponibilizar os mesmos dados a companhias.

  • Processamento multicompanhia

    A estrutura multicompanhia permite a gestão de planejamento e operações de produção em toda a empresa.

As sessões a seguir descrevem os recursos multicompanhia com suporte aos diversos pacotes do LN.

Financials multicompanhia

Em uma companhia logística, é possível processar transações logísticas entre departamentos, centros de trabalho e armazéns de unidades empresariais vinculadas a diferentes companhias financeiras. Se os lados de débito e crédito de uma transação logística forem lançados em diferentes companhias financeiras, o LN poderá criar transações intercompanhia automaticamente entre as companhias.

É possível agregar os dados de um grupo de companhias financeiras à companhia do grupo financeiro para contabilidade corporativa.

Taxation multicompanhia

O relatório tributário faz parte da contabilidade financeira e é restrito a um país. Consequentemente, a gestão de impostos do LN em uma estrutura multicompanhia é similar àquela em um ambiente de uma única companhia.

A gestão de impostos no LN inclui os seguintes recursos:

  • Registro tributário

    Em relação a registro tributário, defina os diversos detalhes tributários para cada país no módulo Taxation. No módulo General Ledger do Financials, especifique as contas contábeis referentes aos valores tributários separadamente para cada companhia financeira. O LN pode lançar os valores tributários calculados para um código de imposto em diferentes contas contábeis nas companhias financeiras individuais; por exemplo, em uma estrutura de apenas uma companhia multifinanceira logística.

  • Processamento de IVA para transações dentro da UE

    A transferência de mercadorias entre os países da União Europeia (UE) requer gestão de imposto por valor agregado (IVA). Dependendo dos países em que as mercadorias recebem baixa e são entregues e faturadas, vários tipos de IVA se aplicam às transações.
  • Registro tributário em um país estrangeiro

    Em algumas situações, as transações devem ser relatadas para tributação em um país estrangeiro. Geralmente, isso pode acontecer se os itens de serviço forem entregues diretamente do fornecedor ao cliente em que as atividades do serviço são realizadas e se peças sobressalentes não usadas forem devolvidas diretamente do local do serviço ao fornecedor.

Invoicing multicompanhia

O faturamento no LN inclui os seguintes recursos:

  • Faturamento de vendas

    Para um parceiro de negócios, é possível combinar linhas de fatura de venda de vários pacotes logísticos, como Sales, Project e Service em um documento de fatura, desde que as condições para os critérios de criação sejam atendidas. O Invoicing pode combinar dados financeiros (como dados de fatura de venda manuais) em uma fatura junto com outros dados logísticos.

    Documentos de fatura são gerados para cada companhia financeira.

  • Comércio intercompanhia

    Para comércio interno, as liquidações financeiras internas serão geradas se as mercadorias e a fatura para as mercadorias forem enviadas ou recebidas por várias entidades. As entidades podem ser departamentos, armazéns e parceiros de negócio internos ou externos. O LN gera automaticamente as faturas internas ou a liquidação entre as entidades associadas nas companhias financeiras.

    O faturamento pode ocorrer entre unidades empresariais da mesma companhia logística e diferentes companhias financeiras. O LN usa a função de autofaturamento para gerar as faturas internas e os pagamentos.

Enterprise Planning multicompanhia

É possível usar o planejamento multicompanhia central para definir um plano central que coordene e acione os planos locais nas companhias de produção. Também é possível agregar e desagregar os planos para diferentes níveis.

Manufacturing multicompanhia

Definição de produto, gestão de dados de engenharia, programação de produção e execução são controladas em cada companhia logística. Unidades empresariais não afetam atividades que não têm impacto financeiro.

Em uma companhia logística, os roteamentos podem incluir centros de trabalho em diferentes países que pertencem a diferentes unidades empresariais. As transferências de trabalho em andamento (WIP) recebem baixa nas companhias financeiras das unidades empresariais.

Se os conceitos de multiplanta estiverem ativados na sessão de console Ativação de conceito (tcemm4600m000), será possível definir BOMs e roteiros de produção (JSC) para modelar como um item é fabricado usando máquinas, roteiros ou materiais em diferentes locais.

Procurement e Sales multicompanhia

Durante a entrada de ordem de venda, para ver o estoque disponível em armazéns próprios e de outras companhias logísticas, é possível usar a lista da empresa ou o Enterprise Planning e a Promessa de ordem. Se o departamento de vendas e o armazém estiverem vinculados a companhias financeiras separadas, o LN poderá gerar liquidações intercompanhia entre as companhias financeiras.

O LN registra alguns dados de parceiros de negócios financeiros separadamente para cada departamento de vendas e de compras. Várias unidades empresariais podem fazer negócios com os mesmos clientes e fornecedores.

Em uma estrutura multicompanhia, é possível gerenciar todas ou parte das ordens de compra centralmente. Por exemplo, é possível criar um contrato de compras central com os fornecedores, incluindo acordos de preço e desconto, que se apliquem a todas as companhias da sua organização.

Project multicompanhia

É preciso vincular um projeto a uma unidade empresarial e, dessa forma, a uma companhia financeira. Se você usar várias companhias financeiras, é possível realizar contabilidade financeira separada para os projetos de uma companhia logística.

É possível agregar os dados de vários subprojetos a um projeto principal para monitoramento do projeto integrado.

É possível especificar uma moeda do projeto para cada projeto e subprojeto. Assim, é possível gerenciar um projeto em qualquer moeda, por exemplo, a moeda local do país em que o trabalho é realizado.

Service multicompanhia

Departamentos de serviço e armazéns que contêm peças sobressalentes e componentes usados para serviço e manutenção pertencem a unidades empresariais. Para realizar a contabilidade financeira separada para os departamentos de serviço e seus armazéns, é possível atribuir departamentos de serviço e armazéns a unidades empresariais que estejam vinculadas a diferentes companhias financeiras.

Se material, mão de obra ou outros custos forem transferidos entre departamentos de serviço e armazéns, ou de um departamento de serviço para outro (no caso de subcontratação interna para reparo em oficina), o LN poderá realizar o faturamento entre esses departamentos e armazéns. No módulo Intercompany Trade, é possível definir relações de comércio intercompanhia com faturamento entre várias entidades.

Também é possível registrar e processar operações de serviço em um ambiente de companhia multilogística.

Warehousing multicompanhia

É possível definir relacionamentos comerciais entre companhias com unidades empresariais ou armazéns individuais da mesma companhia logística para transferência de material, mão de obra ou outros custos entre armazéns. Além disso, você pode gerar faturas para eles sem usar ordens de venda e de compra. Por exemplo, é possível usar isso para transferir mercadorias entre armazéns em diferentes países.

É possível definir sobretaxas de armazém, que são adicionadas aos custos reais das mercadorias, seja quando as mercadorias recebem baixa de um armazém ou quando elas são recebidas.

Freight multicompanhia

É possível gerenciar e processar de modo centralizado ordens de frete, agrupamentos de ordens de frete, expedições e cargas entre vários locais. Esse processo apresenta uma clara percepção de necessidades relacionadas ao transporte, otimização da gestão de ordens de frete, consolidação e planejamento de cargas e expedições, redução de custos e subcontratação de transporte a transportadoras.