Gestão de dados mestres

Use Master Data Management para manter dados mestres de Serviço como:

  • Tipo de serviço

    O tipo de serviço é usado para identificar as condições nas quais o serviço é prestado, como manutenção preventiva (PM) e manutenção corretiva. Também fornece uma base para o planejamento, além de análise financeira e logística. É possível usar os tipos de serviço para diferenciar a aplicação de garantia de reparo. Os procedimentos de ordem de armazém do tipo Baixa ou Recebimento podem ser vinculados a um tipo de serviço.

  • Tarefas

    Uma tarefa é uma especificação do tipo de trabalho realizado por um funcionário de serviço. Pode ser usada para especificar a mão de obra necessária para realizar uma atividade. É possível vincular uma taxa de mão de obra específica a uma tarefa.

  • Listas de verificação

    A lista de verificação fornece uma lista das verificações a serem realizadas durante a execução de uma atividade. Além de úteis, essas verificações podem ser copiadas durante a execução de atividades da ordem de serviço ou da ordem de trabalho. As listas de verificação são usadas para agrupar tarefas específicas para que seja possível definir mais de uma tarefa para uma atividade de referência.

  • Tipo de cobertura

    Uma classificação financeira que indica até que ponto o trabalho está coberto pela garantia ou pelo contrato e qual parte das atividades pode ser cobrada. Os tipos de cobertura são usados para identificar a cobertura em vários acordos, como garantias, contratos ou cotações. Também servem como diferenciação ao definir a atividade de referência.

  • Departamentos de serviço/Áreas de serviço

    Um departamento de serviço é um departamento que consiste em uma pessoa ou máquina (ou mais) com capacidades idênticas, que podem ser consideradas como uma unidade para os fins de planejamento de serviço e manutenção.

    Uma área de serviço é uma área geográfica específica coberta por um engenheiro de serviço (funcionário) ou mais. É possível vincular uma área de serviço a um centro de serviço.

    As áreas de serviço oferecem a funcionalidade para manter engenheiros de serviço, itens serializados passíveis de serviços, área principal e tempo médio de viagem.

  • Habilidades

    O conhecimento específico ou a especialidade técnica que o engenheiro de serviço deve ter para realizar atividades de serviço ou de manutenção. Por exemplo, conhecimento sobre eletricidade e determinados equipamentos. As habilidades podem ser gerais, como conhecimento em codificação de software e habilidades com aparelhos elétricos e encanamento, ou podem ser específicas/especiais. Por exemplo, reparos ou solução de problemas em equipamentos como aeronaves requerem habilidades especiais.

  • Funcionário de serviço

    O funcionário de serviço é uma pessoa que trabalha para o departamento de serviço. Os funcionários de serviço trabalham principalmente com atividades relacionadas a serviços, como execução de ordens, registro ou manipulação de chamados, representantes de vendas para vendas de serviços, supervisores, expedidores ou manipuladores. Cada funcionário de serviço deve ser definido com detalhes relacionados a Geral e Pessoal (RH).

  • Kits de serviço

    Um kit de serviço é um armazém móvel no qual são armazenados os componentes usados durante as atividades de serviço. O kit de serviço é definido e usado no domínio Service, mas as transações de estoque são realizadas como em qualquer armazém Normal ou de Serviço, incluindo os reabastecimentos.

  • Local

    É possível atribuir um local ao departamento de serviço e à ordem de trabalho. O departamento de serviço do local e da ordem de trabalho deve ser igual. Não é possível atribuir um local a uma ordem de trabalho fechada nem excluir um local atribuído a uma ordem de trabalho.

  • Dados do item de serviço

    Os dados do item de serviço consistem em valores padrão do Service para itens. No caso de itens fabricados ou comprados, é possível definir detalhes específicos que são usados na manutenção ou na venda de itens de serviço. Por exemplo, é possível especificar determinados detalhes sobre subcontratação e os detalhes de logística necessários para os processos de serviço. Para fins de subcontratação, também é possível definir essas informações para itens que tenham o tipo Serviço ou Custo. Você pode definir itens personalizados a serem usados em projetos PCS que são identificados como uma estrutura de explosão física. Os itens são utilizados em vários locais na definição de repositório e nas transações. Também podem ser usados na hora de definir a lista de materiais, como uma explosão de itens, e de herdar detalhes em itens serializados especificados pelos clientes.

  • Dados padrão de item

    É possível definir os dados padrão de item para que os mesmos dados sejam utilizados com itens de serviço semelhantes. Você pode definir os dados padrão de item para a combinação de:

    • Tipo de item
    • Grupo de itens
    • Categoria de item
    • Grupo de itens de serviço
    • Grupo de itens serializados (opcionalmente)
  • Atividades de referência

    Em Activity Management, é possível manter as definições de todo o trabalho que pode ser realizado por motivos de manutenção. Você pode criar um repositório de atividades de referência com vários tipos de informações estáticas.

  • Roteiros mestres e opções de roteiro

    Um roteiro mestre identifica um conjunto de operações que devem ser realizadas. É possível vincular um ou mais roteiros mestres a um item. Por exemplo, Reparo e Revisão são roteiros mestres que podem ser aplicados a uma máquina.

  • Inspeções de serviço e cenários de manutenção preventiva

    As inspeções de serviço cobrem as seguintes funcionalidades:

    • A Medição é usada para determinar o valor da variável de um item (quantidade de medição) em uma situação específica, como a profundidade dos sulcos dos pneus. Quando as medições de itens serializados são registradas durante as inspeções, as notificações de manutenção são geradas com base em acionadores de manutenção predefinidos.
    • O Conjunto de acionadores de manutenção serve para acionar notificações de manutenção ao realizar medições. Um conjunto de acionadores de manutenção é vinculado a um tipo de medição. O conjunto de acionadores de manutenção pode ser vinculado a leituras de contador, que são vinculadas a um item serializado.
    • Os Grupos de contadores podem ser usados para oferecer suporte a cenários de medição avançados. Eles servem somente para tipos de medições numéricas. O grupo de contadores é usado para adotar como padrão as leituras de contador quando um item serializado é criado. Em uma leitura de contador, é possível determinar de onde as inspeções são obtidas.
    • O livro de regras para conjuntos de acionadores de manutenção especifica a utilização de um determinado conjunto de acionadores de manutenção ao realizar uma medição de uma posição específica.
  • Análise do item de serviço

    A análise do item de serviço inclui as seguintes funcionalidades:

    • Calcular indicadores de desempenho do serviço - é possível calcular o seguinte em instalações de serviço (item serializado/agrupamento):
      • Disponibilidade do item serializado
      • Tempo médio para reparo (MTTR)
      • Tempo médio entre falhas (MTBF)
    • Calcular a análise do tempo de funcionamento - esta análise pode ser usada para comparar o tempo de funcionamento estabelecido em um contrato de serviço para um item serializado com o tempo de funcionamento real desse item.
    • Calcular os custos de reparo - é possível calcular e imprimir os custos de reparo relativos a chamados, ordens de serviço e ordens de venda de manutenção para um item serializado/agrupamento.
  • Gestão de componentes

    Se os Itens da lista do tipo Kit estiverem disponíveis, será possível usar esses itens para uma linha de material de Ordem de serviço ou de Ordem de trabalho. O item do tipo Kit não é armazenado na linha de material, mas os componentes são copiados como linhas de material.

  • Usar grupos de instalação

    Em Parâmetros de serviço geral, é possível especificar se o grupo de instalação será usado em Serviço.

  • Usar tipos de medida por grupo de itens serializados

    O LN permitirá selecionar o tipo de medida na sessão Tipos de medida por grupo de itens serializados (tsmdm0171m000) caso o item especificado na sessão faça parte de um grupo de itens serializados ao qual os tipos de medição estão vinculados. Caso contrário, é possível selecionar o tipo de medida na sessão Tipos de medida (tsmdm0165m000).