Progresso do projeto

O módulo Project Progress é usado para medir, registrar e monitorar o progresso de um projeto.

  • Progresso

    Você pode usar Project Progress para registrar e controlar os dados do projeto durante sua execução. A parte de Monitoring do módulo combina informações do Project Progress para gerar relatórios de monitoramento do projeto e demonstrações financeiras. Esses relatórios são baseados em quantidades e valores e podem ser apresentados em relação a qualquer nível do projeto. Há uma ampla variedade de critérios de seleção para garantir que os dados corretos sejam recebidos pelas pessoas corretas. Por exemplo, incluir ou excluir custos esperados (contabilidade de obrigações) e período atual ou cumulativo com ou sem previsões de resultado final. Os orçamentos e custos realizados são comparados com os dados reais. É possível visualizar a consequência dessa comparação. e também ver o custo estimado ao final de um projeto durante a sua execução.
  • Progresso físico

    É possível rastrear o progresso físico do projeto monitorando o progresso dos elementos e das atividades no nível de objeto de custo para todos os tipos de custo.

    Você pode realizar as seguintes tarefas:

    • Gerar dados mestres de progresso físico: É possível criar dados de progresso mestre para elementos e atividades no nível de objeto de custo. Você só poderá gerar dados mestres se tanto o projeto quanto os elementos e/ou as atividades desse projeto atenderem às condições necessárias.
    • Gerar progresso físico por elemento/objeto de custo: É possível alterar globalmente o progresso para um intervalo de elementos. Você pode então monitorar o resultado no módulo Project Progress. Você poderá manter o progresso dos elementos se tanto o projeto quanto os elementos dele atenderem às condições necessárias.
    • Gerar progresso físico do planejamento: É possível copiar o progresso da atividade (planejamento) para o progresso do elemento e da atividade (produção). Além disso, os objetos de custo são copiados dos dados de controle.
    • Imprimir progresso físico: É possível imprimir um formulário que mostre os detalhes do progresso para elementos e atividades. E esse formulário pode ser usado para registrar detalhes no local. Você pode inserir manualmente o progresso atual no centro de trabalho por dia ou por semana.
  • Custos

    Durante a execução do projeto, é possível registrar os custos reais. O registro de custos pode ser executado no Project ou no Financials ou ser o resultado de processos logísticos, como aquisição de mercadorias ou serviços, que depois é transferido para o Project. É possível especificar o nível em que os custos do projeto são registrados.

    Você pode utilizar os seguintes recursos para rastrear o progresso dos custos:

    • Custos: É possível visualizar, comparar e manter os custos incorridos de um projeto para todos os tipos de custos. É possível visualizar as transações de custo ainda não processadas no Financials. Se os custos resultarem de ações no Financials, no Manufacturing ou no Order Management, essas transações serão automaticamente criadas e processadas. Além disso, transações de custo inseridas manualmente também podem ser mantidas.
    • Uso de compromissos: Para manter o controle do projeto atualizado, é preciso garantir que sejam inseridos os custos corretos e os custos futuros; por exemplo, nos relatórios mensais. Compromissos são obrigações financeiras que representam custos futuros. Quando custos são incorridos, o compromisso é substituído pelo custo real. Os compromissos podem ser registrados de duas formas: manualmente e automaticamente. Isso depende dos parâmetros especificados. Os compromissos são lançados assim que a ordem de compra é criada e/ou o recebimento de mercadorias é registrado no Procurement. é possível rastrear compromissos provisórios e compromissos firmes. Também é possível imprimir os custos e compromissos reais e compará-los.
    • Histórico de custos: É possível visualizar e manter os dados de histórico dos custos de projeto e contrato para os diferentes tipos de custos.
    • Previsão de custo: Para gerar ou visualizar a previsão de custo no projeto, é possível usar objetos de custo ou tipos de custo. Se você utilizar objetos de custo, poderá manter a previsão de custo para todos os objetos de custo relacionados a elementos e atividades. Se você utilizar tipos de custo, poderá manter a previsão de custo apenas para atividades. É possível usar um método de previsão para prever alterações no orçamento, custos extras ou o custo total do projeto. Essas previsões são exibidas na medição e no monitoramento do desempenho.
  • Receitas e histórico de receitas

    É possível registrar receitas de projetos manualmente ou as receitas podem ser registradas por meio do faturamento de projetos. Se uma fatura do projeto é lançada em Faturamento, as receitas do projeto ficam disponíveis em Project. Além disso, você pode manter os desvios da previsão das receitas por elemento e atividades em relação ao contrato, o que permite monitorar o resultado no módulo Monitoring. É possível inserir receitas em moedas diferentes. Para lançar as receitas, primeiro é preciso registrar os períodos de controle de custos do projeto. O período de controle é usado para registrar as receitas. É possível modificar as receitas do projeto que vêm do módulo Invoicing. Também é possível inserir receitas adicionais. É preciso confirmar as receitas e, em seguida, processar as receitas registradas no histórico do projeto e no Financials. Também é possível visualizar e manter os dados de histórico das receitas. Isso inclui dados de faturas e de lançamentos.
  • Resultado financeiro

    Você pode visualizar os resultados financeiros dos custos, das receitas e dos lucros do projeto. É possível visualizar faturamento excessivo/insuficiente e custos excessivos/insuficientes, bem como receitas. Você também pode rastrear resultados financeiros temporários e saldos de WIP IFRS.
  • Transações de extensão

    É possível rastrear o progresso das extensões do projeto. Há suporte para os seguintes tipos de transações de extensão:

    • Liquidação de flutuação: Use esse tipo de extensão para indicar a influência das flutuações de preço para fins de faturamento. Não é possível definir esse tipo de extensão para projetos de Custo mais percentagem nem para projetos com o Método de faturamento definido como Taxa de unidade. Existem dois tipos de liquidações de flutuação: Liquidações de flutuação de índice e liquidação de flutuação de preço.
    • Valor provisório: Use esse tipo de extensão se você desconhecer uma parte específica dos custos do projeto ao desenvolver o projeto. É possível liquidar as diferenças entre o orçamento de valores provisórios e os custos reais em uma etapa posterior.
    • Quantidades a serem liquidadas: Use esse tipo de extensão para faturar a diferença entre a quantidade orçada e a quantidade real de um intervalo de objetos de custo. Use esse tipo quando não tiver certeza sobre as quantidades que você gastará no projeto.
  • Processamento em curso

    Você pode aprovar todos os custos, compromissos e receitas relacionados a transações para o projeto. É possível lançar transações confirmadas no histórico do projeto e no Financials (por meio das contas selecionadas na Integração do Financials). Também é possível confirmar globalmente custos, transações de receita e resultados temporários. Os custos são transferidos para Invoicing e para o histórico do projeto. Você também pode desfazer as transações confirmadas.
  • Horas de projeto

    Com a opção Publicar transações de horas do projeto, é possível registrar transações de custo detalhadas ou agregadas para Horas do projeto do Controle de funcionários processadas a partir do Controle de funcionários. É possível determinar se deve ser criada uma transação de custo em Projeto para uma linha em Controle de funcionários ou uma transação de custo para cada dia do calendário.
  • O campo Companhia do funcionário nas sessões Transações de custo (tpppc2100m000) e Transações financeiras (tpppc2100m100) é usado para manter os dados de despesas e horas. Esse campo é obrigatório quando um funcionário está vinculado à transação de custo.
  • Custos gerais

    É possível diferenciar os custos gerais internos e externos usando as taxas aplicadas e de faturamento.
  • No caso de contratos baseados em custo, o usuário deve ter permissão para faturar esses custos ao cliente. Você pode usar a Taxa aplicada (interna) e a Taxa de faturamento (externa) para calcular os custos gerais.

  • A taxa aplicada é usada para calcular os custos gerais internos do contrato/projeto. Esses custos gerais foram incluídos no custo no contrato/projeto.
  • A taxa de faturamento é usada para calcular os custos gerais faturáveis externos. Esses custos gerais podem ser faturados ao parceiro de negócios.
  • Previsão de custos gerais

    Na sessão Previsão de custos gerais (tpppc6106m000), a previsão de custos gerais pode ser definida para calcular os custos estimados na conclusão, o percentual de conclusão e o percentual de lucro, o que ajuda a analisar os resultados provisórios de forma eficaz. Ao calcular o valor de Estimativa de conclusão (ETC), são incluídas previsões de custos gerais na sessão Solicitações de pagamento por progresso (tppin0170m000). Custos gerais também são incluídos nestas sessões:
    • Aprovação global (tpppc4200m000)
    • Imprimir previsão de custo por Objeto de custo (tpppc2416m000)
    • Gerar resultados provisionais (tpppc3250m000)
    • Gerar previsão de custo por objeto de custo (tpppc2216m000)
    • Mostrar análise financeira (tppss0701m000)
  • A sessão Entrada de previsão de custo (tpppc2615m000) é usada para manter entradas de previsão de custo para os diversos tipos de custo especificados para o projeto, como materialtarefaequipamentosubcontrataçãocustos diversos e custos gerais.
  • Base para obrigação de desempenho

    Ao calcular resultados provisionais:

    • Se a opção Base para obrigação de desempenho estiver definida como Preço da transação na sessão Linhas de contrato (tpctm1110m000), o preço da transação será usado como base para calcular o resultado provisório. O Preço da transação (quando aplicável) será utilizado para determinar se há um lucro ou uma perda, além de ser utilizado para determinar a receita máxima esperada.
    • Quando um projeto é vinculado a várias Linhas de contrato (CLINs), o Preço da transação é usado como base para calcular o resultado provisional (pelo menos uma das Bases para obrigação de desempenho da CLIN deve ser definida como Preço da transação).
  • SAB 74- Método de reconhecimento de receita

    É possível modificar o método de reconhecimento de receita de um projeto ou contrato. Para relatórios, é possível gerar resultados provisionais para cenários alternativos. Para que seja possível comparar o resultado do cenário alternativo ao resultado principal para relatórios financeiros de acordo com SAB 74 (norma de contabilidade). A configuração Alternativa é opcional e pode ser usada como base para relatórios adicionais.
  • Distribuição de custo de projeto

    No Projeto, as transações financeiras originárias de um documento financeiro (por exemplo, um comprovante de lançamento) são divididas como transações de receita ou de custo. Agora, com base na opção especificada na sessão Tipos de transação (tfgld0511m000) em Finanças, é usada a sessão Visão geral de entrada de custo (tpppc2811m000) ou Entrada de custo (tpppc2605m000) para dividir os custos do projeto.
  • Reconhecimento da receita: Método de alteração

    Agora é possível alterar o método de reconhecimento da receita para um contrato ou projeto com o status Aberto. Por exemplo, novos regulamentos podem resultar em uma alteração no método de reconhecimento da receita.

    O método a ser usado pode ser alterado sem afetar os cálculos de receita até que um resultado provisional seja aprovado e processado. Nesta versão, é permitida uma alteração mesmo após a aprovação, mas em um processo controlado. Para alterar os métodos de resultados provisionais, é preciso selecionar a opção Alterar método de resultados provisionais no menu Ações em Resultados provisionais do contrato (tpctm0180m000) e Resultados provisionais do projeto (tppdm6103m000). Uma mensagem de aviso será exibida se já houver resultados provisionais. Ao gerar resultados provisionais com um novo método de resultado provisional:

    • os resultados temporários já lançados são liquidados e lançados novamente.
    • os resultados temporários não processados são excluídos.
  • Reconhecimento da receita: Cenários

    Para acomodar o relatório, por exemplo, devido ao requisito SAB-74, é possível criar cenários usando uma configuração de reconhecimento de receita Primária e Alternativa. A configuração Principal é usada para processar a receita para Finanças e, portanto, para todos os relatórios financeiros. A configuração Alternativa é opcional e pode ser usada como base para relatórios adicionais. Isso pode ser útil no período de transição para os novos regulamentos contábeis (SAB-74/IFRS-15). É possível que, durante o processamento das divulgações, uma análise feita pelo cliente resulte em lançamentos financeiros adicionais (entradas de lançamento manual). A opção de alternar entre a configuração Principal e Alternativa também está disponível.

  • Reconhecimento da receita: Cálculo do ERF com base na EAC

    O cálculo do Fator de receita realizada (ERF) era sempre baseado no orçamento, nunca na estimativa na conclusão (EAC). No caso do Percentual de conclusão, havia uma opção disponível. O cálculo com base na EAC agora existe também para o cálculo do ERF.

  • Linhas de documento de receita

    Uma nova opção foi adicionada às transações de custo, de receita e financeiras para visualizar as Linhas de documento de receita vinculadas às transações. Essa opção será aplicável somente se o tipo de lançamento da transação for Reconhecimento de custo de venda ou CDVs faturadas (projeto).

  • Configuração de progresso para todos os projetos

    O Infor LN agora permite calcular o Valor agregado (orçamento realizado/custo permitido) para que o projeto Reembolso de custo, material e tempo seja realizado no mesmo método que o projeto Preço fixo.

  • Previsão por tipo de custo

    A previsão por tipo de custo e indicadores para a disponibilidade de previsões também foi adicionada à Entrada de previsão de custo.

  • Atualizações de previsão com base em porcentagem

    As previsões agora podem ser atualizadas com um valor de porcentagem para acelerar o processo de previsão. A Estimativa de conclusão (ETC) pode ser atualizada com a porcentagem especificada nas sessões Gerar previsão de custo por objeto de custo (tpppc2216m000) ou Gerar previsão de custo por atividade/tipo de custo (tpppc2226m000).

  • Vínculo para o relatório de despesas XM em transações de custo

    O relatório de despesas XM pode ser acessado a partir das transações de custo vinculadas ao projeto.