Análise e otimização de recursos

É possível avaliar os resultados de plano do planejamento da ordem e a execução de planejamento mestre por meio da análise de plano. A análise consiste em mensagens de exceção e indicadores de performance.

Um sinal representa um aviso para o planejador de que determinado elemento, uma data ou quantidade se desvia do planejamento desejado, o que facilita o planejamento por exceção, limitando o esforço de planejamento para o planejador.

As mensagens de exceção podem ser definidas pelo planejador. Um planejador é responsável por um grupo de itens de planejamento e isso resulta em mensagens de exceção que são relevantes somente para aquele planejador específico. É possível priorizar as mensagens de exceção definindo um horizonte de tempo em que são geradas e aplicando tolerâncias a cada sinal. Esse processo personaliza as mensagens de cada planejador.

Há suporte para mais de 40 tipos de mensagem de exceção, como sinais de reprogramar entrada, reprogramar saída e cancelar ordens. Os sinais podem aplicar-se a planejamento de ordem, planejamento mestre e a um item de planejamento ou recurso.

As mensagens de exceção criadas para ordens de planejamento no Enterprise Planning são processadas após a avaliação do planejador. Por exemplo: um sinal de reprogramar entrada processado altera as datas planejadas da ordem planejada à qual se aplica a mensagem de exceção. Esse processo reduz o esforço do planejador. Essa funcionalidade aplica-se a ordens planejadas e não somente às ordens reais.

Os indicadores de desempenho convertem uma situação de planejamento em desempenho de entrega, desempenho financeiro, desempenho de uso da capacidade e desempenho de nível de estoque do cenário, de um item de plano ou de um recurso nesse cenário. É possível comparar os cenários por meio de indicadores.