Dados mestres do planejamento empresarial

É possível configurar a estrutura de planejamento em dados mestre. A estrutura é composta por cenários de simulação, itens de planejamento, recursos de capacidade e unidades de planejamento. Além disso, as regras para origens de fornecedor e distribuição podem ser configuradas para os valores de tamanho de lote.

  • Cenários no planejamento empresarial

    Os cenários são utilizados para simular execuções de planejamento em várias situações de negócios. Somente um cenário pode ser o cenário real, que representa o plano real transferido para produção, compra e armazenagem.

    O horizonte de planejamento de cenários pode ser dividido em períodos de planejamento de várias durações. Isso permite a previsão e o planejamento em pequenos períodos no curto prazo e em períodos mais longos no longo prazo. O cenário pode ser definido como de rolagem, o que redivide periodicamente o horizonte de planejamento do cenário em períodos de planejamento, começando pela data atual. Isso oferece uma divisão de período consistente para o planejador à medida que o tempo passa.

    Dados estáticos, como estratégias de fornecimento e de recursos, e dados dinâmicos, como ordens planejadas, podem ser copiados entre cenários. As relações entre um cenário central e cenários locais em um ambiente multicompanhia podem ser definidas; isso permite uma execução do planejamento central que aciona as execuções de planejamento locais. Os dados, como previsão e ordens, podem ser agregados e desagregados entre os cenários locais e central.

  • Dados do item

    As configurações de planejamento de um item são definidas em Dados de planejamento do item, que é um agregado de vários itens de planejamento. Outra configuração importante é a origem padrão, que determina se o item é fornecido pela produção, compra ou distribuição. Ao selecionar a origem padrão de produção/compra, a origem real é determinada pela sessão Dados do item com data de efetividade. É possível definir os horizontes para gerar ordens planejadas e planos para cada item de planejamento. Além disso, é possível definir se um item de planejamento tem ou não um plano mestre de tipos de capacidade de vendas usados para prometer o item aos clientes.

  • Recursos no Planejamento empresarial

    No Enterprise Planning, as instalações de produção são chamadas de recursos. Um recurso no Enterprise Planning corresponde a um centro de trabalho no Manufacturing. Cada centro de trabalho no Manufacturing é definido como recurso no Enterprise Planning. Os recursos são usados para fornecer informações sobre a capacidade disponível, a utilização da capacidade, a capacidade livre resultante e capacidade de vendas.

  • Unidades de planejamento no Planejamento empresarial

    As unidades de planejamento são usadas para gerenciar interdependências que existem no planejamento de produção baseado em restrições. Uma unidade de planejamento agrupa itens de planejamento que devem ser planejados juntos por causa da capacidade das restrições de material. As unidades de planejamento são necessárias somente para controle de carga de trabalho.

  • Origens de fornecimento

    A definição de recurso é o método para determinar a origem de fornecimento para um item de plano a fim de atender à demanda.

    A definição de recurso pode ser determinada em dois níveis:

    • Estratégia de recurso

      Essa estratégia determina se o item é produzido, comprado ou distribuído. Definir uma estratégia de recurso não é uma necessidade. Se a estratégia de recurso não for definida, a origem padrão dos dados de planejamento de item é usada.
    • Estratégia de fornecimento

      Esta estratégia determina as regras que especificam quais fornecedores e armazéns devem ser selecionados para compra e distribuição. Para a produção, nenhum segundo nível aplica-se ao objeto de negócio de origem. A estratégia de fornecimento é opcional. Se não houver uma estratégia de fornecimento definida, os fornecedores serão selecionados com base nas prioridades da sessão Itens - Compra (tdipu0101m000). Nesse caso, os armazéns serão selecionados com base nas prioridades da sessão Relações de fornecimento (cprpd7130m000).

    É possível definir as relações de fornecimento entre os agrupamentos de planejamento. Um agrupamento de planejamento é um grupo de entidades em uma região geográfica sem a restrição de que as entidades sejam todas do mesmo tipo e pertençam à mesma companhia financeira ou de logística. Essas relações representam os possíveis fornecimentos entre armazéns. O Enterprise Planning sempre converte o planejamento do agrupamento de planejamento no armazém padrão desse agrupamento de planejamento. As relações de fornecimento são selecionadas com base na estratégia de fornecimento. Se nenhuma estratégia de fornecimento for aplicável, ela será baseada nas prioridades das relações de fornecimento.