Gestão de dados de objeto

A Gestão de dados de objeto (ODM) fornece soluções de gestão de data de efetividade em um cenário de desenvolvimento de produto com funcionalidade de gestão de dados integrada. A ODM do LN garante que os dados de produto sejam processados adequadamente e que os mais rigorosos processos de gestão de ciclo de vida de produto sejam aplicados. A ODM oferece recursos totalmente integrados de gestão de documentos, de alterações e de pastas para usuários do LN. O pacote inclui um navegador de objeto e uma funcionalidade avançada de consulta e relatório. É possível anexar documentos a objetos do LN e visualizar os arquivos correspondentes anexados aos documentos.

É possível usar a Gestão de dados de objeto (ODM) para gerenciar dados relacionados ao ERP.

As principais funções e características do Data Management estão descritas nestes tópicos:

  • Gestão de documentos
  • Gestão de alterações
  • Gestão de pastas
  • Consulta
  • Tabelas do sistema (configuração)

O Document Management fornece recursos gerais de gestão de documentos ao LN. O Document Management garante o uso eficiente e seguro de informações consistentes e confiáveis sobre documentos.

O Document Management fornece os seguintes recursos:

  • Acesso controlado ao Documento
  • Armazenamento seguro do conteúdo do documento
  • Suporte ao ciclo de vida do documento
  • Gestão de revisões de documentos
  • Exibição e edição do conteúdo de todos os tipos de arquivos, por exemplo, arquivos de CAD e documentos digitalizados
  • Gestão das relações entre documentos e outros objetos no banco de dados do LN
  • Documentos

    Os documentos contêm arquivos físicos ou cópias físicas. As cópias físicas podem ser anexadas a uma revisão do documento. Um documento é uma entidade lógica se não houver cópias físicas anexadas a ele e for usado para agrupar outros documentos.

  • Revisões de documentos

    A revisão do documento permite rastrear o status do ciclo de vida dele. Revisões de documentos são criadas por padrão quando um documento é criado. A revisão do documento é identificada de forma exclusiva por um ID e tipo de documento.

  • Ciclo de vida do documento

    O ciclo de vida de um documento, do estágio de conceito ao de conclusão. O ciclo de vida de um documento envolve diversas fases, como Em desenvolvimento, Enviado, Aprovado, Liberado, Revogado, Vencido e Rejeitado.

  • Tarefas de configuração de gestão de documentos

    O administrador do LN deve executar as seguintes tarefas relacionadas à configuração da gestão de documentos:

    • Tarefas diversas
    • Tarefas relacionadas ao registro de detalhes de cópia física do documento
    • Tarefas relacionadas à gestão de pastas
  • Tipos de documento

    Atribuído a todos os documentos. A cada tipo de documento é atribuído um modo de revisão aplicável a todos os documentos desse tipo. A máscara de documento e a máscara de revisão do documento podem depender do tipo de documento. Os tipos de documentos determinam se devem ser atribuídas revisões às cópias físicas e aos arquivos anexados às revisões de documentos. Alguns exemplos dos tipos de documentos que uma companhia mantém podem ser regulamentos de segurança, documentos de montagem, diagramas de fiação, instruções de manutenção, documentos de desenho e documentos padrão.

  • Arquivos

    É possível salvar o conteúdo de um documento em um ou mais arquivos eletrônicos. Para registrar qualquer tipo de arquivo eletrônico, é possível vincular o arquivo eletrônico a uma revisão do documento com o status Em desenvolvimento. O tipo de documento da revisão de documento determina se os arquivos são atribuídos com revisões, se houver alguma. Os arquivos devem residir em diretórios registrados no LN pelo administrador do LN.

  • Importação de arquivos para ODM

    A capacidade de importar arquivos para ODM melhora a funcionalidade de gestão de documentos, permitindo que o usuário importe os arquivos de um sistema legado para ODM. É possível vincular todos os arquivos importados a um único documento ODM ou vincular cada um dos arquivos a um documento ODM exclusivo. Além disso, é possível vincular documentos ODM a entidades do LN, como ordens de serviço, ordens de compra, itens de engenharia e assim por diante.

  • Cópias físicas

    Um documento e o conteúdo dele podem ser armazenados como uma cópia física em papel, película de poliéster e assim por diante. As cópias físicas são armazenadas em um local específico, dependendo da facilidade de uso e das necessidades. A definição de uma cópia física inclui a especificação do local e do meio de armazenamento.

O Change Management lida com o conceito fundamental de alteração. Esse módulo controla os processos de alterações de produto. A alteração, especialmente na indústria, é um fator constante e crítico. Efetivamente, no cenário em tempo real, a atualização e personalização frequentes de produtos — devido a melhorias de qualidade, reduções de custos, inovações de fabricação e questões de satisfação do cliente — exigem um método preciso e infalível para gerenciar o processo de implementação das alterações.

  • Solicitação de alteração

    A solicitação de alteração é o passo preliminar em um processo de alteração. É possível iniciar a alteração de várias origens (internas ou externas à organização) na forma de solicitação de alteração. Essas solicitações são processadas eliminando solicitações triviais ou combinando solicitações semelhantes. Um usuário autorizado pode criar uma solicitação de alteração.

  • Alteração

    A alteração refere-se ao cabeçalho de alteração. Todas as solicitações de alteração relacionadas estão vinculadas a uma alteração. Se você criar uma nova alteração, a primeira versão da proposta de alteração será criada automaticamente. Também é possível criar uma alteração sem uma solicitação de alteração.

  • Proposta de alteração

    A proposta de alteração é uma entidade controlada por versão de uma alteração. Uma nova proposta de alteração é criada por padrão quando uma alteração é criada. A proposta pode ser aprovada ou rejeitada. Quando a proposta é aprovada, o status da alteração muda para Aprovado. Se a proposta for rejeitada, o status permanecerá o mesmo (Criado). Se a proposta for rejeitada, será possível criar uma nova proposta com todas as entidades vinculadas.

  • Ordem de alteração

    Uma versão da proposta de alteração tem uma lista de datas de efetivação propostas, que são registradas como ordens de alteração. A ordem de alteração pode existir independentemente de uma proposta de alteração. As ordens de alteração são vinculadas à proposta de alteração. Uma ordem de alteração pode ser selecionada por datas de efetividade. Para controlar as datas efetiva e de vencimento de mais de uma solicitação de alteração, é possível definir uma dependência filho/pai entre duas solicitações de alteração. A dependência hierárquica entre duas ordens de alteração cria uma lista de ordens de alteração (BOCO). Uma BOCO tem dois níveis de hierarquia. É possível vincular as ordens de alteração na BOCO à proposta de alteração.

  • Comitê de alteração

    Um comitê formado por um presidente e revisores que implementa uma alteração usando a gestão de alterações. Somente usuários autorizados podem criar um comitê de alteração. os revisores do comitê de alteração apresentam a proposta de alteração para avaliação. Os revisores apresentam suas recomendações e a decisão final cabe ao presidente do comitê.

É possível usar a Gestão de pastas para manter pastas. As pastas simplificam o gerenciamento de informações sobre produtos. É possível usar pastas para informações de vários tipos relacionadas a grupos (por exemplo, itens de engenharia e desenhos), o que permite a recuperação simples e rápida dessas informações.

  • Criação e manutenção de pastas

    A pasta é uma entidade que pode conter outros objetos do LN definidos na ODM do LN. Pastas são contêineres que guardam objetos do LN para fins de comunicação ou agrupamento. Qualquer entidade do LN pode residir dentro de uma pasta. Uma pasta é um item de dados que pode conter um grupo de objetos relacionados.

  • Objetos contidos em pastas

    Uma pasta é um item de dados que contém um grupo de objetos relacionados. A Gestão de pastas inclui as seguintes atividades:

    • Criar uma pasta: É possível criar pasta e subpastas para vários assuntos.
    • Excluir uma pasta:
    • Vincular os objetos definidos na ODM do LN. Use a função de conteúdo da pasta para colocar o objeto na pasta.
  • Status de pastas

    Ao criar uma nova pasta, ela recebe o status Design/criado e é possível alterar o conteúdo da pasta. Se a pasta estiver no status Em desenvolvimento/Criado, use o perfil de conteúdo para colocar na pasta os objetos definidos na ODM do LN. Após o estágio inicial de design, é preciso bloquear a pasta. O status da pasta muda para Bloqueado e não é possível modificar o conteúdo e as propriedades dela. Para alterar as propriedades ou o conteúdo de uma pasta, ela deve estar desbloqueada e o status dela deve ser alterado para Design/criado.

As Consultas e relatórios geram informações oportunas e essenciais, que fornecem uma vantagem estratégica para a organização. Os relatórios ajudam a apresentar informações em um formato estruturado.

O módulo de Consultas e relatórios fornece os seguintes recursos:

  • Definir e executar consultas para todos os objetos ODM.
  • Definir, implementar, rastrear, armazenar e exibir as condições de consulta de objetos ODM.
  • Armazenar os conjuntos de resultados de consulta e reexecutar as consultas nos dados armazenados
  • Ativar a filtragem dos dados da sessão, com base no conjunto de resultados da consulta, para consultas de base e vinculadas.
  • Ativar a configuração das atribuições de função com base em consultas
  • Acessar relatórios gerados a partir dos módulos Gestão de alteraçõesGestão de documentos e Gestão de pastas
  • Criar, visualizar ou imprimir relatórios com base em objetos
  • Exibir resultados da consulta em vários formatos

O objetivo principal das consultas é fornecer uma estrutura para facilitar o mecanismo de pesquisa de objeto baseado em consulta. A funcionalidade de Relatório permite exibir os resultados de uma consulta na forma de relatório em vários formatos.

O System tables (Setup) fornece recursos administrativos para a ODM do LN. As sessões de configuração ODM permitem que o administrador ERP mantenha as tabelas que contêm os dados da organização e configure o sistema para refletir as necessidades da organização, incluindo a determinação das funções que tipos de usuários podem executar em diferentes tipos de objetos ODM.

Alguns dos objetos de configuração da ODM são específicos para o módulo Document Management e usados em vários módulos no pacote, enquanto outros são objetos de configuração do sistema LN que são incluídos no módulo System tables (Setup) para que este fique completo.

O administrador ERP deve manter os seguintes tipos de dados de configuração:

  • Dados relacionados a tarefas de Gestão de documentos
  • Dados relacionados a tarefas de Gestão de alterações
  • Dados relacionados a tarefas de Gestão de pastas
  • Dados relacionados a consulta e relatórios
  • Dados referentes aos parâmetros de ODM comuns e a integrações de aplicativos externos
  • Autorizações de usuário com base em grupos de ações
  • Máscara de objeto para gerar identificadores de objeto
  • Motivos válidos para realizar ações

O administrador ERP também é responsável por importar e exportar dados do sistema quando necessário.

  • Navegador de objeto

    Use o navegador de objeto para definir e categorizar relações entre objetos na ODM do LN. O Navegador de objeto oferece uma visão hierárquica de vários objetos de nível e as relações entre os objetos.

  • Vínculos de objeto

    Para indicar as relações entre os objetos, é possível criar links entre eles. É possível configurar links entre objetos do mesmo tipo ou de tipos diferentes. A configuração do sistema da ODM do LN determina o tipo de objeto que pode ser vinculado.

  • Máscaras de objeto

    As máscaras de objeto permitem gerar automaticamente identificadores de objeto exclusivos e com formato constante. O administrador do LN define as configurações de máscara de objeto para gerar identificadores no formato utilizado pela organização.

  • Definição de máscaras de objeto

    É possível definir códigos de máscara a cada objeto definido no ODM. Um ou mais códigos de máscara podem ser definidos para cada objeto. O código máscara são dados do sistema que identificam a configuração de máscara a ser utilizada para o atributo do objeto. Se mais de um código de máscara estiver definido para um objeto, o LN determinará qual configuração de máscara do código de máscara ativo será utilizada em cada situação. A exceção são os objetos doc_rev e folder, que terão dois códigos de máscara. Esses dois códigos de máscara são necessários para gerar as revisões temporária e permanente em caso de revisão de documento e de ID e revisão de pasta.

  • Grupo de tarefas

    A função de grupo de tarefas permite manter o grupo de tarefas e as tarefas vinculadas aos grupos. Cada grupo de tarefas pode ter uma função de usuário exclusiva, os objetos anexados da função de usuário e os atributos resumidos de tarefas, como tarefas totais, tarefas concluídas, custo estimado e custo real total.

  • Lista de revisores

    Os revisores são definidos por um comitê. O comitê pode ser um comitê de alteração ou de gestão de documentos. Um presidente dirige o comitê que está autorizado a adicionar ou excluir os revisores do comitê. Esse comitê pode ser usado em Gestão de alterações ou de documentos ou em ambos os cenários.

  • Definição de hosts

    Um computador que o módulo Gestão do documento acessa é definido como host. São definidos como hosts os computadores cliente dos quais são chamadas as sessões do LN do módulo Gestão de documentos, os computadores com servidores de arquivos e todos os computadores em que o componente de servidor de repositório de documentos esteja instalado.

  • Servidor de repositório de documentos

    O servidor de repositório de documentos é um componente essencial da gestão de pastas no módulo de Gestão de documentos. O servidor de repositório de documentos é responsável pela transferência de todos os arquivos do disco rígido do PC, das unidades montadas e de outras áreas protegidas e para todos esses. Os arquivos são movidos e copiados entre várias áreas.

  • Definição e atribuição de áreas

    Todos os diretórios acessados a partir da gestão do documento devem ser registrados como áreas. Os diretórios incluem os diretórios que são utilizados pelos usuários para editar arquivos e pela gestão de documentos para armazenar arquivos protegidos.

  • Montagem de áreas e atribuição de acesso de usuário

    A área de montagem é a área de trabalho que deve ser carregada/montada no computador cliente do usuário que deve acessar ou salvar os arquivos nessa área de trabalho. A área de trabalho está localizada em um host remoto. Quando é usada uma área montada, os arquivos são registrados e salvos na área de trabalho especificada na definição da área de montagem. O caminho visível no host local pode ser exibido quando é definida uma área de montagem.

  • Modos de revisão

    O mecanismo utilizado para atribuir revisões a um documento depende do modo de revisão atribuído pelo administrador do LN ao tipo de documento.

  • Famílias de objetos

    Uma família de objetos consiste em objetos relacionados e é usada para manter vínculos entre objetos. Use a sessão Famílias de objetos (dmsys1512m000) para definir uma nova família de objetos.