Controle de produção (JSC)

O módulo de controle de produção por encomenda gerencia a criação de ordens de produção, o planejamento de ordens de produção e o procedimento relacionado à execução dessas ordens.

É possível criar e modificar manualmente as ordens de produção no módulo Job Shop Control. Para criar ordens de produção automaticamente, você deve usar o Enterprise Planning.

Tipologias de produção

O Job Shop Control gera a fabricação real dos itens. As ordens de produção podem ser classificadas e controladas de várias maneiras, dependendo do nível de personalização necessário para o item ou para a ordem e o item.

As tipologias de produção possíveis no Job Shop Control são:

  • Totalmente personalizado, derivado de um item padrão

    Nessa situação, um item padrão é totalmente personalizado para atender à necessidade do cliente. Isso inclui BOMs personalizadas, roteiros e estruturas de custo que se baseiam na estrutura de produto do item padrão como modelo. Depois, é possível aplicar engenharia na estrutura personalizada. Por meio de um projeto PCS, a ordem de venda então é transferida para uma ordem de produção por encomenda. Essa situação aplica-se a produção por projeto/por ordem do cliente. Por meio do código de projeto PCS, a ordem de produção por encomenda é rastreada para a ordem SLS.
  • Totalmente personalizado, derivado de um item genérico

    A ordem de venda está disponível para um item genérico padrão, mas não FAS. Esse item é totalmente personalizado. O planejamento, a previsão e a explosão de materiais serão realizados no Enterprise Planning. Essa situação se aplica a ambientes de produção por projeto/por ordem do cliente com volumes relativamente baixos.
  • Derivado de um item genérico, sem projeto

    A tipologia de produção está relacionada à anterior, embora essa situação se aplique a ambientes de produção de grande volume. Para esses, é possível usar um configurador de produto sem o uso de projetos PCS.
  • Produção anônima, item padrão

    Essa tipologia descreve a situação em que a produção é puramente anônima. Os itens são produzidos para o estoque. Os sistemas de ordem podem ser SIC, MRP, MPS ou manual para a execução de fabricação em JSC. A única diferença do JSC em relação à produção personalizada é que nenhum código de projeto está disponível. Portanto, a ordem JSC não é rastreada para uma ordem SLS.
  • Totalmente personalizado, item personalizado.

    A produção personalizada é iniciada a partir de um configurador de produto e não é derivada de um item padrão. Um código de projeto é impresso nos documentos de ordem. A ordem JSC é rastreada para uma ordem SLS. Isso é aplicável em ambientes reais de produção por projeto onde o design do item começa do zero e se baseia nas necessidades do cliente.

Controle de ordens de produção

Uma ordem de produção é constituída da ordem para produzir um item e das condições sob as quais acontece tal fabricação, como o roteiro utilizado, a data de entrega e a quantidade da ordem.

  • Relatório da conclusão

    É possível monitorar o andamento do progresso da produção, por exemplo, as ordens de produção, as quantidades e as operações concluídas, bem como as quantidades processadas em operações específicas.

  • Descarte e rendimento

    Nos processos de fabricação, muitas vezes é preciso planejar a produção de mais produtos do que é realmente necessário, porque uma parte dos produtos pode estar fora das especificações. Alguns dos componentes também podem se quebrar ou ser inadequados para a produção. Esse efeito é modelado por meio de descarte e rendimento.

  • Retirada para quarentena

    Durante o processo de produção, alguns produtos finais talvez não estejam em conformidade com as especificações desejadas. Quando é detectado um defeito no item fabricado durante um passo da operação no processo de produção, há a opção de enviar o produto com defeito para um local de quarentena para ser retrabalhado posteriormente.

  • Planejamento de ordens de produção

    O planejamento de ordem de produção fornece a facilidade de modificar e pré-planejar a ordem de produção. O planejamento é um processo de determinar as datas inicial e final da operação individual e da ordem de produção. Quando a ordem de produção é planejada, o lead time das operações e a ordem de produção são calculados. A carga sobre as máquinas e os centros de trabalho correspondentes também é calculada e exibida.

  • Ordens de compra de subcontratação

    A subcontratação é uma prática comum nas indústrias de manufatura. Parte de um processo de produção é subcontratada por vários motivos:

    • Uma operação especializada pode ser necessária e a companhia talvez não tenha as instalações adequadas para ela.
    • Não está disponível capacidade suficiente.
    • O trabalho é grande e sairia caro se fosse realizado internamente.
  • Execução de operações subcontratadas

    As ordens de produção executadas para o fabricante são indicadas como ordens de produção de “subcontratação”. Para essas ordens, talvez você receba materiais de propriedade do fabricante. Esses itens são armazenados em relação a determinado valor usando a lógica de valoração atual. É possível dar baixa nesses itens para uma ordem de produção de subcontratação. Os custos reais desses itens são zero quando consumidos em uma ordem de produção. O WIP de uma ordem de produção de subcontratação é parcialmente de propriedade do fabricante e isso fica visível para o usuário.

  • Materiais fornecidos pelo cliente

    Um material fornecido pelo cliente é aquele que é fornecido por ele para uso no seu projeto. As quantidades e entregas são acordadas com o cliente.

    Na sessão Itens (tcibd0501m000), o sistema da ordem deve ser Planejado para o material fornecido pelo cliente.

    Opcionalmente, é possível usar materiais fornecidos pelo cliente em combinação com rastreamento de demanda ou de projeto.

  • Baixa de material

    A entrada de baixas como parte do procedimento de ordem para ordens de produção é necessária para baixar os materiais necessários do armazém para a produção por encomenda. A emissão pode ser feita manualmente ou pelo sistema, enquanto a estimativa está sendo acumulada. Quando se aplica backflushing, a baixa do estoque é automática.

  • Backflush

    A baixa automática de materiais do estoque ou a contagem de horas usadas para a fabricação de um item, com base no uso teórico e na quantidade do item relatado como concluído.

  • Estoque do chão de fábrica

    Um estoque de material barato presente no chão de fábrica que pode ser usado na produção sem registrar cada baixa de material individualmente. O estoque do chão de fábrica não passa por backflushing e não faz parte dos custos estimados. Para contabilizar os materiais de estoque de chão de fábrica, uma sobretaxa é adicionada ao custo padrão do item final. Um Kanban aciona o fornecimento de itens de estoque de chão de fábrica para a produção por encomenda. É possível criar uma ordem de armazenamento do tipo Produção JSC na qual você determina de qual armazém e para qual centro de trabalho o material deve ser enviado.

  • Armazéns de chão de fábrica

    Os armazéns de chão de fábrica são um tipo especial de armazém que armazena e controla os materiais necessários para a produção. Um armazém de chão de fábrica é vinculado a um centro de trabalho, por meio do qual os materiais necessários para as operações podem ser extraídos do estoque no armazém de chão de fábrica vinculado a essa operação – por exemplo, uma localização na linha.

  • Custo da ordem de produção

    O custo da ordem de produção trata desses custos para todos os itens de todos os tipos de produção cujas ordens de produção são geridas no módulo Job Shop Control. A funcionalidade de custo para custos de ordem de itens padrão e personalizados é a mesma.

    Isso pode ser calculado:

    • Custos de ordem estimados
    • Custos de ordem reais
    • Resultados de produção
  • Controle de entrada/saída

    É possível usar controle de entrada/saída para avaliar se suas máquinas ou centros de trabalho estão operando eficientemente. É possível comparar a entrada real com a entrada planejada para saber quando não há trabalho suficiente em um centro de trabalho ou máquina, o que resulta em baixa produtividade. É possível comparar saída real com saída planejada para descobrir problemas em um centro de trabalho ou máquina.

  • Grupo de ordens

    Um grupo de ordens do Job Shop Control é um grupo de ordens de produção definido pelo usuário. É possível adicionar ordens de produção individualmente ou especificar critérios para garantir que as ordens com características comuns sejam agrupadas. Depois de um grupo ser formado, é possível usá-lo para executar ações em todas as ordens de produção dentro do grupo ao mesmo tempo, por exemplo, relatar ordens como concluídas, imprimir documentos de ordem ou fechar ordens.

  • Planejamento de blocos de ordem

    Para otimizar a utilização das várias máquinas disponíveis para o processo de produção em uma fábrica e minimizar as trocas devido a outras características dos produtos, está disponível a funcionalidade de classificar ordens de produção com base em classes de configuração (como cor).

  • Divisões de ordem de produção

    Uma divisão de ordem de produção permite dividir as ordens de produção em processamento em várias ordens de produção. É possível selecionar a quantidade de divisão que vai para a nova ordem filho ou dividir itens rejeitados.

    Uma divisão pode ser necessária em situações como as seguintes:

    • A quantidade total da ordem não pode ser concluída a tempo devido a problemas de capacidade
    • O material disponível é insuficiente para concluir a quantidade total da ordem a tempo
    • Parte da quantidade total da ordem é não conforme, adiantada ou atrasada
  • Divisões de custo

    Divisões de custo são definidas para substituir uma distribuição de rastreabilidade de projeto de ordens de fornecimento reais e para mover os custos relacionados para diferentes nós WBS no mesmo projeto.

    Na lista de material (BOM), as divisões de custo podem ser aplicadas a roteiros, operações, centros de trabalho ou tipos de custo. É possível aplicar várias divisões de custo a uma determinada BOM.

  • Visualizador de programação para execuções de programação de produção (JSC)

    O Visualizador de programação exibe a carga de trabalho das máquinas em um grupo de máquinas importante para as execuções de programação de produção (JSC).

  • Console Utilização de grupo de máquinas

    Você pode usar o console Utilização de grupo de máquinas para visualizar a situação do chão de fábrica. Nele, é possível visualizar informações relacionadas a capacidade, atraso de ordens e progresso.