Planejamento de montagem

O módulo Assembly Planning pode ser usado para planejar a montagem de variantes de produto e gerar ordens de montagem no Assembly Control. O Assembly Planning faz isso para linhas de montagem em um ambiente de produção de fluxo de modelo misto, que é caracterizado por altos volumes e muitas variantes de produtos complexos.

Os principais processos no Assembly Planning são:

  1. A variante de produto é gerada
  2. A estrutura de variante de produto é gerada
  3. As necessidades de peças de montagem são calculadas
  4. As ordens de montagem são criadas
  • Entrada de ordem de venda

    As ordens de venda são inseridas no Order Management para produtos vendidos. Uma variante de produto é criada na entrada da ordem de venda. Usando o Product Configuration, a variante de produto pode ser configurada.

  • Engenharia e configuração do produto

    As estruturas de produto podem ser definidas no Assembly Planning, em um sistema externo ou usando o Configurador de produto no Product Configuration. É possível definir itens finais e genéricos, como um carro.

  • Variantes de produto

    Uma configuração exclusiva de um item configurável. A variante é resultado do processo de configuração e inclui informações como opções existentes, componentes e operações.

    Uma variante de produto é criada na entrada da ordem de venda. É possível reutilizar uma variante do produto em uma ordem de venda diferente.

  • Peças aplainadas

    O conteúdo de cada módulo é armazenado em peças aplainadas. Essa é uma BOM de um nível composta de todas as peças de montagem. As peças de montagem aplainadas podem ser definidas no Assembly Planning, a partir do Engineering Data Management, ou importadas de um sistema PDM externo.

  • Cálculo das necessidades de peças de montagem

    O processo de cálculo das necessidades de peças de montagem calcula as necessidades de nível inferior e as envia para o Enterprise Planning. A estrutura de variante de produto e as peças de montagem aplainadas relacionadas são usadas como entrada para o cálculo de necessidades de peças de montagem.

  • Geração de ordens de montagem

    As ordens de montagem são geradas e enviadas ao módulo Assembly Control. Durante o processo de geração, é possível recuperar a demanda de variante de produto, a estrutura de variantes de produto e as operações e peças de montagem aplainadas relacionadas.

  • Atualizar/congelar ordens de montagem

    As ordens de montagem são congeladas dentro de certo horizonte firme e, ao mesmo tempo, o conteúdo delas é atualizado. Também é possível atualizar manualmente as ordens antes de serem congeladas.

  • Efetividade da unidade e data

    A efetividade da unidade é um método para controlar a validade das variações em um item final. É possível usar a efetividade da unidade para fins de rastreamento ou para modelar exceções a partir de um item final padrão, de modo a permitir variações sem ter que definir códigos de itens separados. Em resultado disso, não é preciso manter BOMs separadas para cada combinação de variações. Os itens finais podem ser, por exemplo, aviões ou carros de turismo. Os desvios consistem em variações relativamente pequenas do item final. Por exemplo, instalar assentos vermelhos em vez de azuis ou um tipo especial de radar ou ar condicionado em um tipo de avião que, de outra forma, é padrão.

    É possível usar a efetividade da unidade para pequenas alterações em um pequeno subconjunto do item final que resulta da solicitação do cliente, da engenharia ou da produção.