Controle da ordem de frete

As ordens de frete fornecem informações sobre mercadorias que devem ser transportadas e dados importantes para planejamento e subcontratação de transporte. O principal objetivo do módulo Freight Order Control é manter ordens de frete e acompanhá-las ao longo do ciclo de vida, tanto antes como depois de planejar e executar o transporte ou a subcontratação delas.

O Freight Invoicing pode ser usado para liberar dados de faturamento sobre custos de transporte para Invoicing. Os dados de faturamento são usados pelo Invoicing para criar faturas de custos de transporte para parceiros de negócios internos e externos. Alguns parceiros de negócios são faturados por custos de frete estimados, enquanto outros são faturados por custos de frete reais listados na fatura da transportadora. Às vezes, o faturamento é baseado em outros acordos. Os dados de faturamento ficam prontos para serem liberados para o Invoicing quando os custos de frete são calculados.

  • Criação de ordens de frete

    As ordens de frete originam-se de ordens de armazém, vendas, compras ou distribuição (EP), possivelmente em companhias logísticas diferentes. A geração de ordem de frete pode ocorrer automaticamente ou em lote. Também é possível criar ordens de frete manualmente.

  • Status da ordem de frete

    Depois da criação da ordem de frete, ela passa por vários estágios até que as mercadorias cheguem ao seu destino e sejam pagas. Esses estágios incluem transportes de mercadorias de entrada e saída. O status da ordem de frete mostra o estágio atual da ordem de frete ou da linha de ordem de frete.

  • Processo de faturamento

    No Freight Invoicing, é possível gerar faturas para custos de transporte. Os transportes podem ser de mercadorias compradas de fornecedores ou mercadorias vendidas aos clientes. As organizações normalmente subcontratam o transporte dessas mercadorias de uma transportadora. A maioria das organizações tem acordos com clientes e fornecedores sobre quanto podem cobrar pelo transporte: o valor total que precisam pagar à transportadora, alguma taxa especial ou nenhum encargo.

    Faturas para custos de frete são baseadas em ordens de frete. Para criar faturas, as informações de faturamento dessas ordens de frete devem ser liberadas para o Freight Invoicing. No Freight Invoicing, as faturas são criadas e enviadas aos parceiros de negócios.

  • Métodos de faturamento

    Os seguintes métodos de faturamento são usados para determinar o valor faturado aos parceiros de negócios por encargos de frete:

    • Custos de frete

      O valor faturado ao parceiro de negócios depende do momento em que os custos são calculados: antes, durante ou depois de o transporte ocorrer. Antes: o valor é baseado nas quantidades pedidas e nas taxas da transportadora. As taxas da transportadora são mantidas no módulo Pricing. Quando calculado em algum ponto durante ou após o transporte, o valor cobrado pode ser diferente se as quantidades transportadas, o tempo de transporte ou o modo de transporte tiverem mudado no momento do cálculo dos custos. Essas mudanças ocorrem se, por exemplo, as mercadorias tiverem sido danificadas ou a capacidade de transporte planejada não estava disponível.

    • Custos de frete (Atualização permitida)

      Os custos de frete são baseados nas taxas da transportadora mantidas em Pricing, que são as mesmas que as do método de faturamento Custos de frete.

      Se houver diferenças entre o valor do custo de frete faturado ao parceiro de negócios e os custos de transporte de fato incorridos, esse método de faturamento permite enviar outra fatura ao parceiro de negócios cobrando a diferença.

    • Taxas de cliente

      As taxas de cliente são taxas de frete acordadas com os parceiros de negócios de uma organização. Essas taxas são mantidas nas tabelas de taxas do cliente em Pricing. O valor faturado é uma quantia fixa baseada nas taxas do cliente, não importa os custos reais incorridos.

    • Não aplicável

      Nenhum faturamento.

  • Custos de frete negativos

    É possível especificar custos de frete negativos para cargas, expedições e linhas de expedição. Por exemplo, se um cliente for cobrado a mais por uma expedição, será possível compensá-lo cobrando um valor negativo de custo de frete na expedição seguinte.

  • Faturamento interno e externo

    No Freight Invoicing, as faturas podem ser criadas para parceiros de negócios internos e externos. Parceiros de negócios externos são os clientes ou os fornecedores em cujo nome os custos de transporte são incorridos. Parceiros de negócios internos são departamentos em grandes organizações que podem ser faturados internamente. Os departamentos de expedição organizam o transporte em nome de parceiros de negócios internos, como:

    • departamentos de venda
    • departamentos de compras
    • departamentos de serviço
    • armazéns
  • Cálculo dos custos de frete estimados

    Para cargas e expedições, o Freight calcula os custos de frete estimados deles durante a criação da carga. Para agrupamentos de ordem de frete, o Freight calcula os custos de frete estimados durante o agrupamento de ordens de frete.

    O mecanismo de cálculo do Freight também é usado para calcular os custos de frete estimados para linhas de ordem individuais dos seguintes tipos:

    • Linhas de ordem de venda
    • Linhas de cotação de vendas
    • Linhas de ordem de frete
  • Subcontratação

    A subcontratação é o processo de oferecer ordens de frete a uma transportadora externa para transporte. É possível criar planos de carga para as ordens de frete e oferecer as cargas planejadas a uma transportadora, ou oferecer linhas de ordem de frete agrupadas para as quais a criação de carga não seja realizada. As ordens de frete podem ser agrupadas com base em uma variedade de critérios comuns, como datas de entrega, níveis de serviço, departamentos de expedição, grupos de meios de transporte, janelas de tempo sobrepostas, grupos de planejamento e assim por diante, que são subcontratados de uma transportadora.

  • Visão geral de agrupamento e do status da linha de agrupamento

    Um agrupamento de ordens de frete é um grupo de linhas de ordem de frete com propriedades correspondentes que é subcontratado para uma transportadora. Essas propriedades incluem departamentos de expedição, grupos de planejamento, grupos de meios de transporte e janelas de tempo sobrepostas.

    Cabeçalhos de agrupamento e linhas de agrupamento possuem vários conjuntos de status. O status de cabeçalho do agrupamento indica o progresso do agrupamento durante o processo de subcontratação do agrupamento da ordem de frete. Os status da linha de agrupamento têm o mesmo status que as linhas de ordem de frete correspondentes.

  • Agrupamento por endereço

    Para limitar o número de agrupamentos de ordem de frete gerados para um grupo de linhas de ordem de frete, é possível agrupar linhas de ordem de frete por endereço receptor e expedidor.

  • Alteração de agrupamentos de ordem de frete

    Os agrupamentos de ordem de frete podem ser alterados com frequência por vários motivos. Por exemplo, se uma transportadora não estiver disponível, é preciso especificar outra. Ainda, se o cliente pedir mais mercadorias, é preciso criar linhas de ordem de frete. É possível executar novamente o processo de agrupamento para agrupar novas linhas de ordem de frete. Dependendo das propriedades das novas linhas de ordem de frete, é possível adicionar as propriedades ao agrupamento ou criar um novo.

  • Confirmação de entrega/recebimento para agrupamentos

    Em Freight, é possível definir o status dos lotes de linhas de agrupamento como Expedida ou Concluído. Usando essa opção, você pode indicar o progresso por meio de armazenamento e transporte para linhas de agrupamento que não estejam vinculadas ao Warehousing.