Rastreamento de projeto

Em ambientes de fabricação do projeto, para facilitar a responsabilidade de custos para mercadorias acabadas dentro dos projetos, é possível implementar rastreamento de projeto e indicar os itens a serem rastreados. Se um item rastreado do projeto for especificado em uma ordem de demanda, as informações de rastreamento serão usadas para alocar, rastrear, acompanhar, registrar e fornecer estoque.

Ao longo de todo o fluxo de mercadorias, as informações de rastreamento são adicionadas a itens, estoque e transações ao pedido, recebimento, baixa e consumo das mercadorias. Assim, é possível rastrear os custos nos níveis do projeto, da atividade e do elemento.

As informações sobre distribuição de rastreamento estão disponíveis para as ordens de compra, de armazém e de produção (JSC) rastrearem para qual conta de custo do projeto as mercadorias foram pedidas. As linhas de distribuição de rastreamento incluem o item, a quantidade necessária, a unidade, a configuração e os elementos (de rastreamento) da conta de custo do projeto. Além disso, as linhas de distribuição contêm informações sobre ordem de maior demanda, como cliente, contrato, contratado principal e a data da ordem de maior demanda. O principal objetivo das linhas de distribuição é a distribuição de custos, e não a movimentação física dos itens.

Em situações excepcionais, como recebimentos parciais, baixas excessivas, rejeições e devoluções, as quantidades são alocadas de acordo com o princípio de contabilidade justa, correta e imparcial em que a data de necessidade da demanda é a principal diretriz. Consultas de rastreamento de ordem multinível estão disponíveis para gerenciar dependências na cadeia de fornecimento, e as necessidades de vários projetos podem ser combinadas em uma ordem de compra para aproveitar descontos por volume.

Custos reais e o valor agregado podem ser relatados a qualquer momento com relação ao projeto.

  • Grupos de planejamento

    As regras de transferência de custo e agrupamento são definidas no nível do grupo de planejamento para controlar o planejamento de fornecimento de itens rastreados por projeto dentro de um ou vários grupos de planejamento. Quando ocorrer estoque excessivo em um projeto, o estoque pode ser consumido por outros projetos quando não houver limitação por regras de combinação definidas para o grupo de planejamento ou projeto com o excesso.

    Uma transferência de custo é uma alteração de conta de custo do projeto, e não uma transferência física de itens. As regras de transferência de custo determinam sob quais condições o estoque excessivo em projetos é disponibilizado para transferência para outros projetos, o estoque excessivo de outros projetos pode ser recebido ou o estoque de outros projetos pode ser recebido.

    As necessidades do projeto para itens rastreados do projeto podem ser combinadas entre grupos de planejamento do projeto ou restringidas a um único grupo de planejamento. Também é possível excluir da combinação as contas de custo do projeto.

  • Tomada/concessão de empréstimo e devolução

    Para atender solicitações de material urgentes, as partes podem ser movidas entre os projetos, desde que o projeto de tomada de empréstimo compense e absorva quaisquer custos adicionais que ocorram.

    Embora o estoque se mova fisicamente entre projetos, não há impacto de custos. O projeto de tomada de empréstimo gerencia o reabastecimento da peça, após o qual a peça e seus custos são devolvidos ao projeto de concessão de empréstimo. Quaisquer encargos adicionais são absorvidos pelo projeto de tomada de empréstimo. Se a peça não puder ser devolvida antes do próximo ciclo de faturamento, a tomada/concessão de empréstimo pendente será convertida em transferência permanente por meio do processo de vencimento.

  • Regras de transferência de rastreamento de custo

    A funcionalidade de transferência de rastreamento de custo permite a transferência de custos entre dois rastreamentos diferentes (rastreado para não rastreado e vice-versa). As transferências de rastreamento de custo não movem fisicamente o estoque, somente transferem os custos do estoque. Transferências de rastreamento de custo são realizadas dentro do mesmo armazém. Não é possível transferir as mercadorias entre armazéns.