Conformidade comercial global

GTC para conformidade de exportação

A funcionalidade de Conformidade comercial global pode ser usada para verificar se itens específicos podem ser exportados para um país específico ou "de ou para" um parceiro de negócios específico.

Essa funcionalidade é usada para:

  • Executar verificações internas ou externas ou ambas. As verificações internas são executadas no LN, enquanto as verificações externas são executadas por meio de um aplicativo externo.
  • Criar e realizar a manutenção de licenças de exportação. Essas informações são usadas durante a verificação de conformidade interna.

GTC para conformidade de importação

A funcionalidade de conformidade comercial global é utilizada para cenários de importação. A solução de proposta cobre conformidade comercial global para parceiros de negócios, com base nos documentos de importação, como; ordens de compra, recebimentos de armazém ou avisos antecipados de expedição.

O cenário de importação é considerado quando o país expedidor é diferente do país receptor, especificado na Linha de recebimento em Armazenamento.

Para a verificação externa, os dados de conformidade de importação e exportação serão especificados para cada item. Esses dados poderão ser enviados a um aplicativo externo e usados como entrada para a verificação de conformidade. Se a verificação falhar, a exportação ou a importação de mercadorias será bloqueada. Porém, um usuário autorizado poderá substituir as falhas de verificação de conformidade para documentos e o bloco de exportação ou importação poderá ser substituído.

Melhorias de GTC

  • Para itens identificados como controlados por GTC, foram introduzidos novos parâmetros que incluem verificações de GTC em vendas e compras internas.
  • A licença foi aprimorada para incluir a unidade de efetividade de um item (se aplicável).
  • O domínio de Código de licença foi estendido de 20 para 50 caracteres de modo a atender às necessidades de diferentes países.

Sujeito a conformidade comercial

Para itens sujeitos a conformidade comercial, é possível executar verificações de conformidade. Isso pode ser feito para documentos de negócios externos, exceto documentos de Serviço.

No LN CE, agora as verificações de conformidade comercial podem ser executadas para os seguintes documentos de Serviço durante a entrada:
  • Linhas de material da ordem de serviço de campo
  • Ordens de venda de manutenção (todas as variações)
  • Linhas de material da ordem trabalho
  • Submontagem de ordem de trabalho (saída e entrada)
  • Linhas de entregas de reclamações de clientes
  • Linhas de recebimentos de reclamações de fornecedores

Para esses novos documentos, são executadas as mesmas verificações realizadas para outros documentos. Se um item sujeito a conformidade comercial em um desses documentos falhar na verificação de conformidade, o registro será bloqueado e a caixa de seleção Bloqueado será marcada. Simultaneamente, um registro com o Motivo de bloqueio definido como Conformidade comercial definido como Conformidade comercial é incluído na sessão Motivos de bloqueio (tsmdm1101m000).

Uma nova caixa de seleção Crítico para liberação de atividade foi adicionada à sessão Necessidades de recursos (tsacm2120m000). Essa caixa de seleção identifica se a atividade relacionada poderá ser liberada caso o item falhe na verificação de conformidade. A configuração dessa caixa de seleção é adotada como padrão para Ordens de serviço e Ordens de trabalho. A caixa de seleção poderá ser marcada manualmente se não estiver selecionada na atividade de referência ou se não forem usadas atividades de referência.

As caixas de seleção Sujeito a conformidade comercial e/ou Crítico para liberação da atividade foram adicionadas a estas sessões:
  • Custos de material da ordem de serviço (tssoc2122m000)
  • Ordem de venda de manutenção - Manutenção de peça (tsmsc1110m100)
  • Ordem de venda de manutenção - Empréstimo de peça (tsmcs1110m200)
  • Ordem de venda de manutenção - Entrega de peça (tsmcs1110m300)
  • Ordem de venda de manutenção - Recebimento de peça (tsmcs1110m400)
  • Linhas de material da ordem de trabalho (tswcs4110m000)
  • Submontagem de saída da ordem de trabalho (tswcs4150m000)
  • Submontagem de entrada da ordem de trabalho (tswcs4151m000)
  • Linha de entrega de reclamação de clientes (tscmm1112m000)
  • Linha de recebimento de peça de reclamação de fornecedores (tscmm2113m000)

Garantias bancárias na gestão de comércio

A garantia bancária é um novo conceito no módulo Gestão de comércio de Dados comuns. É semelhante ao conceito de Cartas de crédito, mas menos restrito. Uma garantia bancária pode ser definida como um documento independente por meio do qual o garantidor (um banco ou uma entidade legalmente qualificada) emite, mediante solicitação do cliente (parte instrutora), sua garantia bancária irrevogável para pagar uma soma de dinheiro ao beneficiário (um terceiro), desde que seja apresentado um documento em conformidade.

No LN CE, o conceito de garantia bancária pode ser ativado na sessão Parâmetros financeiros (tcgtc9199m000). A sessão inclui estes parâmetros:
  • Parâmetros para criar garantias bancárias do tipo Beneficiário e Solicitante e tipos comerciais específicos para Exportação, Importação, Saída nacional e Entrada nacional.
  • Um grupo de números e séries para os diferentes tipos comerciais de garantias bancárias.
  • Códigos de motivo para exceder o valor máximo da garantia bancária durante a vinculação.

Para cada tipo de comércio e tipo de garantia bancária (auxiliar ou independente), os tipos de dados mestres de garantia bancária devem ser especificados na sessão Tipos de garantia bancária (tcgtc0115m000). É possível especificar dados mestres adicionais nas sessões Custos (tcgtc0116m000) e Conjuntos de custos (tcgtc0118m000), que identificam quanto uma garantia bancária pode custar ou as taxas para obtê-la. A sessão Ações (tcgtc0117m000) permite rastrear as ações atribuídas aos usuários para a criação e a conclusão da garantia bancária.

As garantias bancárias podem ser criadas nos consoles Garantias bancárias - Beneficiário (tcgtc0660m200) e Garantias bancárias - Solicitantes (tcgtc0660m300). Existem sessões de autorização de usuário disponíveis que especificam limites de aprovação e autorizações para alterar o status.

Estão disponíveis as seguintes sessões de autorização de usuário:
  • Autorizações de usuário para garantia bancária - Beneficiário (tcgtc0104m000)
  • Autorizações de usuário para garantia bancária - Solicitante (tcgtc0104m200)

Dependendo do tipo de comércio, as garantias bancárias podem ser vinculadas a transações logísticas, como ordens de venda, ordens de compra e linhas de entrega de contrato. Uma ou várias garantias bancárias podem ser vinculadas a uma transação logística.

Estas características também são aplicáveis às garantias bancárias:
  • Os status estão disponíveis para a garantia bancária para monitorar o processo de obtenção da garantia e garantir que todos os participantes tenham a versão aprovada.
  • Os valores são consumidos na garantia bancária quando as ordens são vinculadas e os recebimentos ou as expedições são confirmados.
  • Durante a vinculação, as verificações de conformidade são executadas para a garantia bancária para verificar se o valor disponível para vinculação não foi excedido (com base em um indicador na garantia bancária).
  • Os usuários podem especificar se os valores antecipados ou parcelados podem ser excluídos do valor a ser verificado e consumido na garantia bancária.