Planejamento de fornecimento pelo cliente

O cliente recebe componentes do estoque gerenciado e de propriedade do fornecedor. O cliente realiza o planejamento de fornecimento para os componentes. Nesse cenário, o fornecedor gerencia o armazenamento de VMI, que é modelado em um armazém normal no sistema ERP. No sistema ERP do cliente, o armazém VMI é modelado como um armazém administrativo em que os níveis de estoque são mantidos por motivos de planejamento. Em geral, a regra de alteração de propriedade é baseada no tempo ou no consumo. Para obter mais informações, consulte Alteração da propriedade com base no consumo ou Alteração da propriedade baseada em tempo.

  1. O cliente planeja o fornecimento

    O cliente planeja o fornecimento do componente necessário para produção. O planejamento é baseado no estoque atual do cliente, na demanda firme, ou seja, nas ordens de venda ou programações de vendas pendentes e na demanda prevista não confirmada.

    O plano de fornecimento resultante consiste em um intervalo de datas e horários em que quantidades em particular devem ser entregues. O plano de fornecimento inclui uma parte firme e uma planejada, ou seja, não confirmada. No contrato entre o fornecedor e o cliente, a linha divisória entre a demanda firme e a planejada é estabelecida. Geralmente, a demanda com data anterior a um horizonte firme em particular deve ser considerada demanda firme.

    Se o plano de fornecimento incluir demanda firme e planejada, o cliente geralmente usa programações de compra. Se somente incluir demanda firme, o cliente usa ordens de compra.

    O cliente não solicitará reabastecimento enquanto tiver estoque próprio suficiente. Se o estoque próprio cobrir parcialmente a demanda, o cliente aloca o estoque próprio antes do estoque fornecido pelo fornecedor. Outro exemplo é se o cliente tiver dado baixa ou consumido mais componentes que o necessário para produção e levar o excedente de volta ao armazém VMI, ao mesmo tempo continuando a ser o proprietário desses componentes.

    O cliente envia o plano de fornecimento ao fornecedor.

  2. O fornecedor confirma o plano de fornecimento

    O fornecedor verifica se pode atender às necessidades do cliente e se comprometer com as quantidades entregues de acordo com a programação de data/hora do plano de fornecimento.

    Opcionalmente, o fornecedor confirma a si próprio para a demanda firme e a demanda planejada. Para a demanda planejada, o fornecedor confirma a si próprio para dias, em vez de horas. O fornecedor geralmente armazena as quantidades confirmadas e planejadas como uma programação de vendas no sistema ERP.

    O fornecedor notifica o cliente das quantidades para quais podem se confirmar. Se o fornecedor não puder se confirmar para todas as quantidades solicitadas, o cliente pode buscar outros fornecedores adicionais ou itens alternativos.

  3. O cliente envia call-off

    Na programação de compra, o cliente insere um call-off com relação às quantidades confirmadas. Nesse cenário, o reabastecimento do estoque do componente é acionado por programações de compra ou ordens de compra e mensagens EDI/Rosettanet.

  4. O fornecedor reabastece o estoque do cliente

    O fornecedor reabastece o Armazém de VMI conforme necessário.

    Uma vez que o fornecedor gerencia o armazém de VMI, os recebimentos são registrados no sistema ERP. Para notificar o cliente sobre os recebimentos, o fornecedor envia a mensagem de Relatório de estoque RosettaNet-XML ao cliente. Essa mensagem aciona um recebimento automático no armazém administrativo do cliente. Para obter mais informações, consulte Recebimentos automáticos.

    Outros meios de comunicação também são usados, caso em que o cliente insere manualmente o recebimento no armazém administrativo. As quantidades recebidas são inseridas na programação de compra do cliente para cada fornecedor.

    Se a regra de mudança de propriedade for consignada, o cliente se torna o proprietário quando os itens são emitidos para consumo.

As etapas restantes são idênticas às etapas a seguir no cenário de VMI total:

  1. O fornecedor dá baixa no estoque para o cliente.
  2. Faturamento.
  3. Pagamento.