Vinculação de consumos à ordem/programação de reabastecimento

Um registro de consumo deve ser vinculado a uma ordem de subcontratação de reabastecimento ou a uma ordem ou programação de VMI. Se não for possível vincular um consumo a uma ordem/programação de reabastecimento, uma ordem de faturamento de consignação de vendas será gerada para liquidar o faturamento da quantidade consumida.

Ordem de subcontratação

Para vincular uma linha de consumo a uma ordem de compra de subcontratação, o LN primeiro utiliza a referência de subcontratação e então o item consumido para localizar a linha de fornecimento de material relevante que corresponde à ordem de compra de subcontratação. A linha de material com um item que corresponde ao item da linha de consumo de estoque é selecionada.

Para fins de definição de custo, o material usado deve ser registrado na ordem de compra de subcontratação correta. Portanto, o campo Referência de subcontratação na sessão Linhas de consumo de estoque (tdsls4141m000) é obrigatório.

Em geral, o subcontratado não é faturado por material fornecido pelo fabricante e consumido pelo subcontratado para produzir os itens para o fabricante.

Para linhas de consumo vinculadas a uma linha de fornecimento de material com subcontratação da operação, subcontratação de item ou subcontratação de serviço, o campo Quantidade consumida é atualizado na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000) após o recebimento de uma mensagem de consumo do subcontratado. Assim, os níveis de estoque serão atualizados. Para obter mais informações, consulteAjuste do nível de estoque no armazém administrativo.

Ordem ou programação de VMI

Para vincular uma linha de consumo a uma ordem ou programação de estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI), o LN usa a combinação de referência e a referência de expedição para pesquisar uma programação de vendas correspondente. A seguir, a nota de despacho é usada para pesquisar uma expedição de programação de vendas correspondente. Por fim, a referência de ordem/programação do cliente é incluída na pesquisa.

Em um ambiente de VMI, não é obrigatória a referência à ordem ou à programação do cliente. Se uma linha de consumo de estoque incluir uma referência de ordem/programação do cliente, o LN pesquisará uma ordem de venda ou programação de vendas com uma correspondência Ordem cliente ou Referência contrato do cliente. Se um número de referência correspondente não for localizado, o LN pesquisará a primeira linha de programação de vendas com um Número de programação de clientes correspondente. Linhas de consumo são vinculadas a essa programação de vendas específica, embora linhas de programação consecutivas possam ter uma referência de programação do cliente diferente.

Se o pagamento estiver definido como Pagar na utilização, os níveis de estoque serão atualizados e o faturamento será acionado. Para as linhas de ordem/programação vinculadas à linha de consumo, o LN cria linhas de faturamento na sessão Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) ou Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200).

Se o pagamento estiver definido como Pagar no recebimento ou Nenhum pagamento, somente os níveis de estoque serão atualizados. Para obter mais informações, consulteAjuste do nível de estoque no armazém administrativo.

Se nenhuma nota de despacho ou referência de ordem/contrato/programação do cliente estiver disponível e a caixa de seleção Faturamento necessário estiver selecionada:

  1. O LN pesquisará a ordem/programação de vendas mais antiga com o tipo de pagamento Pagar na utilização que ainda não foi totalmente consumido. Se uma linha de ordem/programação de venda correspondente for encontrada, o LN criará uma linha de fatura vinculada à linha de ordem de venda ou à (linha de) programação de venda.
  2. Se nenhuma linha correspondente for encontrada, o LN criará uma ordem de venda de faturamento em consignação com base no campo Tipo de ordem de faturamento por consignação na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

Se a linha de ordem/programação de vendas de Pagar na utilização for usada e a quantidade total consumida exceder a quantidade pedida, o LN criará uma linha de faturamento para a parte que "encaixe". Para o restante, o LN pesquisará outras linhas de ordem/programação de venda de Pagar na utilização para criar linhas de faturamento. Para as quantidades consumidas para as quais nenhuma linha de ordem/programação de venda foi encontrada, o LN cria uma ordem de venda de faturamento de consignação.

Para cada linha de fatura criada, o LN atualiza os níveis de estoque com as quantidades faturadas. Para obter mais informações, consulteAjuste do nível de estoque no armazém administrativo.

Nota

O LN pesquisa linhas de ordem/programação de vendas de Pagar na utilização somente se a caixa de seleção Propriedade externa estiver selecionada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

Ordens de faturamento de consignação de vendas com Consumo de origem

Se um consumo não puder ser vinculado a uma ordem de reabastecimento, uma ordem de faturamento de consignação de vendas será gerada para liquidar o faturamento da quantidade consumida. Para essas ordens, sua origem é Consumo e seu tipo de ordem é recuperado do campo Tipo de ordem de faturamento por consignação na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

A atualização dos níveis de estoque para essas ordens é gerida pela Warehousing, uma vez que as atividades de armazém fazem parte do procedimento de ordem de uma ordem de faturamento de consignação de vendas.

Depois de uma ordem de faturamento de consignação ser liberada para a Warehousing, os ajustes de nível de estoque serão geridos pelo processo de saída. Você deve definir as atividades do tipo de ordem de armazenamento que estão vinculadas ao tipo de ordem de faturamento de consignação como automáticas. Para obter mais informações, consulte Para definir procedimentos de armazenamento.

Nota
  • O preço para ordens de faturamento de consignação de vendas é baseado na data de consumo.
  • Não é possível cancelar nem excluir ordens de vendas para as quais a origem seja Consumo, nem cancelar, excluir ou adicionar linhas correspondentes ou alterar o item e a quantidade.