Itens serializados em Armazenamento

Em Warehousing, é possível usar números de série para rastrear itens serializados por meio de recebimentos, transferências, armazenamento ou baixas, sendo essa última obrigatória. Também é possível rastrear itens serializados de volta à origem. A origem de um item serializado é, por exemplo, a ordem de compra ou a ordem de produção que levou ao recebimento do item serializado, ou a ordem de venda ou ordem de trabalho que levou à baixa do item serializado.

A necessidade de rastrear itens por meio de números de série surge do custo dos itens. Quanto mais caro é o item, maior deve ser o seu monitoramento durante o ciclo de vida.

Em geral, itens caros são produzidos e processados em quantidades relativamente baixas, enquanto o fluxo de mercadorias de itens de menor custo envolve maiores quantidades. No LN, esse conceito é modelado nos cenários de alto e baixo volumes que oferecem várias opções para registrar e rastrear itens serializados.

Cenário de baixo volume

Esse cenário é usado para itens de alto custo produzidos e manipulados em quantidades relativamente pequenas que exigem rastreamento intenso em todo o fluxo de armazém.

Durante o recebimento no armazém, para cada item serializado, uma linha de recebimento individual é criada e, seja manual ou automaticamente, um número de série é alocado. O cenário de baixo volume é alocado para o item se a caixa de seleção Núm. de série no estoque na sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000) for selecionada. Consulte Para registrar números de série no cenário de baixo volume

Ao recebimento, cada combinação de item/número de série é armazenada individualmente no estoque e, como consequência, transações financeiras são iniciadas para cada item serializado individual. Para cada transação de estoque, como recebimento, transferência ou baixa, os registros de estoque dos itens serializados são atualizados.

Quando recebe baixa do armazém, para cada item serializado, o LN cria uma linha de aconselhamento de saída individual e, se aplicável, uma linha de expedição, e aloca um número de série.

Como resultado do recebimento de um item serializado e do registro do número de série, é possível rastrear os itens serializados nas sessões envolvidas em transações de armazém e no armazenamento, como:

  • 360 de item, lote e nº série (whltc3600m100)
  • Linhas de recebim. (whinh3112s000)
  • Aconselhamento de saída (whinh4525m000)
  • Item - Números de série e armazéns (whltc5100m000)
  • Linhas de expedição (whinh4131m000)
  • Lista de separação (whinh4525m100)

Status do item serializado

Para gestão mais fácil dos itens serializados de baixo volume, são adicionados status de números de série. O status do item de número de série é exibido em várias sessões, como:

  • Item - Números de série e armazéns (whltc5100m000)
  • Linhas de ordem de saída (whinh2120m000)
  • Item - Nº série - Recebimentos (whltc5511m000)
  • Ordem - Nº de série (whltc5512m000)
  • Rastr. série - Visão geral (whltc5515m000)
  • Detalhes de ponto de estoque de ordem de contagem cíclica (whinh5106m000)
  • Detalhes de ponto de estoque de ordem de ajuste (whinh5126m000)
Nota

O campo Status de nº série na sessão Linhas de ordem de saída (whinh2120m000) permite aos usuários dar baixa nos itens serializados com um novo status.

Cenário de alto volume

O cenário de alto volume é usado para itens relativamente baratos produzidos e geridos em grandes quantidades que não requerem rastreamento em cada estágio do fluxo de armazém. Você pode especificar os estágios para os quais o registro de números de série é necessário. Isso ajuda a obter uma visão geral da localização de itens serializados nos processos de armazenamento necessários e permite ignorar o escrutínio de números de série quando isso não é necessário.

Nesse cenário, itens serializados não são armazenados individualmente no estoque. Como consequência, não há nenhum registro de estoque que mostre atualizações em transações de estoque. Diferente do cenário de baixo volume, no cenário de alto volume, o LN não cria linhas de recebimento, linhas de aconselhamento de entrada ou de saída, linhas de inspeção e/ou linhas de expedição para itens individuais.

Nos parâmetros de registro de nº de série, para cada item por armazém, é possível especificar se o registro de nº de série é necessário para um ou mais dos seguintes estágios:

  • Recebimentos no armazém

    Por exemplo, para rastrear o recebimento de itens serializados comprados que podem ser usados como componentes para a produção de itens finais, ou o recebimento de itens serializados fabricados que são recebidos no armazém de mercadorias acabadas, os usuários devem registrar números de série nas linhas de recebimento, linhas da BOM ou linhas do ASN dos itens que estão sendo recebidos. Consulte Para registrar números de série no cenário de alto volume.

    Se você tiver recebido itens serializados, as linhas de recebimento são criadas da mesma maneira que seriam para itens não serializados. Para cada linha de recebimento, é preciso registrar números de série para os itens.

  • Inspeções do armazenamento

    Se as inspeções de armazenamento estiverem incluídas no seu fluxo de armazém, os itens serializados inseridos na sessão Det. de ponto estoque da linha receb. (whinh3123m000) também serão exibidos na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000). Além disso, é possível especificar os itens serializados que devem ser rejeitados ou destruídos na sessão Det. de ponto estoque da linha receb. (whinh3123m000).
  • Baixas do armazém

    No LN, baixas de armazém são iniciadas de várias origens. Para baixas originadas de ordens de serviço, ordens de trabalho ou ordens de produção, consulte as descrições sob os títulos de Produção e Serviço e Manutenção dessa lista.
  • Para baixas de armazém de todos os outros tipos, é preciso registrar números de série na sessão Detalhes de ponto de estoque da linha de expedição (whinh4133m000) ou Lotes e números de série de aconselhamento de saída (whinh4126m000) para os itens nos quais você deu baixa.

    Se você usar cross-dock para enviar um componente comprado diretamente a um centro de trabalho, o item não passará pelo procedimento de entrada ou saída do armazém. Para garantir que você ainda possa registrar números de série, defina o campo Criar expedição na sessão Tipos de ordem padrão por origem (whinh0120m000) para Lote/nº série cross-dock para a combinação relevante de armazém e centro de trabalho. Consulte Criar expedição.

  • Contagem cíclica/ajuste de estoque

    Se a contagem cíclica resultar em variações de estoque de itens serializados, na sessão Detalhes de ponto de estoque de ordem de contagem cíclica (whinh5106m000), é possível registrar números de série para ajustar as variações.
  • Produção

    Para itens finais fabricados serializados, é preciso registrar os números de série na sessão Item final serial - Cabeç. as-built (timfc0110m000). Nessa sessão, é possível registrar números de série durante vários momentos do processo de produção. Esses momentos são configurações de parâmetro determinadas na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) em Manufacturing.
  • Para itens de componente, registre os números de série na sessão Lotes e números de série de aconselhamento de saída (whinh4126m000) durante a baixa dos componentes do armazém para a produção (JSC) ou na sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000) antes ou depois da liberação da ordem de produção para o item final. Isso depende das configurações na sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000). Consulte Para configurar itens serializados.
  • Serviço e manutenção

    Depois de liberar uma ordem de serviço, o LN dá baixa nos itens do componente serializados necessários para realizar as atividades de reparo ou de manutenção descritas na ordem de serviço por meio de linhas de ordem de saída da origem do Serviço.

    As configurações na sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000) determinam se você deve registrar os números de série para os itens do componente serializados na sessão Lotes e números de série de aconselhamento de saída (whinh4126m000) ou Custos reais de material de ordem de serviço (tssoc2121m000). Para mais informações, consulte Para configurar itens serializados.

  • Depois de planejar uma ordem de trabalho, o LN dá baixa no item serializado que você deseja reparar ou manter para a oficina de reparo usando linhas de ordem de saída da origem Trabalho de manutenção.

    As configurações na sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000) determinam se você deve registrar números de séries na sessão Lotes e números de série de aconselhamento de saída (whinh4126m000) ou na sessão Ordens de trabalho (tswcs2100m000).

  • Em seguida, depois de liberar uma ordem de trabalho, o LN dá baixa nos itens do componente serializados necessários para realizar as atividades de reparo ou manutenção descritas na ordem de trabalho por meio de linhas de ordem de saída da origem do Trabalho de manutenção.

    As configurações na sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000) determinam se você deve registrar números de séries para componentes na sessão Lotes e números de série de aconselhamento de saída (whinh4126m000) ou na sessão Recursos de material de ordem de trabalho (tswcs4110m000). Consulte Para configurar itens serializados.

Rastrear ordens de origem para itens serializados

O Warehousing também oferece a opção de rastrear as ordens que iniciaram o recebimento, a transferência ou a baixa de itens serializados, como ordens de produção, ordens de compra ou ordens de venda. Esta opção está disponível para os cenários de alto e baixo volumes. Para obter mais informações sobre as opções de rastreamento de série, consulte Rastreamento de número de série.

Aspectos de desempenho

Usar itens serializados e itens controlados por lote resulta em crescimento dos dados, o que pode afetar o desempenho do sistema. Consulte Usar lotes e números de série.