Programações de venda e Faturamento

Depois dos itens pedidos em um linha de programação de venda serem parcialmente ou totalmente entregues, as mercadorias entregues podem ser faturadas. Para enviar a fatura, é preciso liberar a programação de venda para oInvoicing.

Entregas reais, linhas de fatura e correções de fatura

Para poder faturar expedições (parciais), o LN arquiva entregas reais nas sessões Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m000) e Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m100).

É possível usar Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200) para faturar e corrigir quantidades entregues.

Nota

Linhas de entrega reais também podem ser consideradas como linhas de fatura.

Entrega real

Nas sessões Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m000) e Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m100), o LN arquiva todas as entregas que ocorrem para uma linha de programação de venda ou ordem de armazém planejada. Quando uma quantidade solicitada da linha de programação ou ordem de armazém planejada é (parcialmente) entregue, o LN cria uma linha de entrega real com o status Mercadorias entregues para a quantidade entregue. O faturamento de itens entregues ocorre com base nos detalhes da entrega real especificados nessas sessões. Essa configuração permite faturar entregas parciais também.

Uma linha de entrega real passa pelos seguintes status:

  1. Mercadorias entregues
  2. Liberado para faturamento
  3. Faturado
  4. Processado

Correção de fatura

É possível usar a sessão Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200) para corrigir as quantidades entregues. Essas correções ocorrem por motivos financeiros e não logísticos. Se, por exemplo, os itens expedidos forem perdidos durante a expedição e você não desejar faturar o parceiro de negócios por esses itens perdidos, pode reduzir a quantidade entregue. Para isso, selecione uma linha de fatura e, no menu adequado, escolha Inserir correção de fatura. Assim, é possível especificar a Quantidade de correção na sessão de detalhes. O Tipo de expedição é definido como Correção para o registro de correção.

É possível criar correções de fatura para linhas de programação de venda com um status que não Processado.

Um registro de correção de fatura passa pelos seguintes status:

  1. Criado
  2. Liberado para faturamento
  3. Faturado
  4. Processado
Nota

É preciso confirmar um registro de correção de fatura com o status Criado antes de ele poder ser liberado para o Invoicing. Para confirmar o registro de correção de fatura, no menu adequado da sessão Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200), escolha Confirmar correção de fatura.

Se você confirmar um registro de correção, o LN:

  • Cria uma transação financeira do tipo Variação de expedição na sessão Transações de integração (tfgld4582m000).
  • Reduz o saldo em aberto do parceiro de negócios com o valor de correção
  • Atualiza os dados do contrato de venda, se houver um contrato de venda vinculado.
  • Insere um registro no histórico de programação de venda.
  • Não atualiza os CUMs expedidos, uma vez que a correção da expedição é executada somente por motivos financeiros, e não logísticos.

Liberar linhas de fatura e correções de fatura para Invoicing

Para liberar linhas de fatura e correções de fatura para Invoicing, no menu adequado da sessão Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200), escolha Liberar ordens de vendas/programações para faturamento. Como resultado, inicia-se a sessão Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000).

Os seguintes dados na ordem a seguir são liberados para oInvoicing:

  1. Linhas de fatura com o status Mercadorias entregues.
  2. Registros de correção confirmados com o status Criado.
Nota
  • A liberação de linhas de fatura e, então, registros de correção é feita na sequência do número de sequência (sequência de criação).
  • Se você liberar uma ordem de armazém planejada/programação de venda para Invoicing, o status da linha de entrega real, linha de fatura e registro de correção é alterado para Liberado para faturamento.

Se uma programação de venda for liberada para Invoicing, o LN determinará o Valor entregue da seguinte maneira:

  • Linha de fatura

    Quantidade entregue/ Quantidade necessária * Valor líquido
  • Registro de correção

    Quantidade de correção/ Quantidade entregue da linha de fatura * Valor entregue da linha de fatura.
Nota
  • O LN recupera a Quantidade necessária e o Valor líquido da sessão Linhas de programação de venda (tdsls3107m000).
  • Se todos os registros de correção e linhas da fatura para uma linha de programação de venda tiverem o status Liberado para faturamento, o status da linha de programação de venda também se tornará Liberado para faturamento.

Criar e lançar faturas no Invoicing

A criação e o lançamento das faturas para programações de venda ocorrem na sessão Faturas (cisli3105m000) no Invoicing.

Nota

O LN cria uma (linha de) fatura de crédito para registros de correção de fatura.

Quando uma fatura é enviada para a linha de fatura da linha de programação de venda ou registro de correção:

  • As linhas de fatura ou registros de correção recebem o status Faturado e os campos Número da fatura e Data da fatura são preenchidos nas sessões Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m000), Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m100) e Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200).
  • O LN atualiza a quantidade total faturada para a programação de venda nas sessões CUM faturado (tdsls3533m000) e Programações de vendas (tdsls3111m000).
  • O LN atualiza a sessão Linhas de programação de venda (tdsls3107m000) com os dados da fatura.

Se todas as linhas da fatura e registros de correção para uma ordem de armazém planejada/linha de programação de venda tiverem o status Faturado, o status da ordem de armazém planejada/linha de programação de venda também se torna Faturado.